5 Medidas para o RH Ser Proativo Quanto à Saúde Mental dos Colaboradores Durante o COVID-19

26 de mar. de 2020
Última alteração 1 de jun. de 2023

O COVID-19 deixou funcionários do mundo inteiro perdidos ao tentarem se adaptar a um novo estilo de vida. O distanciamento social junto com a necessidade de aprender a trabalhar remotamente pode se tornar estressante, e ao navegar por essas mudanças o mundo corporativo se vê ansioso a respeito do que vai acontecer daqui pra frente. Pensando nisso, entramos em contato com a Shannon McFarlin, especialista em saúde mental em São Francisco, para debater sobre medidas proativas através das quais profissionais de RH podem ajudar suas empresas a passarem por esse momento.

1 – Incentive seus colaboradores a se manterem ativos (de forma segura). Mesmo academias, estúdios, parques, quadras e piscinas coletivas não estando abertas, é seguro sair para se exercitar contanto que você siga as regras do distanciamento social. Passar um tempo ao ar livre melhora o humor e bem-estar, e isso é particularmente benéfico em períodos marcados por ansiedade, estresse e mudanças drásticas. Explique para seus colaboradores que é seguro sair para caminhar, correr ou andar de bicicleta contanto que se mantenham a dois metros de distância de outras pessoas.

2 – Crie um grupo no Slack ou em outro meio de comunicação através do qual colaboradores possam interagir e o RH possa compartilhar receitas saudáveis, dicas para manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal enquanto se trabalha remotamente, assim como conteúdo sobre como reduzir o estresse. Incentive colaboradores a contarem uns para os outros o que estão fazendo para conseguir se adaptar ao trabalho remoto. Converse com seu time de Marketing ou Comunicação sobre maneiras de promover o grupo criado, e sobre como fazer com que ele seja uma plataforma acolhedora e útil para os colaboradores. 

3 – Combata o sentimento de isolamento com dicas semanais sobre saúde mental. Ajudar seus colaboradores a priorizarem a saúde mental pode ser particularmente difícil à distância. Incentive os colaboradores a fazerem vídeo conferências sempre que for possível para que eles continuem se sentindo conectados aos seus colegas de trabalho. Comece a semana enviando uma mensagem proativa de

MondayMotivation com ideias para o cuidado com a saúde mental que as pessoas possam colocar em prática durante a semana, ficando produtivas, engajadas e focadas. Precisa de inspiração? O site InHerSight tem 50 ideias para te ajudar. 

4 – Minimize o burnout no trabalho remoto criando regras oficiais da empresa para home office. Estabeleça um horário de trabalho com breaks, e incentive gestores a serem flexíveis quanto ao tempo para ajudar os demais colaboradores durante o período de adaptação ao trabalho remoto. A história de que trabalhar de casa significa que as pessoas precisam estar trabalhando o tempo inteiro é um mito. Seja claro ao comunicar sobre o horário de trabalho para ajudar seu público a se sentir mais confortável na nova realidade de trabalho e se manter alinhado com a cultura da empresa que você se empenhou tanto para construir. 

5-Ofereça conteúdo sobre redução de estresse e gerenciamento de tempo. Comece buscando material sobre redução de estresse nos informativos que você já tem, e pesquise conteúdo gratuito atualmente disponível através de sites confiáveis como o do CCD e LinkedIn Learning. Seguem alguns links que podem te ajudar:

 


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.