Em um momento no qual as empresas estão lutando com empenho para atrair e reter funcionários talentosos, é importante saber o que esses colaboradores estão procurando. Talvez você ainda não saiba, mas planos de adesão à academia podem ser uma ferramenta poderosa na retenção de talentos.

De acordo com uma pesquisa da CV-Library, um bom número de trabalhadores do Reino Unido está pensando em partir para novos empregos84,4% revelaram planos de buscar um novo emprego e 35,8% não gostam do emprego atual. Outros 35,1% admitiram pensar em pedir as contas muitas vezes ou com frequência.

O que estaria provocando esse sentimento de insatisfação nos colaboradores? A pesquisa mencionou várias possibilidades:

  • A cultura da empresa deixa a desejar;
  • Há má gestão por parte dos líderes;
  • O colaborador não se sente valorizado;
  • Falta de oportunidades de desenvolvimento;
  • Desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

O que poderia ser feito para mudar esse cenário? Temos algumas dicas!

Descobrindo o que os colaboradores desejam

O que seus colaboradores procuram? Uma resposta rápida seria: eles desejam benefícios. Mas que benefícios são esses? Hoje em dia as equipes querem muito mais do que salários: os colaboradores prezam por senso de propósito, desenvolvimento de carreira, valorização por parte dos líderes, entre outros.

Uma pesquisa feita pela Glassdoor, site onde funcionários e ex-funcionários analisam anonimamente as empresas e sua administração, descobriu que quase 4 em cada 5 (79%) dos funcionários prefeririam benefícios novos ou adicionais a um aumento salarial. As mulheres e os empregados mais jovens estavam mais interessados ​​em benefícios adicionais do que em remuneração.

Os benefícios mais populares estavam relacionados ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, cultura da empresa e sentimento de que seu empregador se preocupa com eles. Seguro de saúde, um almoço grátis e a adesão à academia estavam entre os principais benefícios mencionados pelos funcionários.

Dentre as respostas dadas à essa pesquisa, destacamos alguns pontos:

1) Progressão de carreira

Uma das principais prioridades para os funcionários é a chance de se desenvolver dentro de uma empresa. No estudo da Biblioteca-CV, quase 3/4 (73,3%) consideraram o desenvolvimento e a progressão aspectos importantes em um trabalho. Com isso em mente, investir em treinamento para que a equipe não fique estagnada faz todo o sentido.

2) Trabalho flexível

O trabalho flexível é cada vez mais um dos principais benefícios que um candidato talentoso procurará em uma possível empregadora. Cerca de 82% dos funcionários disseram aos pesquisadores que prefeririam um emprego que oferecesse trabalho flexível a um que não oferecesse.

O trabalho flexível ajuda os funcionários a manter um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (90%) e, do ponto de vista dos empregadores, não há motivos para não oferecer padrões de trabalho flexíveis – 67% dos funcionários afirmaram sentir que seus níveis de produtividade aumentaram.

3) Benefícios

Benefícios no local de trabalho são outra prioridade para os candidatos e empregados. A Glassdoor descobriu que em cada pessoas consideram os benefícios e gratificações como um fator importante em uma oferta de emprego.

Embora nem todas as empresas possam oferecer massagens gratuitas, ainda há muitos benefícios que as empresas podem oferecer sem gerar prejuízos para a empresa. Por exemplo, aulas de exercícios gratuitas ou um dia de folga no aniversário, agradam aos colaboradores sem custar nada.

E há também os planos de adesão à academia. Esse tipo de benefício mostra a seus funcionários que você se importa – não apenas com o bem-estar, mas também com a felicidade deles no trabalho.

Por que oferecer o benefício da adesão à academia?

O benefício de adesão à academia tende a se destacar entre os outros. Depois de pagamento, seguro de saúde e férias adicionais, a adesão à academia é frequentemente citada como um dos benefícios opcionais mais popularmente oferecidos.

Os empregadores devem entender a importância e relevância desse e de outros benefícios que visam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador, pois as equipes talentosas costumam se dirigir às empresas que demonstram se preocupar com elas.

Trabalhando em uma empresa que investe em beneficiar sua saúde a longo prazo, os funcionários dificilmente encontrarão motivos para pedir as contas e procurar por oportunidades em seus concorrentes.

O que você ganha ao oferecer a adesão à academia

A combinação entre benefícios atrativos – no caso, a adesão à academia – e oportunidades de desenvolvimento, ajuda a criar o ambiente de trabalho positivo que os talentos procuram – e esse tipo de iniciativa fará com que pensem duas vezes antes de recusar uma oferta de emprego ou procurar em outro lugar.

Além de ajudar a responsabilizar os empregadores pela saúde da equipe, a adesão à academia também afeta positivamente os índices de absenteísmo, reduzindo-os, como resultado do melhor condicionamento físico e mental dos colaboradores.

Se isso não bastasse, também desempenha um papel importante na construção de uma cultura empresarial forte e positiva – afinal, quando os funcionários vão para a academia juntos, eles também estão consolidando seus relacionamentos e desenvolvendo sua capacidade de trabalhar como um time.

Descubra como adicionar o plano de adesão à academia no seu programa de qualidade de vida pode te ajudar a conquistar e reter os melhores talentos. Entre em contato um representante Gympass e saiba mais.

ebook_desvendando_a_retencao_de_talentos

(Visited 156 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: España France Italia United Kingdom