Para estar à frente, as empresas precisam pensar além dos problemas atuais. Assim, elas devem examinar ativamente as tendências comuns do setor para entender as áreas potenciais de vulnerabilidades e, em seguida, implementar proteções para impedir que esses problemas afetem a empresa.

O mesmo se aplica à promoção de um ambiente de trabalho positivo. Ao invés de esperar que as frustrações cresçam, é importante entender os desafios mais comuns que seus funcionários enfrentam para que você possa tomar medidas e se proteger com antecedência. 

O seguinte guia fornece um ponto de partida, descrevendo algumas descobertas comuns do setor. Ao usar esses dados, os departamentos de RH podem dar passos proativos para proteger seus funcionários. 

3 desafios comuns que os funcionários enfrentam e como enfrentá-los

1. Insatisfação com os benefícios

Um estudo recente descobriu que 72% dos funcionários estavam insatisfeitos com as ofertas de benefícios atuais das empresas. Esse número é perigosamente alto, principalmente quando se considera que outro estudo constatou que 63% dos funcionários não aproveitavam os benefícios que lhes eram oferecidos. 

Se já completou pelo menos um ano desde que o seu departamento avaliou os planos de benefícios oferecidos aos seus funcionários, agora é a hora de fazer um balanço das suas ofertas. Avalie o número de funcionários que optam por não participar dos seus planos e considere a possibilidade de solicitar seu feedback para entender melhor as razões desse grupo. Se a resposta se concentrar principalmente na insatisfação em relação às opções disponíveis, provavelmente é hora de modificar a sua abordagem.

Além do básico, como plano de saúde e férias remuneradas, considere a implementação de ideias mais modernas. Isso pode incluir acesso a recursos de bem-estar físico e mental, planos de aposentadoria, benefícios de transporte, cursos ou workshops de desenvolvimento profissional.


2. Sensação de cansaço

Um estudo feito pela Gallup descobriu que 23% dos funcionários se sentem exaustos na maioria das vezes. E 44% dos funcionários relataram que não era incomum sentir-se exausto. O esgotamento profissional é um dos problemas mais urgentes que os funcionários enfrentam hoje, e as repercussões podem ser prejudiciais para a empresa. Desde funcionários que pedem demissão por se sentirem sobrecarregados até uma diminuição na qualidade do trabalho, portanto é fundamental tomar medidas para prevenir, ao invés de tratar o esgotamento.

Primeiramente, incentive os gerentes a se comunicarem regularmente com os membros da sua equipe, o único objetivo de avaliar o bem-estar dos funcionários. Os gerentes devem solicitar feedback sobre o nível de trabalho esperado dos funcionários, assim como estar preparados para fazer mudanças e tornar as expectativas mais razoáveis. 

Os departamentos de RH também devem se concentrar em oferecer recursos que os funcionários possam usar em casa para relaxar. Isso pode incluir inscrições em aulas de ginástica para alongar os músculos, assim como programas de apoio ao sono para garantir que os funcionários se sintam totalmente descansados e capazes de lidar com suas cargas de trabalho.


3. Frustração com a gestão

Estudos descobriram que 57% dos funcionários deixarão seus empregos porque estão frustrados ou insatisfeitos com o gerente ou diretoria. Para evitar esse problema em sua organização, concentre-se em fornecer treinamento contínuo aos atuais supervisores e chefes de departamento. Essas sessões devem se concentrar em promover habilidades de liderança, assim como fornecer dicas sobre como lidar com as frustrações dos funcionários. Por exemplo, mais de 65% dos funcionários não se sentem reconhecidos no trabalho. Se um supervisor se deparar com essa reclamação de um funcionário, ele deve saber como abordá-la de maneira prática. Por exemplo, já que talvez não seja possível oferecer reconhecimento monetário, talvez possam ser incentivados a designar membros da equipe para projetos importantes ou fornecer prêmios ao departamento. 

 

Se você quer ficar à frente da curva para manter seus funcionários felizes, considere formar uma parceria com o Gympass. Temos o orgulho de oferecer planos personalizáveis que fornecem acesso a fontes de saúde física e mental com parceiros de renome mundial como Calm®, Rootd®, SoulCycle®, Bliink® e Nootric. Confira as nossas ofertas aqui.