Queremos saber: sua empresa tem colaboradores comprometidos? Como você pode saber disso?

Décadas de pesquisa nos mostram que o comprometimento dos colaboradores é uma medida de saúde da organização. Colaboradores comprometidos são 55% mais produtivos do que colaboradores simplesmente “satisfeitos”. Mas como você pode saber se sua equipe está comprometida? As pesquisas geralmente são a maneira preferida para medir o comprometimento dos colaboradores. No entanto, elas só identificam um sentimento momentâneo.

 

5 comportamentos essenciais de colaboradores comprometidos (e como incentivá-los)

Você sabia que também pode perceber claramente o comprometimento dos colaboradores a partir do comportamento deles? Aqui estão cinco comportamentos essenciais que podem fornecer uma visão mais integral do comprometimento dos colaboradores do que as pesquisas podem oferecer. Esses comportamentos também podem ser observados ao longo do tempo e, melhor ainda, podem ser contagiosos — no bom sentido.

1. Eles têm relações sólidas em toda a organização

Os colaboradores que têm relações sólidas no ambiente de trabalho tendem a gostar mais do trabalho, colaborar melhor e se preocupar menos pelos outros. Você pode identificar esses relacionamentos na forma como os colaboradores interagem com os outros, quão bem eles escutam e com que frequência eles fazem perguntas.

Para incentivar relacionamentos sólidos no local de trabalho:

  • Crie oportunidades para interagir
  • Valorize as contribuições
  • Ofereça e aceite feedback de qualidade

2. Eles se esforçam mais pelos clientes

Se você tem um colaborador que se coloca no lugar dos seus clientes e é educado e respeitoso com eles, ele é comprometido. Você tem um colaborador que sempre pergunta: “Como isso afeta o cliente?” Esse é um colaborador comprometido.

O que você pode fazer para incentivar esse comportamento entre todos os colaboradores?

  • Mostre como o trabalho dos colaboradores (em qualidade e resultados) aumenta a satisfação dos clientes.
  • Compartilhe o feedback positivo dos clientes.
  • Crie um programa de reconhecimento de colaborador do mês.

3. Eles oferecem ideias voluntariamente

Colaboradores altamente comprometidos ajudam a melhorar os processos e procedimentos e até mesmo oferecem perspectivas novas sobre os produtos. Eles se esforçam mais e impulsionam o valor das ideias deles, ao agir de acordo com elas.

Três maneiras de incentivar os colaboradores a darem ideias:

  • Aja com base nas ideias deles para completar o ciclo de feedback.
  • Faça perguntas aos colaboradores e escute o feedback deles.
  • Reconheça as ideias e as ações bem-sucedidas.

4. Eles recomendam sua organização como um bom lugar para trabalhar

Um colaborador comprometido dirá voluntariamente aos outros que trabalha para uma grande empresa e incentivará outros a se juntarem a eles. Eles recomendarão ativamente boas pessoas para os cargos abertos.

Algumas maneiras de incentivar esse comportamento:

5. Colaboradores comprometidos ficam na organização

Colaboradores comprometidos não abandonam o barco facilmente. Eles crescem dentro da empresa, procuram mentores e veem um caminho claro de crescimento.

Veja como você pode incentivar a retenção de colaboradores:

  • Ajude os colaboradores a definirem metas de carreira para daqui 1, 3 e 5 anos.
  • Crie programas de mentoria
  • Ofereça oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.

 

Embora as pesquisas possam mostrar um momento, os comportamentos diários podem dar uma visão clara de quem está comprometido e quem pode precisar de um pouco de ajuda. Observar os cinco comportamentos que explicamos aqui pode te ajudar a medir o comprometimento dos seus colaboradores de uma maneira mais precisa. Ao incentivar esses comportamentos, você estará no caminho certo para fazer com que seus colaboradores se comprometam de verdade.