CONARH 2022: A importância do equilíbrio entre saúde física e mental, com Rebeca Andrade

5 de abr. de 2022
Última alteração 1 de jun. de 2023

O conceito de bem-estar existe há muitos anos, mas só recentemente esse tema começou a ir além da saúde física. Em uma pesquisa realizada pela McKinsey em 2021, percebeu-se que a definição de bem-estar engloba hoje seis pilares: saúde, exercício físico, nutrição, aparência, sono e mindfulness.

Nos últimos dois anos, ouviu-se mais sobre a importância da saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho do que antes. Um estudo recente mostrou que 60% das empresas relataram um aumento no número de colaboradores perguntando sobre recursos de saúde mental e física, e mais da metade dos empregadores dizem que seus colaboradores pedem cada vez mais por essa assistência.

Os benefícios de focar na saúde mental e física são claros. Atletas de alto rendimento, que precisam de preparação física intensa para encarar provas e desafios, também necessitam de acompanhamento psicológico para não somente remediar como também prevenir os impactos de um ambiente estressante de competições.

Rebeca Andrade, primeira medalhista olímpica feminina da ginástica artística brasileira, começou seu acompanhamento psicológico aos 13 anos e segue até hoje – a atleta tem 22 anos. Rebeca enfrentou uma série de lesões nos últimos anos, quase a impossibilitando de competir nas Olimpíadas de Tokyo de 2020, mas a atenção que a ginasta dá a sua saúde mental desde o início de sua carreira a fortaleceu para seguir em frente e conquistar a medalha de ouro. Durante a pandemia de covid-19, Rebeca ficou quatro meses sem treinar, mas nunca deixou de conversar com seu psicólogo. Quando voltou aos ginásios, sabia que sua mente estava forte e que agora precisava trabalhar para fortalecer seu corpo novamente.

Saúde mental e física caminham lado a lado, inclusive no ambiente de trabalho. Em um cenário de constante evolução da força de trabalho atual, empresas precisam encontrar novas maneiras de atender as expectativas e necessidades de seus colaboradores, de forma holística.

 

Entre os dias 18 e 20 de abril de 2022, Gympass estará presente na 48a edição do CONARH, feira voltada para gestão e desenvolvimento humano no mundo corporativo. Durante três dias de feira, a Arena Gympass será palco para grandes conversas sobre o bem-estar dos colaboradores. No dia 19/04, Rebeca Andrade se juntará à Priscila Siqueira, Senior VP e Head do Brasil no Gympass, para uma conversa sobre o equilíbrio da saúde mental e saúde física, para atletas e funcionários.

Entre em contato com o Gympass e conecte seus funcionários à mais completa plataforma de bem-estar.


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.