Não é nenhum segredo que o sono desempenha um papel importante na saúde geral de uma pessoa. Infelizmente, muitas pessoas negligenciam esse aspecto do seu bem-estar. Estudos mostram que, em média, 1 em cada 3 adultos não dorme o suficiente

Esse descuido pode impactar diversas áreas na vida de uma pessoa, incluindo seu trabalho. Por esse motivo, os departamentos de RH devem considerar dar atenção ao descanso adequado ao incentivar o bem-estar dos funcionários. 

 

Quais são os efeitos colaterais negativos de não dormir o suficiente?

As consequências do sono inadequado são diversas — desde resultados imediatamente aparentes até resultados de longo prazo. Em curto prazo, a falta de sono adequado pode diminuir as habilidades cognitivas, aumentar as chances de acidentes devido ao atraso no tempo de reação e na capacidade de compreensão, aumentar as chances de oscilações esporádicas de humor e diminuir a memória.

Em longo prazo, os efeitos colaterais podem ser muito mais graves. Foi comprovado que a falta de sono reduz a expectativa de vida, principalmente porque aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A falta de sono também pode aumentar as chances de um indivíduo ganhar peso ou ficar obeso, bem como prejudicar o sistema imunológico, a fertilidade e as funções cerebrais em geral. 

 

Como o RH pode ajudar a promover hábitos de sono mais saudáveis entre os funcionários?

Embora possa parecer um assunto pessoal, há momentos em que as equipes de RH devem se envolver para garantir que os funcionários tenham um descanso adequado. Afinal, os efeitos colaterais da falta de descanso podem afetar o desempenho e a produção de um funcionário no trabalho. 

Se a sua equipe está procurando maneiras de promover hábitos de sono mais saudáveis para os funcionários, considere primeiro os tipos de restrições que você pode impor para encorajar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de seus colaboradores e suas prioridades de sono. Por exemplo, você poderia implementar horários-limite rigorosos a partir dos quais os funcionários não teriam mais permissão para continuar trabalhando? A imposição dessa regra poderia ajudar os colaboradores a evitar trabalhar até tarde da noite e a se concentrar em dormir mais. 

Em seguida, considere como você pode instruir seus funcionários sobre o assunto. Se os membros da sua equipe entenderem como o sono afeta suas vidas diárias, eles ficarão mais propensos a se concentrarem nessa necessidade. Considere realizar um workshop corporativo que explique como o sono afeta a saúde de uma pessoa e ofereça dicas do que os trabalhadores podem fazer para garantir um descanso adequado. Em seguida, você poderá complementar este workshop com boletins informativos que forneçam informações adicionais sobre o assunto.

Por fim, considere quais recursos seus funcionários podem precisar para lidar com essa questão. Por exemplo, o acesso a programas de sono poderá beneficiá-los de diversas maneiras. Tais programas fornecerão não apenas dicas e ideias que ajudarão a promover hábitos mais saudáveis, como também educação contínua para seus funcionários, para que entendam porque as medidas que estão tomando são benéficas. Você também deve considerar oferecer acesso a recursos de relaxamento, como meditações guiadas, para que dormir seja mais fácil. 

Se você quiser promover melhores hábitos de sono entre seus funcionários, considere fazer uma parceria com o Gympass. Buscamos proporcionar uma solução holística para seus funcionários, por isso, trabalhamos com uma variedade de parceiros para oferecer acesso a uma ampla gama de soluções projetadas para promover um bem-estar completo. Nossas soluções de bem-estar incluem acesso a programas de apoio ao sono com parceiros líderes do setor, como o Calm. Entre em contato conosco por aqui  para conhecer nossas ofertas.