Conheça cases de grandes empresas que adotaram programas de qualidade de vida

8 de ago. de 2016
Última alteração 14 de mar. de 2024

O painel de discussão “Programas de qualidade de vida no contexto atual de conectividade e flexibilidade no trabalho” aconteceu no último dia da 42ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH).  

Mediado por Marco Crespo, Country Manager Brazil do Gympass, o painel contou com a participação de Andrea Barradas, Diretora de Recursos Humanos da MetLife, Fernando Rodrigueiro, Diretor de Recursos Humanos da Unilever, e Jeisianne Ramanzini, Médica do Trabalho do Banco Santander.

Eles falaram sobre a importância de incentivar os colaboradores a terem um estilo de vida mais saudável e discutiram formas de reduzir o sedentarismo nas empresas.

A seguir, veja o que eles compartilharam sobre o desenvolvimento de programas de qualidade de vida e promoção à saúde e para os funcionários.

MetLife

Para Andrea Barradas, ao adotar um programa de qualidade de vida na empresa, é importante escolher bem os parceiros e democratizar o acesso a todos os colaboradores.

Segundo ela, a MetLife possuía um programa de qualidade de vida muito focado em São Paulo, onde fica a matriz da empresa, e com baixa adesão. Após fazer uma parceria com o Gympass, em Outubro de 2015, a companhia conseguiu proporcionar acesso à atividade física a todos os colaboradores de suas 27 filiais espalhadas pelo Brasil, além de atrair e reter talentos.

Andrea disse que os colaboradores se reúnem semanalmente para fazer aulas de diversas modalidades em grupo. Ela acredita que esse hábito permite criar um ambiente propício ao espírito de equipe e contribui para o aumento da cooperação, o que gera benefícios tanto para a empresa como para os colaboradores.

No programa da MetLife, os funcionários ganham pontos ao praticarem atividade física e assistirem palestras sobre qualidade de vida, que são promovidas pela área de Recursos Humanos da empresa.

Andrea acredita que um dos principais atrativos do programa é disponibilizar acesso a diversas modalidades esportivas. Dessa forma, caso uma pessoa não goste de musculação, por exemplo, pode optar por outras atividades, como pilates, natação e aulas de dança, entre outras. Além disso, ela ressaltou que a possibilidade de experimentar diversas modalidades faz com que o funcionário saia da rotina.

A MetLife possui horários de trabalho flexíveis para que os seus colaboradores consigam incluir atividade física em sua rotina.

Unilever

Já Fernando Rodrigueiro falou que a grande aposta da Unilever é a flexibilização. A empresa oferece uma variedade de oportunidades para trazer mais equilíbrio físico para os colaboradores e para que eles possam fazer escolhas mais adequadas.

Com a possibilidade de acesso a mais milhares de academias em todo o Brasil, onde o funcionário pode optar por fazer atividade física perto de sua casa, de seu trabalho e até em outro estado quando estiver viajando, Fernando almeja atingir todos os colaboradores da companhia, respeitando o momento de vida de cada um.

Para o Diretor de Recursos Humanos, ao praticar atividade física, as pessoas se sentem mais seguras e motivadas, o que reflete positivamente no contexto da organização.

De acordo com ele, a Unilever já conseguiu obter benefícios com a adoção do programa, como a redução do absenteísmo e o aumento da produtividade e do engajamento.

Fernando falou que, desde que a empresa se tornou parceira do Gympass, ele adotou um estilo de vida mais saudável e já perdeu 17kg. Hoje, ele pratica pilates e outras atividades físicas regularmente.

Santander

Jeisianne Ramanzini, do Santander, acha que contribuir para a melhora de qualidade de vida dos funcionários é uma forma de mantê-los felizes. Ela disse que um dos princípios da empresa é valorizar o cliente e, que para isso, os colaboradores precisam estar bem.

Segundo ela, o Santander também aposta em programas de qualidade de vida para ser mais atrativo para a nova geração, que cada vez mais chega ao mercado de trabalho com novas expectativas.

A empresa estimula os colaboradores a se exercitarem, no mínimo, 15 minutos por dia, além de oferecer informações sobre alimentação e hábitos de vida mais saudáveis.
 


Compartilhe


Gympass Newsroom

Na sala de imprensa do Gympass, você encontra as últimas notícias da empresa e do mercado de bem-estar. Fique por dentro das novidades. 

Entre em contato conosco em press@gympass.com