Para manter uma empresa de sucesso, você precisa concentrar tanta energia em criar um ambiente de trabalho positivo quanto em fazer vendas. Fornecer a seus funcionários o suporte e os recursos necessários para o sucesso é uma prática que enriquece a empresa de dentro para fora. Mas, para muitos departamentos de RH, descobrir por onde começar pode ser um desafio. 

O primeiro passo é entender a base do que a maioria dos funcionários está procurando. Alguns aspectos que costumam ser referidos como os de suma importância na lista de elementos essenciais para os funcionários são: transparência dos responsáveis, espaço para falar livremente e acesso a recursos. 

Agora que você sabe por onde começar, considere como sua organização pode incorporar as ideias a seguir. 

3 mudanças nos negócios que ajudarão os funcionários a se sentirem apoiados

1. Informe-os sobre o que está acontecendo

É impossível que os funcionários alcancem o sucesso se não souberem no que precisam se concentrar. A falta de transparência é comumente relatada como um dos maiores obstáculos que os funcionários enfrentam. Por exemplo, se a equipe de vendas não souber que a empresa está buscando aumentar a receita gerada para um produto específico, ela não terá como bater essa meta. Isto pode resultar em uma reação aparentemente injusta por parte dos superiores, e incentivar os funcionários a procurar emprego em outro lugar.

Manter os membros da equipe sempre informados sobre a situação dos negócios é uma das maneiras mais fáceis de garantir que eles se sintam apoiados. Ao fornecer informações sobre os pontos fortes e fracos da empresa, os funcionários podem modificar seus esforços diários conforme necessário para atender aos requisitos e às expectativas.

2. Forneça recursos que permitam que eles cresçam

Relatórios da Organização Mundial da Saúde descobriram que cerca de 450 milhões de pessoas experimentam algum tipo de problema de saúde mental em todo o mundo, tornando provável que uma boa porcentagem de seus funcionários tenha pelo menos um diagnóstico ativo. Essas condições podem afetar diretamente a capacidade de uma pessoa de ter sucesso em seu trabalho e, sem recursos adequados para administrar essa condição, pode ser quase impossível prosperar.

Implementar benefícios de bem-estar que forneçam acesso a recursos de saúde mental é uma das maneiras mais eficazes de oferecer apoio aos funcionários nessa área. Os benefícios de toda a empresa ajudam a proteger a privacidade do seu funcionário, já que ele não será obrigado a divulgar sua condição se não quiser. Isso também garante que os funcionários tenham acesso aos cuidados necessários, para que todos na empresa possam ter igualdade de condições para alcançar o sucesso.

3. Mantenha uma política de “portas abertas”

Não é incomum que os funcionários enfrentem desafios ou confusão no local de trabalho. Infelizmente, nem todos os funcionários se sentem à vontade para levar essas questões aos seus gerentes. Isso pode causar sentimentos de isolamento, frustração e falta de pertencimento. A implementação de uma política de portas abertas garantirá que seus funcionários se sintam seguros para lidar com quaisquer dificuldades que eles possam estar enfrentando. Ao permitir conversas abertas, honestas e transparentes, seus funcionários se sentirão como se tivessem um sistema de suporte estável que lhes permita cometer erros e aprender.

 

Garantir o bem-estar geral dos seus funcionários é a melhor maneira de nutrir um senso de apoio. Para as empresas que procuram aumentar o acesso aos cuidados de saúde mental e física, o Gympass é o caminho certo. Oferecemos planos que incluem uma ampla gama de recursos de bem-estar, desde suporte de meditação com parceiros como Calm® a sessões individuais de terapia com parceiros como iFeel®. Confira nossas ofertas aqui para saber mais.