Se você parasse para perguntar aos seus funcionários se eles estão felizes em seu trabalho, como você acha que eles responderiam? Talvez você pense que esse não é um assunto relevante, mas se você deseja reter talentos e gerir seu negócio de forma eficiente, deve se preocupar em ter um ambiente positivo no trabalho.

Um ambiente de alta pressão e competitividade pode até impulsionar os colaboradores a trabalhar mais, mas há  cada vez mais pesquisas alegando que esse tipo de cultura é prejudicial para a produtividade a longo prazo.

Além disso, quando são expostos a uma cultura de trabalho estressante, os colaboradores podem desenvolver diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, lesão por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares e antracose pulmonar, por exemplo.

Porém, se o ambiente de trabalho de seus funcionários não é adequado, os problemas de saúde são apenas uma das questões com as quais você deve se preocupar.

Como a felicidade afeta o desempenho da equipe?

Outro ponto de grande importância ao qual se atentar é: como anda o engajamento da sua equipe?

Quando a equipe está desengajada e aparenta estar infeliz com o que faz, é  provável que isso esteja associado ao ambiente de trabalho em que ela está inserida.

“O funcionário entra com o nível de motivação lá em cima. Um dos erros dos gestores é não cuidar dessa motivação”, explica o professor Vagner Sandoval, especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching Executivo. De fato, a falta de engajamento da equipe pode trazer problemas, como:

  • menor produtividade;
  • aumento do absenteísmo;
  • maior propensão à procurar emprego em outras empresas.

Portanto, é fundamental trabalhar para aumentar a motivação da sua equipe. Mas como fazer isso?

Você pode oferecer benefícios para a equipe, como o trabalho flexível e planos de adesão à academia. Mas além disso, é preciso oferecer um ambiente positivo aos seus colaboradores, para que sua empresa seja um lugar onde eles gostam de trabalhar.

Um ambiente positivo traz uma série de benefícios, tanto para empresas como para colaboradores, como:

  • Maior motivação;
  • Maior retenção de pessoal;
  • Redução do absenteísmo;
  • Aumento da produtividade.

Mas você sabe como promover um ambiente positivo no trabalho?

Listamos abaixo os principais fatores que contribuem para uma força de trabalho feliz e, consequentemente, para a promoção de um ambiente positivo dentro da empresa.

1 . Respeito e apoio

Deve haver um ambiente favorável e de apoio para os trabalhadores, com os empregadores mostrando que seus esforços são valorizados e tratando-os de maneira justa e equitativa. A contrapartida para a empresa é uma equipe mais leal e mais ética nas relações de trabalho.

2 . Transparência

Não permita que se instale um clima de desconfiança entre os funcionários e a gerência, como se os líderes estivessem escondendo algo da equipe.

Assegure-se de que os colaboradores se sintam envolvidos com a empresa, incorporando uma cultura de transparência em torno de seus processos e adotando uma boa comunicação.

 3 . Investimento em saúde

A saúde de sua equipe não se limita à sua aptidão física, mas também ao seu bem-estar emocional. Ter um ambiente de trabalho positivo está intimamente ligado a ambos, por isso é essencial para as empresas colocar a segurança e o bem-estar da equipe no topo da agenda.

Além das obrigações legais das empresas em relação à saúde e à segurança ocupacional, existem outras formas de melhorar a saúde de sua equipe. Você pode, por exemplo, encorajar a prática de esportes em equipe, a adesão à academia e oferecer escolhas alimentares saudáveis.

Trabalhadores mais saudáveis ​​provavelmente serão trabalhadores mais felizes e você pode se beneficiar com a redução:

  • dos acidentes relacionados ao trabalho;
  • de indenizações por doença;
  • dos custos de seguro saúde.

4 . Boa liderança

De acordo com a Investors In People, o custo de uma liderança fraca para as empresas do Reino Unido é de £ 39 bilhões por ano, refletindo no aumento de turnover.

Os melhores líderes empresariais sabem como extrair o melhor de seus colaboradores. Os líderes estão lá para motivar e inspirar seus trabalhadores, levando-os a confiar em seus gestores, sabendo que eles lideram com integridade.

A melhor abordagem para liderar pelo exemplo é mostrar que, em vez de recurar, você está disposto a arregaçar as mangas quando necessário. Além disso, é importante dar um feedback positivo e construtivo em relação ao desempenho da sua força de trabalho.

5 . Avaliações de desempenho

O gerenciamento de desempenho deve ser um processo estruturado e robusto. Não se trata de controlar cada passo da sua equipe, mas de certificar-se de que todo mundo está recebendo apoio para dar o seu melhor em seu trabalho.

6 . Cultura de recompensa

Isso não é necessariamente sobre bônus. Os funcionários precisam se sentir valorizados em seu trabalho e ver que estão contribuindo para um propósito maior.

Você pode recompensar a equipe por meio dos benefícios que oferece, mas as empresas podem ganhar muito mais quando elas deixam os funcionários saberem que são apreciados.

7 . Construção de uma equipe

Um dos fatores cruciais para um ambiente positivo no trabalho é uma equipe que trabalha harmoniosamente, o que, consequentemente, resulta em colaboradores menos estressados.

Confiança e boas relações de trabalho fazem parte de uma força de trabalho feliz. Incentivar a prática de atividade física em grupos, por exemplo, pode ajudar seus colaboradores a se unir e, assim, trabalhar de forma mais eficaz em conjunto.

4 passos para promover um ambiente positivo

Essa mudança na cultura do local de trabalho começa com atitudes simples e práticas que devem ser tomadas pela liderança. Veja abaixo algumas dicas que certamente ajudarão na construção de um ambiente positivo:

Passo 1: Incentive boas relações sociais

Há muitas pesquisas para mostrar que as conexões sociais positivas têm benefícios abrangentes para os colaboradores, como:

  • eles ficam doentes com menos freqüência;
  • ocorrem menos casos de depressão;
  • o desempenho no trabalho melhora.

Passo 2: Tenha empatia

Não há dúvida de que os funcionários respondem mais positivamente a um chefe que mostra empatia. Alguns estudos descobriram que quando os líderes demonstram compaixão em relação aos seus colaboradores, estes são mais propensos a lidar bem com os desafios.

Passo 3: Demonstre bondade

A bondade mostrada por um gerente para com sua equipe ajuda a permear toda a empresa com um clima agradável. Mas, mais importante ainda, quando os líderes se esforçam para ajudar seus os funcionários, a equipe é inspirada a se tornar mais leal e comprometida.

Passo 4: Seja claro e objetivo

Pesquisas mostram que encorajar a equipe a falar sobre seus problemas ou pedir ajuda quando necessário, cria uma cultura de segurança em vez de uma cultura de medo.

Quando os líderes encorajam seus funcionários a conversar sobre seus problemas isso os leva a ter um melhor desempenho. Esse tipo de fortalecimento é vital para a inovação.

Em suma: não há limite para os benefícios a serem obtidos por meio da construção de um ambiente positivo no local de trabalho. Desde atrair funcionários até trazer à tona o melhor dos seus trabalhadores, garantir o bem-estar da equipe tem um impacto maior em seu resultado final do você imagina.

Quer saber mais sobre como promover a felicidade e o bem-estar de seus colaboradores? Confira outras dicas em nosso eBbook:

tendencias_globais_de_saude_e_bem_estar

(Visited 222 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR) España France Italia United Kingdom United States