A pesquisa de satisfação de funcionários é uma ferramenta imprescindível para as empresas entenderem o nível de satisfação de seus colaboradores em relação aos equipamento disponíveis, benefícios oferecidos e instalações, entre outras questões.

Os colaboradores são parte essencial de um negócio. E está errado o gestor que pensa que apenas salário pago em dia e benefícios são suficientes para que a equipe trabalhe motivada e dê o seu melhor.

Devido à importância do tema, preparamos este material com as 6 principais dúvidas sobre pesquisa de satisfação de funcionários. Confira!

1. O que é a pesquisa de satisfação de funcionários?

Ela pode ser comparada à pesquisa de clima organizacional. Seu principal objetivo é detectar quais são as expectativas dos colaboradores sobre a empresa, o que acham sobre as políticas internas de feedback e as possibilidades de ascensão na carreira.

Além disso, a pesquisa busca entender também o que os funcionários pensam sobre salários, benefícios, aprimoramento e conhecimento profissional oferecidos pela empresa, o papel das lideranças e dos colegas na condução do seu trabalho, entre outras questões.

2. Quais são as principais vantagens?

As respostas obtidas com a pesquisa de satisfação de funcionários podem ser bastante estratégicas e ditar mudanças dentro da empresa.

Isso porque elas dizem muito sobre como os valores, a missão, a visão e o objetivo do negócio funcionam na prática. Lembre-se de que o ambiente interno de uma empresa reflete no público externo, o que torna a pesquisa de satisfação um item ainda mais fundamental.

3. Quando fazer a pesquisa de satisfação de funcionários?

O ideal é que a pesquisa seja feita uma vez por ano ou sempre que forem sentidos em excesso alguns sintomas, como:

  • faltas: esse é um exemplo bastante comum da insatisfação dos colaboradores, já que sem motivação qualquer desculpa é válida para faltar ao trabalho;
  • atrasos: engloba também as saídas antes do horário. Esse sintoma é semelhante ao anterior, pois os funcionários fazem tudo o que podem para passar o menor tempo possível dentro da empresa;
  • afastamentos e licenças médicas: o estresse no ambiente de trabalho pode afetar a saúde dos colaboradores, que acabam adoecendo com mais frequência.
  • reclamações dos clientes: funcionários desmotivados não têm paciência para atender os clientes;
  • pedidos de demissão: a perda de talentos implica em vários prejuízos para a empresa, que terá que gastar com a reposição, treinamentos e integração dos novos colaboradores;
  • erros: esse é um sintoma que gera muito retrabalho, o que acaba acarretando prejuízo financeiro e perda de tempo;
  • reclamações entre os funcionários: reclamações sobre chefes e entre colegas são um sinal de que o clima no ambiente de trabalho pode estar pesado.

4. Como fazer a pesquisa?

Você pode focar a pesquisa de satisfação de funcionários em quatro grandes temas: gerência, equipe, desenvolvimento profissional e benefícios.

No tema sobre gerência, pense em questões voltadas para descobrir como os colaboradores enxergam os líderes e suas competências para liderar, se oferecem feedback aos colaboradores e se há comunicação suficiente.

Já as perguntas sobre a equipe devem buscar entender como é o convívio entre os colegas e o trabalho integrado para o alcance das metas, por exemplo.

Em desenvolvimento profissional, questione os funcionários sobre suas habilidades, o que desejam desenvolver dentro da empresa, nível de satisfação da posição atual que ocupam, se acreditam que podem alcançar cargos maiores e se sentem valorizados.

Quando abordar os benefícios, foque em perguntas sobre quais programas poderiam ser incluídos para melhorar a saúde, o bem-estar e a produtividade do colaborador no local de trabalho. Aproveite também para questionar sobre salários e a participação nos lucros da empresa.

Não se esqueça de que a pesquisa deve ser aplicada baseada no parâmetro da confidencialidade. Isso estabelecerá uma relação de confiança e garantirá respostas sinceras.

Escolha uma metodologia para aplicar a pesquisa e lembre-se de que as perguntas devem ser objetivas, sem deixar margem para questionamentos ou ambiguidade de respostas.

5. Como aplicar a pesquisa na rotina da empresa?

Faça uma reunião com os colaboradores para informá-los sobre a pesquisa, qual é o objetivo e a importância das respostas. Informe-os ainda de que os resultados servirão como base para mudanças positivas no clima organizacional.

Deixe claro que eles podem responder às perguntas anonimamente e estabeleça uma data-limite para que todos possam responder.

Para maior comodidade, a pesquisa pode ficar disponível online. O importante é enviar lembretes, via e-mail, sobre o prazo para responder e a importância da participação de todos os colaboradores.

6. Como ter bons resultados com a pesquisa de satisfação?

Não é preciso esperar a aplicação da pesquisa e o levantamento das respostas para melhorar o clima organizacional da empresa.

Como já dissemos, funcionários motivados são sinônimo de uma empresa mais competitiva no mercado.

E por que não começar a motivar seus colaboradores agora? Com certeza as ações que você iniciar hoje refletirão positivamente na próxima pesquisa de satisfação. Confira 4 maneiras de motivar seus funcionários:

1. Aproxime a equipe

Crie práticas para que os colaboradores se conheçam mais e entendam quais são as dificuldades de cada área e departamento. Além disso, incentive líderes, gestores e diretores a estarem próximos da equipe.

2. Ofereça feedbacks

Os líderes devem dar feedbacks individuais aos colaboradores e mostrar onde estão os erros e como corrigi-los. Críticas construtivas e elogios também devem fazer parte dos feedbacks para que os colaboradores se sintam valorizados.

3. Estimule o aprendizado

Que tal ajudar com os custos de um curso ou oferecer um bom livro do mercado para cada membro da equipe? O estímulo ao aprendizado mostra ao colaborador que a empresa se importa com seu desenvolvimento profissional, o que garantirá muita motivação.

4. Incentive a participação

Incentive os funcionários a darem ideias para resolver problemas ou melhorar processos, por exemplo.

Mesmo que as ideias não possam ser aplicadas imediatamente, essa é uma maneira de mostrar que a opinião da equipe é importante, o que ajudará a tornar o ambiente mais leve e descontraído.

E, então, conseguimos ajudá-lo a tirar as principais dúvidas sobre pesquisa de satisfação de funcionários? Que tal aproveitar agora para ler outro post nosso e entender mais sobre plano de benefícios e o seu impacto na redução de custos de RH da sua empresa?

(Visited 325 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR)