A pandemia de COVID-19 começou no segundo trimestre de 2020, quando a maioria dos colaboradores de repente se viu obrigada a trabalhar remotamente, o que causou um aumento do estresse, da ansiedade e da depressão. Logo depois, em 2021, tivemos que lidar com os planos de retorno ao local de trabalho. De fato, algumas pessoas se referem a 2021 como a grande espera, pois os esforços de retorno ao local de trabalho foram adiados diversas vezes por causa das novas variantes da COVID-19, fazendo com que o moral dos colaboradores continuasse sofrendo e a ansiedade deles aumentasse de novo. Enquanto isso, muitos colaboradores tiveram que passar pela transição para um local de trabalho híbrido de forma permanente.
O que significa tudo isso para 2022?
Vamos ver surgir uma força de trabalho flexível e híbrida que exigirá que o RH adote novas e melhores maneiras de pensar para garantir o bem-estar dos colaboradores e aumentar a retenção.
As cinco principais tendências de bem-estar para os colaboradores em 2022
Todos nós sabemos que o bem-estar no local de trabalho afeta a saúde da organização. Entre todos os métodos que uma empresa pode usar para criar uma filosofia de saúde, identificamos as cinco principais tendências de bem-estar para os colaboradores em 2022.
1. Apoio ao trabalho e à vida profissional
Em 2022, muito mais empregadores terão colaboradores que trabalham em casa parcialmente ou o tempo todo. Essa mudança para uma força de trabalho mais flexível trará uma série de desafios de bem-estar. Os empregadores mais atenciosos procurarão formas de adaptar seus programas de bem-estar a esse novo modelo.
Aqui estão oito recomendações para que um programa híbrido tenha sucesso.
2. Gerenciamento do estresse
Os conflitos que surgem das mudanças constantes entre voltar ao local de trabalho ou poder trabalhar em casa, adotar um modelo híbrido ou voltar ao trabalho presencial, fez com que os níveis de estresse disparassem e o gerenciamento do estresse se tornasse um benefício cada vez mais importante para o bem-estar dos colaboradores. O estresse diário dos trabalhadores atingiu níveis recordes em 2020, e os estadunidenses aparecem no topo da lista: cerca de 57% deles disseram que se sentem estressados todo dia.
Confira essas oito dicas para reduzir o nível de estresse no trabalho.
3. Atenção plena e meditação
Uma das melhores formas de reduzir o estresse é desenvolver a resiliência, e sabemos que a atenção plena e a meditação fazem exatamente isso. Esses programas moldam a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores ao reduzir a ansiedade, ajudar a desenvolver resiliência contra o estresse, clarear as ideias e reduzir as distrações.
Temos aqui cinco dicas para ajudar seus colaboradores a desenvolver a atenção plena.
4. Atividades e reuniões presenciais e virtuais
Não importa se o trabalho em 2022 é presencial o tempo todo ou parcialmente: as atividades de bem-estar precisam fazer parte da filosofia da sua organização. Uma tendência no bem-estar dos colaboradores que provavelmente aumentará no ano que vem é a oferta de atividades que possam ser feitas no escritório ou remotamente. Por exemplo, um vídeo diário de ioga ou um webcast. Isso pode ajudar a garantir que os colaboradores se mantenham ativos e conectados, onde quer que estejam.
Aqui estão oito maneiras de incorporar o exercício físico à sua agenda de reuniões.
5. Programas de bem-estar financeiro para os colaboradores
Por fim, vamos ver em 2022 um aumento nos programas de bem-estar financeiro para os colaboradores. Uma pesquisa da Capital One CreditWise de 2021 mostrou que 73% dos estadunidenses classificam as finanças como a maior fonte da vida deles. Uma situação financeira ruim pode reduzir a produtividade e fazer com que os colaboradores deixem de ir trabalhar, por isso, o tema é muito importante.
Ao contrário dos benefícios médicos restritos nos quais se concentram os planos de saúde tradicionais, o bem-estar integral no local de trabalho visa a saúde da pessoa em sua totalidade – incluindo seu bem-estar financeiro. Ao aumentar o bem-estar dos seus colaboradores dessa forma mais integral, a saúde da sua organização também melhora. Ao planejar os programas de bem-estar para seus colaboradores para o ano que vem, leve em conta essas cinco tendências e como elas podem se encaixar em seus programas.