Case de Sucesso: Syngenta Brasil

13 de jun. de 2022
Última alteração 14 de mar. de 2024

A Syngenta, empresa líder no desenvolvimento de tecnologias para o mercado agrícola, encontrou no Gympass um aliado para cuidar do bem-estar de seus funcionários e familiares no Brasil.

Hoje, o Gympass é visto pelos colaboradores como o segundo principal benefício oferecido pela empresa, atrás somente do plano de saúde, mostrando que benefícios de bem-estar são tão importantes quanto benefícios tradicionais, ajudando a endereçar desafios que a força de trabalho encara diariamente. 

Iniciativa #EuMeCuido

Ter visão ampla do futuro, prezar pelo crescimento dos colaboradores e cuidar de sua saúde são alguns dos valores que levaram a Syngenta a criar no começo de 2020 a iniciativa #EuMeCuido, composta por conteúdos relevantes do mundo de bem-estar, em formato de webinars e e-mails, e também garantindo o acesso dos funcionários ao Gympass. 

Para Reinaldo Meira, responsável pela operação de remuneração e benefícios na Syngenta no Brasil, “O #EuMeCuido é uma grande iniciativa que  temos para oferecer mais bem-estar, apoio psicológico, físico e mental para nossos colaboradores. O Gympass entra como parte fundamental e estratégica dessa iniciativa, levando qualidade de vida aos funcionários, dando acesso às [ferramentas] que podem fazer a vida deles muito melhor, tanto na Syngenta, quanto fora.”

Hoje em dia, 37% dos colaboradores da Syngenta possuem um plano ativo no Gympass, o que representa um aumento de 23 pontos percentuais em um ano. O sucesso se dá por dois motivos principais:

  1. Engajamento da área de Recursos Humanos na comunicação do benefício

Entre julho de 2021 e fevereiro de 2022, o Gympass foi mencionado 10 vezes em newsletters enviadas pelo time de RH aos funcionários, resultando em mais de 650 clicks nas menções. O benefício também foi comunicado aos colaboradores através de posts em uma rede social interna e nas TVs corporativas das 18 unidades da empresa no Brasil, entre escritórios, fábricas, estações experimentais, unidades comerciais e de beneficiamento de sementes.

  1. Possibilidade de extensão dos planos para dependentes

A novidade, lançada em janeiro de 2022, era muito aguardada pelos colaboradores, e a aceitação refletiu a felicidade dos funcionários em poder incluir cônjuges e filhes nos planos Gympass: o número de planos ativos aumentou em 7,5% entre dezembro e janeiro, comparado a uma média de 1% de crescimento nos meses anteriores. Hoje, os dependentes já compõem 26,3% dos planos ativos da Syngenta no Gympass.

Benefícios de um programa de bem-estar

Oferecer um programa de bem-estar corporativo traz benefícios claros para os colaboradores: eles têm um estilo de vida mais saudável, costumam desempenhar melhor suas funções, reduzem o número de faltas e aumentam o seu comprometimento.

Para Reinaldo, ter o Gympass como parte da estratégia de bem-estar da empresa também ajudou na operação de benefícios corporativos: “Começamos a ter um olhar mais estratégico de cuidado e potencializamos isso para identificar reduções em outros [gastos]. Com o Gympass, se eu focar no seu objetivo final de [melhorar a] qualidade de vida, de maneira indireta eu posso reduzir custos com planos de saúde”.

A implementação de uma iniciativa de bem-estar em uma empresa deve ser vista como prioridade para o time de RH, sendo ele responsável por acreditar na força de mudança que tal programa pode ter. Para Reinaldo, “se o RH não tivesse esse olhar cuidadoso com os colaboradores, ou não tivesse abraçado [a iniciativa], certamente não teríamos chegado [aonde chegamos]”. 

Quer implementar um programa de bem-estar na sua empresa mas não sabe como? Aqui vão sete pontos que você deve considerar ao começar esse processo.

*Check in: um usuário do Gympass confirma que está participando de uma atividade, presencial ou online.


Compartilhe


Gympass Newsroom

Na sala de imprensa do Gympass, você encontra as últimas notícias da empresa e do mercado de bem-estar. Fique por dentro das novidades. 

Entre em contato conosco em press@gympass.com