O Dia Internacional da Mulher foi criado originalmente em 1975 como um dia para celebrar as realizações e os valores sociais, políticos e econômicos das mulheres na sociedade. Mais de 45 anos depois, este dia continua sendo uma parte importante do nosso calendário global.

O Dia Internacional da Mulher oferece às empresas a oportunidade de refletir sobre as mulheres da equipe e de se comprometerem novamente em garantir a igualdade no local de trabalho. Se o seu departamento de RH estiver buscando inspiração para atingir essas metas em março, considere seguir algumas das recomendações descritas abaixo. 

 

O que o RH pode fazer para apoiar as funcionárias

Reavaliar ofertas de benefícios corporativos

As mulheres têm necessidades únicas de bem-estar, por isso, é importante que as empresas reflitam se suas ofertas de benefícios atualmente atendem a esses requisitos de saúde. Ao comemorar o Dia Internacional da Mulher, analise se é possível aprimorar o pacote de benefícios da sua empresa.

Por exemplo, suas ofertas atuais fornecem acesso razoável a profissionais de saúde da mulher, como ginecologistas e obstetras? E o acesso à saúde mental? Certos transtornos mentais, como transtorno bipolar II e ansiedade, têm maior probabilidade de serem diagnosticados em mulheres — por isso, é essencial que elas tenham acesso aos medicamentos e terapias necessários para tratar essas condições. 

Reflita sobre as diferenças salariais

O tema das disparidades salariais entre homens e mulheres não é novo. Os ativistas pela igualdade de direitos lutam há muito tempo para diminuir a disparidade salarial entre esses dois grupos. Em média, para cada dólar que um homem ganha, uma mulher que realiza o mesmo trabalho com o mesmo nível de experiência ganha US$ 0,98.

O Dia Internacional da Mulher é a oportunidade perfeita para avaliar os rendimentos das mulheres da sua equipe. Reflita sobre as diferenças entre os salários delas e os dos homens da empresa. Se houver diferenças significativas entre ambos, determine se a diferença é causada por outros fatores, como experiência ou tempo de emprego. Se não houver uma razão concreta disponível que explique essa lacuna, considere a possibilidade de aplicar aumentos percentuais para ajudar a reduzi-la. 

Solicite opiniões

Se o RH estiver buscando meios de beneficiar as mulheres, não há melhor recurso do que as opiniões dos próprios membros da equipe. Elabore uma pesquisa abrangente que se concentre em uma ampla gama de questões, desde a cultura corporativa até as oportunidades de crescimento. Envie esta pesquisa para todas as mulheres da empresa e peça uma opinião anônima delas. Assim que os resultados forem coletados, avalie-os e aborde-os adequadamente. 

 

Neste Dia Internacional da Mulher, considere fazer uma parceria com o Gympass para apoia melhor as mulheres da sua equipe. Temos orgulho de oferecer às empresas pacotes abrangentes e personalizados com recursos de saúde física, mental e emocional. Consulte-nos aqui para saber mais sobre o que podemos oferecer à sua empresa.