Bem-Estar Pessoal

“A atividade física me ajudou a…”: conheça 5 histórias de transformação

4 de out. de 2023
Última alteração 4 de out. de 2023

“Por mais dificuldades que você tenha, a atividade física sempre ajuda”, disse o Dr. Drauzio Varella em um dos episódios da nossa nova websérie. Em “A atividade física me ajudou a…“, Dr. Drauzio entrevista 5 colaboradores e dependentes de empresas clientes do Gympass que completam a frase contando como a prática de exercícios físicos ajudou a provocar a transformação em suas vidas.

A atividade física me ajudou a…

… Ter mais autoestima: a história de João Pedro

João Pedro Muniz, analista de comunicação da Youse Seguros, diz que sempre foi uma criança “gordinha”. Após anos de sedentarismo e de ansiedade descontada na comida, o analista chegou aos 24 anos pesando 142 kg. Foi quando João decidiu que faria exercícios físicos e se alimentaria corretamente. Deu início, assim, ao que seria uma grande transformação na sua vida.

Ele conta que, depois de anos de baixa autoestima e sofrendo com situações simples do cotidiano – como passar na catraca do ônibus, sentar em cadeiras de plástico ou comprar uma peça de roupa – encontrou na atividade física o caminho para uma autoimagem saudável:

“O maior ganho que eu tive é no sentido de ver que eu passei uma vida inteira falando que eu não era capaz, que eu não ia conseguir, que eu não poderia. E agora eu olho pra mim e digo: ‘Caraca João, você é capaz’.”

Desde que começou a se exercitar – setembro de 2017 – até hoje, o analista já perdeu 44 kg. A história de João tem inspirado amigos e conhecidos que até então se sentiam desmotivados a praticar atividade física. Assim como ele, cada vez mais as pessoas e empresas entendem a importância de combater a obesidade em prol de uma vida mais saudável.

… Viver de forma mais leve: a história de Herlane

Já Herlane Silva Ferreira, preparadora de embalagens na PifPaf Alimentos, conta que durante uma parte da adolescência jogou futebol com seus amigos no interior de Goiás. Porém, depois de se casar, a atividade física ficou de lado. Começou a sofrer com ganho de peso, estresse, ansiedade e insônia. 

Quando descobriu a parceria entre a empresa onde trabalha e o Gympass, decidiu que era hora de “acordar para a vida”. Começou a fazer musculação e aulas fitness e, depois de pouco tempo, percebeu uma transformação e que já estava completamente diferente:

“Parecia que mentalmente eu estava acabada. Aí surgiu a parceria entre o Gympass e a empresa na qual eu trabalho e pensei: ‘Agora é a hora de eu acordar pra vida’ […] Depois que eu comecei a fazer atividade física, é outra vida.” 

Herlane conta que não se sente mais cansada para ir trabalhar e sim “explodindo de energia”. Seu médico suspendeu os remédios para a ansiedade, o controle da obesidade e a insônia. Agora ela se sente muito mais calma, paciente e saudável.

… Envelhecer com saúde: a história de Sebastião

Sebastião Naves de Souza, banqueiro aposentado, desfruta aos 80 anos do prazer da atividade física – que só descobriu depois de chegar à terceira idade. O aposentado procrastinou a recomendação médica para que praticasse exercícios até que seu filho sugeriu colocá-lo como dependente de seu plano Gympass.

Sebastião aceitou e há dois anos faz alongamento, esteira e musculação ao menos 3 vezes por semana. Frequenta uma academia perto de casa e diz que, desde que começou, se sente muito mais disposto e animado. Os amigos com a mesma idade de Sebastião se inspiram em seu exemplo de transformação:

“Um deles me disse: ‘eu quero chegar onde você está’ e eu digo: ‘Ande bastante, se movimente, se alimente bem e você vai chegar lá’. Eu sinto que estou melhor que os outros homens da minha idade.”

Ele também comenta que, com a possibilidade de acessar academias em todo o Brasil, ele pode continuar seus treinos quando viaja para Cravinhos, a fim de visitar sua filha e seus netos. Sua história de dedicação à saúde na terceira idade já saiu até em uma reportagem.

… Vencer a depressão: a história de Cleusa

A atividade física ajudou Cleusa Francisca de Sousa, auxiliar de açougue em uma das lojas do Grupo Pão de Açúcar, a superar a depressão. Ela conta que após sofrer com problemas pessoais, perdeu a vontade de se arrumar, de sair de casa, de cuidar de si mesma e precisou tomar remédios para o desânimo e a insônia. 

Porém, os medicamentos não ajudaram. Ela foi encaminhada para uma psicóloga que diagnosticou a depressão e recomendou a prática de atividades físicas. Cleusa aceitou a sugestão e afirma que atualmente dorme muito melhor, voltou a se cuidar e vai à academia treinar e socializar:

“Hoje em dia eu tenho uma qualidade de sono bem melhor do que antes. Tomando remédio eu não conseguia dormir, agora com a academia eu consigo. Até parei de ir no médico e tomar os remédios. […] Eu me sinto uma pessoa muito mais feliz do que eu era antes.”

Cleusa também conta que sempre teve muita dificuldade em ganhar peso e que, com a depressão, havia emagrecido ainda mais. A prática de exercícios a ajudou a ganhar massa muscular e sentir-se satisfeita com seu corpo.

… Superar uma paralisia cerebral: a história de Fabio

Fabio Fermino dos Santos, auxiliar administrativo de procurement da Bayer, convive com as dificuldades de mobilidade no lado esquerdo do corpo, decorrente de uma paralisia cerebral sofrida na hora do parto. Mas as condições físicas nunca o impediram de praticar uma de suas maiores paixões: a corrida. 

A corrida faz parte de sua vida desde os 7 anos. Ele parou de correr na adolescência, mas, após complicações de saúde, foi instruído à voltar à prática de exercícios. Assim, passou a integrar o grupo de corrida do clube da Bayer e hoje em dia é maratonista. Além de ajudar a melhorar sua agilidade e mobilidade, o exercício é uma forma de lazer:

“Quando estou correndo eu esqueço de tudo. É a hora em que eu relaxo e isso ajuda muito, tanto mentalmente, quanto fisicamente.”

Fabio já participou de cerca de 40 corridas de rua e a prova mais longa que correu foi de 15 km. Também vai à academia fazer alongamento. Com a corrida, ele vive melhor, respira melhor e se sente mais ativo para tudo.

O que essas histórias têm em comum? Todas mostram que investir em um benefício de atividade física significa investir na transformação da qualidade de vida dos colaboradores.

Fale com um especialista em bem-estar_BR2.png

Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.