Metodologia OKR: saiba como construir metas para equipe

3 de out. de 2016
Última alteração 1 de jun. de 2023

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é um ponto em comum entre diversas empresas do Vale do Silício e as grandes Google, Twitter, Oracle e Linkedin. Aplicada no intuito de conectar os objetivos da empresa aos objetivos individuais de cada equipe e colaborador, garante mais produtividade e resultados de alta performance, pois simplifica o processo de construir metas.

Por meio deste artigo, você conhecerá melhor a ferramenta e suas principais vantagens e benefícios, como ela poderá ser aplicada no dia a dia de sua empresa e como converter as metas em resultados mensuráveis, engajando e direcionando as pessoas a trabalharem de forma cada vez mais integrada.

Saiba como!

Entendendo melhor a metodologia OKR

O princípio da metodologia OKR é aprimorar a comunicação dos objetivos da organização, de forma clara e prática, tornando o processo mais pragmático e gerando senso de responsabilidade e autonomia na equipe.

O sistema é simples e promove o engajamento ao tornar as metas mensuráveis e eficientes, normalmente atualizadas a cada trimestre e acordadas entre todos os membros do time.

A melhor maneira de se definir um OKR é deixando claro o que será feito (Objectives) e como será medido (Key Results). Para que os resultados possam ser mensurados e se apliquem à metodologia, eles devem ser fundamentados em crescimento, receita, performance ou engajamento.

O ideal é que sejam objetivos ousados, mas com boas chances de serem alcançados, traçando bons critérios para avaliar esse nível de alcance.

Como aplicar a metodologia OKR no dia a dia dos funcionários?

Há alguns passos que definem o sucesso da aplicação da ferramenta, representados a seguir:

  1. Definição dos Objetivos

Baseados no grande objetivo da organização (como exemplo, podemos imaginar a necessidade de redução de 20% nos custos da produção de uma Multinacional), cada funcionário, junto ao seu gestor, deve definir quais serão seus objetivos individuais para determinado período, normalmente trimestral.

Dessa forma, é possível separar aquilo que é prioridade, direcionando a energia para os projetos que têm mais importância para aquele período.

Uma razão para dedicar atenção a esse passo, é que quanto mais critério na escolha de objetivos direcionados, maior a chance de melhorar a produtividade.

  1. Elaboração de 3 a 5 resultados-chave para cada objetivo

Quais os pontos principais que esse objetivo deve alcançar? Como mensurá-los? É importante definir esses critérios no momento que são traçados os objetivos, garantindo sentido aos OKRs.

Dando continuidade ao exemplo acima, onde o objetivo principal é reduzir em 20% os custos de produção de uma Multinacional, os Key Results poderiam ser:

  • Premiar os funcionários por produtividade em menos tempo de serviço;
  • Entrar em contato com todos os fornecedores para ver possibilidades de descontos;
  • Reduzir 30 minutos da carga horária diária, no sentido de cortar custos com funcionamento das máquinas.

  1. Compartilhamento do plano para toda a organização

Na metodologia, profissionais de todos os níveis da companhia devem fazer parte do processo de definição dos planos, acordando entre si se fazem sentido ou não no alcance do objetivo principal. De forma prática, esse processo é dividido entre 40%, definido pela alta gestão, e 60% pelos demais profissionais envolvidos, em um processo chamado de Top Down e Bottom Up.

Com foco no objetivo global da empresa, todos se envolvem na criação de objetivos individuais que corroborem para o alcance das metas. A participação de todos na resolução é o que gera o senso de responsabilidade e motiva a alcançar sua parte do todo.

Continuar a comunicação por meio de e-mails ou blog interno, por exemplo, é fundamental para que o processo flua bem e todos fiquem sabendo o que está ocorrendo.

  1. Revisão semanal do processo com uma escala para medir os resultados

O acompanhamento do gestor de forma semanal é importante para o sucesso dos OKRs, principalmente na fase inicial.

Influencie no alcance dos resultados indicando tarefas que podem impulsionar o alcance dos indicadores principais, promova reflexões sobre o quanto cada tarefa está sendo útil ao objetivo final e gere motivação sendo participativo e colaborativo com sua equipe para chegar ao resultado final. A escala indicada é classificar de 0 a 100%.

  1. Finalização dos objetivos e definição de novos

Normalmente, são considerados finalizados os objetivos que alcançam de 70% a 80%, partindo então em busca de novos. Ao atingir 100%, conclui-se que não foram arrojados o suficiente e devem ser revistos, em busca de aprimoramento contínuo dessas escolhas.

Além disso, constantemente devem ser definidos novos objetivos, no intuito de renovar e dar continuidade ao processo.

A simplicidade e benefícios dos OKRs

À primeira vista, já podemos perceber como a metodologia OKR é simples e fácil de ser aplicada, gerando uma série de benefícios para a empresa. Motivar o trabalho em equipe e o crescimento conjunto do negócio, onde cada pessoa percebe seu valor, são alguns deles.

Outro benefício da ferramenta é o apoio em momentos onde é preciso lidar com grandes mudanças, simplificando a criação de novos ciclos e a capacidade de adaptação dos envolvidos.

O foco fica sendo os resultados que devem ser alcançados, perdendo-se menos tempo com problemas e obstáculos no caminho. A metodologia auxilia as pessoas a serem orientadas a soluções e alta performance, gerando, assim, mais produtividade e satisfação dos funcionários.

Além disso, a filosofia dos OKRs é motivar a equipe a assumir cada vez mais metas que sejam mais ambiciosas, aumentando a capacidade de realização a cada ciclo. Isso tira as pessoas da zona de conforto e, consequentemente, leva a empresa a melhorar cada vez mais o seu desempenho.

Adaptar a metodologia OKR à realidade do seu negócio é simples e vai garantir que o plano de metas da empresa fique claro para todos.

Em médio prazo, até mesmo a cultura da empresa poderá ganhar com transformações positivas, com um time cada vez mais dinâmico e alinhado. É preciso esforço e atenção constantes, para então colher os frutos para uma empresa cada vez mais competitiva e onde as pessoas se sentem felizes e satisfeitas trabalhando.

Você se interessou pela metodologia OKR? Dúvidas ou opiniões compartilhe deixando nos comentários! 🙂

Acompanhe outros artigos relacionados e esteja sempre informado acessando nossa página no Linkedin.


 


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.