As melhores maneiras de controlar e aliviar o estresse

23 de abr. de 2021
Última alteração 1 de jun. de 2023

O estresse é uma emoção que todos experimentam em algum momento de suas vidas. Nos últimos anos, porém, parece que essa experiência humana normal deixou de ser apenas um sentimento e se transformou em um fenômeno. Estudos têm mostrado que o estresse é um problema mundial, com cerca de 33% das pessoas experimentando esse sentimento regularmente. Além disso,mais de 77% das pessoas afirmam que esses sentimentos de estresse acabam afetando sua saúde física

Qual é uma das causas mais comuns por trás dessas emoções complicadas? O trabalho.

Para as equipes de RH, a melhor maneira de combater essas experiências é ensinar os funcionários a tomar providências efetivas contra o estresse desnecessário. Então, se os funcionários se sentirem sobrecarregados, os departamentos de RH devem dar um passo adiante e ensiná-los a reduzir essas emoções negativas. 

Em primeiro lugar, é importante que os indivíduos entendam como o estresse os afeta e quais são os sinais de que eles podem estar sobrecarregados.

 

Quais são os sinais mais comuns de estresse?

O estresse se manifesta em um indivíduo tanto física quanto emocionalmente. Fisicamente, os funcionários podem reclamar de dores de cabeça persistentes, dores de estômago, tensão muscular ou baixa energia. Eles também podem apresentar sintomas parecidos aos que ocorrem durante uma crise de ansiedade, como aumento da frequência cardíaca, dor no peito ou dificuldade para respirar. Do ponto de vista emocional, eles podem ter dificuldade de concentração, irritabilidade, sentimentos de mal-estar ou descontentamento e alterações de humor.

 

Quais são as melhores maneiras de controlar o estresse?

Primeiro, ensine seus funcionários a reconhecer seus gatilhos e sinais de estresse. Para alguns, os sentimentos de tensão e ansiedade aparecem quando se lembram que o prazo de um projeto importante está chegando. Entender que esses períodos podem levar ao aumento dos sintomas fará com que eles tomem medidas preventivas com antecedência, quer isso signifique criar um plano de ação detalhado para gerenciar melhor seu próximo prazo ou contar ao seu gerente o que eles precisam para realizar melhor a tarefa em questão.

Em seguida, ensine aos seus funcionários quais são as melhores maneiras de aliviar o estresse. O exercício físico, por exemplo, é cientificamente reconhecido como uma boa maneira de aliviar a preocupação e o nervosismo. Outras abordagens eficazes incluemmeditação,sono adequadoe hobbies, como arte ou leitura.


Como saber se o estresse é devido a algo mais sério?

Em alguns casos, os sentimentos de sobrecarga emocional de seus funcionários podem ser decorrentes de algo que não seja meramente circunstancial. Às vezes, o estresse é na verdade um sintoma de uma condição mental ou emocional, como transtorno de ansiedade generalizada, depressão, transtorno bipolar ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). 

Para ajudar seus funcionários a compreender as diferenças, peça-lhes que considerem os diferentes cenários em que normalmente se sentem estressados. Eles percebem que essas emoções surgem durante cenários específicos, como períodos de trabalho intenso ou durante projetos específicos? Ou os sentimentos surgem de repente, sem nenhuma causa aparente? 

Em seguida, ensine-os a avaliar como esses sentimentos são afetados pelas atividades de alívio de estresse. Por exemplo, se a meditação fornece apenas um breve alívio e os mesmos sentimentos intensos de ansiedade retornam logo após, pode ser que uma condição química ou hormonal seja a causa.

Nestes casos, é melhor que seus funcionários procurem ajuda psicológica profissional para ter um diagnóstico oficial. Uma vez diagnosticada a condição, é possível tratá-la de diversas maneiras, como medicamentos e psicoterapia. 

Esteja você ajudando seus funcionários a entender melhor seus gatilhos ou a obter assistência profissional para lidar com a sensação de estresse, o Gympass está aqui para ajudar. Fizemos parcerias com empresas mundialmente renomadas com foco no bem-estar físico, emocional e mental para oferecer às empresas os recursos necessários para prosperar. Desde programas de meditação com parceiros como o Calm até aulas de exercícios, temos tudo que você precisa para o sucesso da sua equipe. Confira  aquinossas ofertas.


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.