Bem-Estar Corporativo

Como incentivar a união corporativa durante o trabalho à distância

4 de mar. de 2021
Última alteração 1 de jun. de 2023

Embora a pandemia da COVID-19 tenha dobrado o número de ambientes remotos de trabalho, esse tipo de estrutura corporativa está longe de ser algo novo. Um estudo recente da FlexJobs e da Global Workplace Analytics descobriu que só em 2020, mais de 4,7 milhões de pessoas já estavam familiarizadas com algum tipo de configuração para trabalhar em casa.  Para as empresas que ainda estão se adaptando, mesmo 7 meses depois, encontrar maneiras de fazer o trabalho remoto parecer menos como o “novo” normal está longe de ser algo simples. Enquanto os funcionários estão aprendendo rapidamente a se ajustar aos home offices, reuniões pelo Zoom e solidão, os profissionais de RH são firmes em sua missão de melhorar, e manter, a união corporativa.

A solidariedade entre os colaboradores sempre desempenhou um papel fundamental na criação de um ambiente corporativo funcional, mas com o trabalho remoto isso se tornou algo ainda mais crítico. Encontrar maneiras de fornecer aos funcionários um senso de apoio, conexão e comunidade não ajuda apenas a prevenir o desgaste ocupacional (que se provou um grande prejuízo para as empresas). Isso também mantém a motivação elevada e a lealdade forte durante um período que poderia conduzir à indiferença.

Se você está procurando soluções para incentivar a união corporativa, considere as seguintes ideias:

 

3 dicas para desenvolver um senso de comunidade enquanto se trabalha em casa

Crie desafios para a empresa

Estudos provaram repetidamente que os funcionários apreciam quando as empresas mostram interesse por eles além de suas contribuições para a corporação. Oferecer incentivos que promovam o crescimento pessoal ajuda a desenvolver realização e satisfação em seus funcionários, levando a uma menor rotatividade, melhores resultados e um ambiente de trabalho mais positivo. 

Você pode aproveitar esses aspirações para também promover a conexão em todo o local de trabalho. Por exemplo, considere a criação de um desafio de fitness de bem-estar para funcionários em toda a empresa que incentive os funcionários a se exercitarem regularmente e a experimentar novas rotinas.

Oferecer incentivos para cada marco alcançado; por exemplo, funcionários que registram 50 horas de exercícios em um mês podem receber um dia extra de férias. Em seguida, para ajudar a atingir esses objetivos, ofereça atividades físicas de trabalho em equipes, como aulas semanais de ioga à distância, caminhadas nos finais de semana ou grupos de apoio criados para manter os participantes motivados. Você também pode considerar investir em um novo plano de benefícios corporativos que forneça acesso a academias e aulas de ginástica. 

Agende reuniões mensais de conselho

Para os funcionários que nunca trabalharam à distância, a falta de familiaridade de passar dia após dia sozinho pode causar estresse. O simples fato de passarem horas na solidão pode fazer com que os funcionários se sintam sem união ou apoio.

As reuniões de conselho são uma ferramenta eficaz, especialmente em tempos de incerteza. Assim, você deve considerar implementá-las mensalmente, especialmente durante as circunstâncias mundiais atuais. Reservar uma hora ou mais por mês para reunir todos os membros da sua empresa servirá como um lembrete para seus funcionários de que eles não estão sozinhos. Muito pelo contrário: eles ainda são uma parte valiosa de uma entidade maior, o que poderia ajudar a conter qualquer estresse acumulado.

Essas reuniões também proporcionarão aos funcionários a oportunidade de se atualizar sobre as mudanças em sua corporação, ajudando-os a se sentirem conectados aos objetivos em constante evolução da empresa, assim como para se manterem informados sobre os sucessos e desafios dos negócios. Além disso, as reuniões de conselho oferecem aos funcionários a oportunidade de fazer perguntas, levantar questões e expressar opiniões, tudo o que ajudará a reforçar a ideia de que eles ainda são ouvidos e reconhecidos, mesmo quando trabalham em casa. 

Crie sistemas de apoio acessíveis

A maioria das empresas informa aos seus funcionários que as portas dos representantes de RH estão sempre abertas. Mas, durante uma época em que as taxas de perda de emprego estão em alta, não é de se surpreender que os funcionários possam se sentir apreensivos ao falar sobre as suas dificuldades de adaptação em relação ao trabalho remoto.

Portanto, considere a criação de reuniões de apoio contínuo destinadas a ajudar os funcionários a prosperar em seu novo normal. Cada sessão deve se concentrar em um desafio único apresentado pelo trabalho remoto, assim como oferecer dicas práticas para superá-los. Além disso, considere designar uma parte de cada reunião para uma discussão aberta. Durante este segmento, os funcionários podem compartilhar sucessos, oferecer dicas sobre o que funcionou para eles e expressar suas frustrações.

Essas reuniões não irão apenas melhorar a produção de trabalho dos seus funcionários, mas também ajudarão os membros da equipe a superar sentimentos de isolamento e medo de serem os únicos com dificuldades. Por fazerem parte de um grupo, eles promoverão conexões com outros funcionários que continuarão a crescer ao longo de suas carreiras, o que irá contribuir para a união corporativa. 

Como abraçar a união corporativa

Se você está procurando recursos para apoiar as metas de união e bem-estar dos funcionários, o Gympass está aqui para ajudar. Oferecemos uma ampla gama de planos de benefícios corporativos para organizações de todos os tipos e temos orgulho da nossas parcerias com mais de 55 mil estúdios e academias em todo o mundo, além de aulas virtuais, recursos de saúde mental, terapia, treinamento pessoal e muito mais. Para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com os nossos planos de serviços corporativos, solicite uma cotação agora.


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.