O trabalho remoto tornou-se o novo normal. Para alguns, isso funcionou como uma pequena luz durante um período de escuridão, afinal, estudos provaram que trabalhar em casa é uma vantagem que muitos funcionários desejavam há anos. Na verdade, um estudo da Future of Work descobriu que 78% dos funcionários listaram opções de trabalho flexíveis como sua primeira escolha para benefícios não monetários.

Mas, para os funcionários que preferem um ambiente tradicional no escritório, a transição para um emprego à distância pode ser difícil. Para o RH, agora é a hora de se concentrar em oferecer a essas pessoas o apoio e os recursos necessários para continuar avançando em suas carreiras.

Para isso, primeiro você precisa entender os sinais de que um dos seus funcionários está passando por dificuldades. Após identificar se um indivíduo precisa de ajuda, use as dicas de bem-estar do funcionário abaixo para garantir que ele tenha sucesso.

Sinais de alerta

Rendimento do trabalho

Primeiramente, peça aos gerentes que se concentrem na produção do trabalho dos funcionários. No início, uma curva de aprendizado é algo esperado. Sem comodidades como monitores externos e espaço adicional na mesa, seus funcionários poderiam demorar um pouco para entrar na rotina. Mas, a esta altura, eles já devem estar acostumados a um dia normal de trabalho. Se você perceber que um funcionário que antes finalizava projetos com facilidade agora está demorando para entregar materiais, esse pode ser um sinal de que ele está tendo dificuldades no ambiente doméstico.

Participação

Em seguida, aconselhe a diretoria a reduzir o envolvimento dos funcionários. Por exemplo, se um funcionário que já foi um membro ativo e envolvido em todas as reuniões e workshops tornou-se retraído ou silencioso, isso pode estar relacionado ao estresse ou fadiga emocional. 

Os gerentes também devem procurar um aumento na vocalização. Por exemplo, os funcionários que aparentemente realizavam tarefas com facilidade, agora fazem mais perguntas ou expressam mais preocupações do que o normal? Isso pode ser devido às dificuldades em lidar com as expectativas e os resultados da nova realidade. 

Qualidade

Por fim, aconselhe a diretoria a estar atenta a qualquer diminuição na qualidade do trabalho. Projetos ou materiais que requerem uma edição extensa estão com muitos problemas ou erros, ou parecem ter sido feitos às pressas, podem indicar um funcionário que está com dificuldades para se manter atualizado ou se adaptar ao novo ambiente. Ele pode estar distraído ou estressado e seus desafios prejudicam a sua capacidade de entregar.

Como ajudar

Em tempos difíceis, é essencial enfatizar a importância do bem-estar do funcionário para o sucesso corporativo. Foi comprovado que as empresas que se concentram na criação de um ambiente de trabalho positivo obtêm mais de seus funcionários por períodos mais longos, portanto, lembre os gerentes de serem gentis e tolerantes com os membros das suas equipes.

Se um gerente perceber qualquer um dos sinais de alerta mencionados acima, peça a ele que agende uma reunião informal com o funcionário. O gerente deve expor algumas de suas preocupações e, ao mesmo tempo, deixar claro que o trabalho do funcionário não está, de forma alguma, em risco. O foco deve ser fornecer ao funcionário o suporte necessário para se adaptar com sucesso a um ambiente de trabalho remoto. 

Em alguns casos, simplesmente ouvir isso pode ser o suficiente para aliviar um pouco o estresse do funcionário e ajudá-lo a retornar à sua qualidade normal de produção. Em outros casos, ações mais concretas podem ser necessárias. Se o funcionário precisar de ajuda, peça ao gerente para agendar uma reunião com um representante de RH, que pode resolver a situação conforme o necessário.

Por exemplo, se o funcionário estiver com dificuldades porque não possui o equipamento necessário para produzir o trabalho com sua velocidade normal, você pode oferecer os dispositivos necessários. Comodidades como monitores externos, teclados, fones de ouvido e suportes de mesa podem agilizar os processos de um funcionário.

Se, por outro lado, um funcionário estiver com dificuldades de se adaptar ao trabalho em casa, sugira que ele encontre um membro da equipe para ficar conectado com ele. Isso vai simular a rotina de trabalhar ao lado de alguém e, ao mesmo tempo, encorajar uma configuração remota.

Os representantes de RH também devem oferecer dicas sobre como estruturar melhor o dia. Isso pode incluir definir pequenas metas para cada hora, reservar tempo para um intervalo dedicado ao almoço e criar um espaço de trabalho designado. Em relação a este último, esse espaço deve ser um lugar separado do local onde o funcionário relaxa. 

Foco na saúde física e mental

Fora do trabalho, é importante que os funcionários mantenham suas mentes e corpos em boas condições. Isso não apenas aliviará o estresse relacionado à empresa, mas também garantirá que eles trabalhem todos os dias sentindo-se renovados, rejuvenescidos e capazes. 

Lembre os funcionários de reservar um tempo para fazer exercícios e cuidados pessoais. Para suportar essas dicas, considere expandir os planos de benefícios de bem-estar dos funcionários da sua empresa para oferecer melhor acesso a academias, estúdios e recursos de saúde mental. 

O Gympass tem o orgulho de oferecer planos de benefícios corporativos impressionantes que incluem acesso a mais de 55 mil parceiros de fitness em todo o mundo, além de aulas virtuais, recursos de saúde mental, terapia, treinamento pessoal e muito mais. Clique aqui para saber mais agora.