Bem-Estar Corporativo

5 métricas de RH para medir a eficiência do seu departamento

25 de nov. de 2016
Última alteração 17 de out. de 2023

Além de planejar e implementar atividades estratégicas, o departamento de gestão de pessoas tem por objetivo definir métricas de RH para medir a eficiência das suas ações e, com isso, poder otimizar os seus resultados internos e de toda a empresa no mercado.

Isso é cada vez mais importante, especialmente se levarmos em consideração que o atual mercado está cada dia mais seletivo e saturado de concorrentes. Além disso, acompanhar os indicadores-chave de desempenho pode contribuir para melhoria dos processos, garantindo maior competitividade à organização.

Pensando nisso, desenvolvemos um post para você. Hoje, vamos falar de algumas métricas de RH que podem (e devem) ser usadas em sua empresa.

Portanto, se esse assunto parece interessante, continue lendo para saber mais sobre:

  • Taxa de Rotatividade
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Competitividade Salarial
  • Evasão de Clientes
  • Retorno Sobre Investimento

Conheça 5 métricas de RH:

1. Taxa de Rotatividade

A alta rotatividade de funcionários não é nada agradável para empresas, afinal, existe uma série de despesas envolvidas com o processo demissional, tais como: rescisão trabalhista, nova busca por candidatos, perda de tempo com treinamento e integração de um novo trabalhador, etc.

Logo, mensurar o turnover, como também é conhecido, é um importante passo para reduzir despesas e melhorar as políticas e ações do departamento pessoal. 

Tal taxa determina o número de empregados que deixam a organização em um determinado período, sendo indispensável seu acompanhamento.

O cálculo leva em consideração duas coisas principais: número total de funcionários e o número de desligamentos em determinado período. A fórmula é a seguinte:

formula-numero

Taxas elevadas indicam a insatisfação dos empregados, o que é péssimo para o RH.

2. Net Promoter Score (NPS)

Acompanhar a satisfação dos clientes é outra importante métrica para que qualquer empreendimento seja bem-sucedido, independentemente do seu ramo de atividade. Clientes felizes voltam a comprar, indicam os produtos/serviços da empresa para seus amigos e, inclusive, tendem a gastar mais nas próximas compras.

Nesse caso, o NPS é uma ferramenta indispensável, pois identifica o grau de satisfação do público-alvo com a empresa, garantindo informações pertinentes para melhorias na gestão. Tal ferramenta divide os clientes em três principais grupos: os detratores, os neutros e os defensores da marca.

A pesquisa é feita com base em uma única pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa para um amigo?“. Respostas entre 9 e 10 representam clientes altamente satisfeitos e defensores da marca.

Para o RH, essa pesquisa pode revelar se o atendimento oferecido pelos funcionários está ou não sendo adequado. Se não, serão necessários novos investimentos no desenvolvimento das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de cada colaborador.

  1. Competitividade Salarial

Saber o quanto os salários oferecidos em sua empresa são competitivos em relação aos demais praticados pelo mercado de trabalho também é uma das métricas de RH importantes, especialmente se seu objetivo for atrair e reter os melhores profissionais em sua empresa.

Para realizar o cálculo da Competitividade Salarial (em inglês, Salary Competitiveness Ratio – SCR) , divida o salário praticado em sua empresa (fixo + comissão + bônus) pelo salário oferecido por outras empresas para o mesmo cargo:

formula-salario

Uma média de 1:1 é o ideal, números inferiores (0,5; 0,6; etc.) podem representar uma desvantagem na atração e retenção de talentos.

É claro que o salário não é o único componente que deve ser levado em consideração na estratégia de fidelização de colaboradores. Outras coisas, como plano de carreira, programas de recompensas, benefícios corporativos, comunicação interna e clima organizacional também devem ser considerados.

  1. Evasão de Clientes

Além de fazer novos clientes, toda empresa deve saber como retê-los e garantir um relacionamento longo e lucrativo pelos próximos anos. Assim, além de calcular a rotatividade de funcionários (Employee Churn Rate), também é importante calcular a evasão de clientes da empresa (Churn Rate).

Do mesmo modo que na avaliação da satisfação dos clientes (NPS), com a Evasão de Clientes (em inglês, Churn Rate também é possível identificar se os funcionários estão ou não atendendo bem aos fregueses. Aliás, segundo pesquisa, cerca de 68% dos clientes que deixam uma empresa o fazem por conta do mau atendimento.

Em negócios de telecomunicação, o cálculo do Churn Rate é feito com base no número de clientes da empresa e no número de cancelamento de contratos em determinado período. Em outras empresas, esse cálculo pode ser realizado com a ajuda do software de CRM e do gerente de relacionamento com o cliente.

5. Retorno Sobre Investimento

Calcular o ROI (Return On Investment), que é traduzido como “Retorno Sobre Investimento” em português,  é outra importante métrica para o departamento de RH. Tal ferramenta mede a eficiência dos programas que já foram implementados e se eles estão ou não trazendo o retorno financeiro esperado pela empresa.

No RH, o Return On Investment pode ser usado para mediar os lucros obtidos em vários projetos, tais como treinamentos, programas de benefícios e recompensas, programas de comunicação interna e endomarketing.

Para realizar o cálculo, duas coisas são levadas em consideração: o montante de dinheiro investido no projeto e os lucros ou prejuízos apurados em determinado período. Pode parecer simples, mas a implementação do ROI geralmente necessita do auxílio de um especialista.

Essas são as principais métricas de RH para medir a eficiência do seu departamento. Com elas, é possível ter uma visão clara e holística da gestão de equipes em sua empresa. Além disso, também será possível fazer os reajustes necessários para otimizar os resultados.

Fale com um especialista em bem-estar_BR2.png

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.