Com a competitividade atual e as exigências do mercado, os trabalhadores vêm se empenhando em ser bons profissionais. Contudo, é muito comum um funcionário esquecer de cuidar de si próprio e da sua qualidade de vida nas empresas.

Além disso, o trabalho ininterrupto em si pode trazer muitas consequências, tanto físicas quanto psicológicas. Por exemplo, ficar muito tempo sentado pode ocasionar problemas nas pernas — e se estiver em posição errada, as costas, ombros, pescoço e braços também sofrem! Isso sem falar das Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

Para evitar os problemas decorrentes de situações como essas, gestores de RH, chefes e diretores vêm investindo na melhora da qualidade de vida nas empresas com atividades físicas para os funcionários. Quer saber mais? Continue conosco!

O que é a qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho — também chamada de QVT — é um movimento em prol da satisfação do trabalhador com o seu trabalho e com o ambiente corporativo em si. A proposta é promover uma maior interação do funcionário com seus colegas, com os superiores e sua área de trabalho, além de melhorar a sua capacidade individual. A qualidade de vida no trabalho favorece o colaborador e, em consequência, a empresa.

Que opções uma empresa possui para seus trabalhadores?

Hoje em dia, há diversas opções para as empresas que querem ajudar seus funcionários a terem uma vida melhor e, com isso, aumentar os fatores que alavancam os resultados tanto para as equipes quanto para as companhias. As duas principais são:

Ginástica Laboral (GL)

A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios, baseados em técnicas de alongamento, respiração, controle da postura, compensação dos músculos mais usados e percepção corporal. Trabalhada no próprio local de trabalho, individualmente ou em grupo.

Geralmente, um profissional é contratado para analisar e orientar sobre que tipo ou tipos de exercícios são necessários, aplicando corretamente em um programa diário ou semanal junto aos funcionários.

Benefício de atividade física

Esse é um benefício corporativo que visa garantir uma maior qualidade de vida a partir de atividades físicas. Por meio dele, os seus funcionários têm acesso a exercícios físicos e uma vida mais saudável de maneira fácil e prática, a partir de uma única mensalidade.

Essa é uma solução para que empresas possam melhorar e otimizar seus programas de qualidade de vida e políticas de benefícios, reduzir custos com saúde e aumentar a motivação dos seus funcionários.

► Veja também: Como o benefício de atividade física pode motivar colaboradores?

Quais são os benefícios de gerar qualidade de vida nas empresas?

Os benefícios de apostar nas atividades físicas a fim de garantir uma melhor qualidade de vida nas empresas para os funcionários são enormes!

São tendências de saúde e bem-estar que alcançam tanto o trabalhador quanto a empresa como um todo, e não existem motivos suficientes para não fazer esse investimento no Capital Humano de sua organização. Inclusive, falamos sobre tendências de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho neste e-book.

tendencias_globais_de_saude_e_bem_estar

Entre algumas das diversas vantagens de se atribuir uma atenção especial à qualidade de vida dos funcionários, estão:

1. Melhora da disposição do corpo ao longo do dia

Movimentos repetitivos, ficar na mesma posição o período de trabalho inteiro, excesso de tarefas e postura inadequada são apenas algumas das principais fontes de problemas para a saúde do trabalhador.

A rotina de trabalho deve ser otimizada ao máximo, mas a qualidade e saúde do corpo do trabalhador também devem ter a devida atenção, de modo a não comprometer os resultados.

Com as atividades físicas voltadas para a resolução desses problemas, como a melhora muscular, postural e comportamental, existirá uma ajuda relevante para que não ocorram prejuízos ao bem-estar do funcionário — que poderá produzir mais e melhor. Além disso, fazer exercícios físicos também ajudará o funcionário a superar o sedentarismo.

2. Redução de doenças crônicas

Com a melhora do condicionamento físico, muitas doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e asma poderão ser melhoradas — e algumas, curadas. Os sistemas nervoso, cardiovascular, muscular e respiratório serão trabalhados e logo ficarão mais desenvolvidos, fortes e resistentes.

E isso não é benéfico apenas ao trabalhador. Ao se diminuir problemas com doenças como essas, também será possível reduzir os custos com planos de saúde ou reduzir o número de faltas e licenças, o que pode até prejudicar outros setores, uma vez que é preciso deslocar outro colaborador para cobrir a deficiência de algum departamento.

3. Aumento da autoconfiança

Pessoas felizes consigo mesmas e com a aparência são muitas vezes mais autoconfiantes. Pode não parecer ter muita importância quando o assunto é trabalho, mas a segurança quanto à própria imagem faz uma diferença enorme na qualidade do trabalho e da produtividade.

Quem confia em si mesmo corre atrás de mais oportunidades, capacita-se mais e melhor, conhece suas habilidades e se arrisca mais. Qualidades estas que os melhores profissionais têm em comum.

4. Erradicação do estresse no ambiente de trabalho

Muitos problemas interpessoais e relacionados ao estresse são causados por mal-estar de um funcionário ou por dores ocasionais.

Melhorando a qualidade de vida do colaborador, sua saúde e o estado de seu corpo, além de lidar melhor consigo mesmo, ele conseguirá ser mais tranquilo ao conviver com situações estressantes — um primeiro passo para diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

Isso se espalhará pela empresa como um todo, permitindo um clima de paz e harmonia para a companhia, tanto interna quanto externamente, o que será excelente para os negócios.

5. Ampliação da qualidade do ofício

Melhorar a saúde de seu trabalhador aumentará a produtividade, além da concentração, qualidade na execução das tarefas e da vontade de se aprimorar e qualificar. A fadiga diminuirá, principalmente com o trabalho fluindo melhor e por mais tempo, aumentando o foco e tendo como resultado menos faltas em seu time.

Incentivar que todos os funcionários se exercitem por meio de um benefício de atividade física, além de trazer áreas para descanso e instalações no ambiente de trabalho que garantam a ergonomia — como cadeiras adequadas, por exemplo — são meios de melhorar a qualidade de vida no trabalho e até mesmo de cortar gastos.

Esses foram apenas alguns dos diversos benefícios que podem ser levados à sua companhia, bastando apenas estar mais atento aos seus funcionários e à qualidade de vida na empresa.

O equilíbrio organizacional de uma organização reflete o nível de qualidade de vida e alegria de seus trabalhadores. Ou seja: cuidando do seu funcionário, a empresa crescerá ainda mais.

Se você gostou de saber mais sobre a importância de atividades físicas para aumentar a qualidade de vida nas empresas, siga o Gympass no LinkedIn. Acesse e veja todas as tendências do mercado!

combater_o_sedentarismo_e_as_doencas_cronicas

(Visited 1.703 times, 2 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR)