Enquanto a pandemia do coronavírus se estabelece e o distanciamento social se torna parte da nossa vida, a prática de home office se faz mais relevante que nunca. O trabalho remoto pode parecer angustiante, solitário e caótico — mas não precisa ser.

Não há um método único para ser produtivo trabalhando remotamente, mas há caminhos que você pode seguir para ajudar os colaboradores da sua empresa a se adaptarem a essa nova flexibilidade. Neste guia, compilamos uma lista de best practices que profissionais de RH podem usar para ajudar seu time a ter sucesso durante esses tempos de incerteza. 

Faça da Comunicação uma Prioridade

No escritório, é fácil checar o progresso do seu time rapidamente, mas com a pandemia do coronavírus se estabelecendo, gestores precisam ser ágeis para ajudarem os colaboradores a se ajustarem ao novo mundo de trabalho.

Para ajudar a tranquilizar a transição para o trabalho remoto, separe um tempo para perguntar o que seu time precisa e como você pode dar suporte com relação à flexibilidade que eles precisam para se manterem focados. Seja claro sobre como o home office vai afetar o dia-a-dia deles, e mantenha uma comunicação transparente e honesta para nutrir confiança e promover produtividade.

Faça Vídeo Conferências

Trabalhar de casa pode te deixar tentado a desligar a câmera do computador. Como profissional do RH e líder, é importante que você resista a essa vontade. Conversas face-to-face são importantes, mesmo que não possam ser em pessoa. Dê o exemplo ao fazer uso de vídeo, incentivando seu time a fazer o mesmo. 

Fique Conectado

Estabeleça Metas Semanais

Uma mudança radical no ambiente de trabalho pode fazer com que as pessoas percam o foco, ou fiquem incertas sobre suas prioridades. Amenize esse fenômeno programando conversas sobre metas específicas e estabeleça prazos claros.

Ajude seus colaboradores a ficarem engajados programando reuniões regulares para substituir as interações informais que normalmente acontecem no escritório. Além disso, revise e estrutura de reports e deixe funções e responsabilidades claras, para que as pessoas saibam quando procurar seus líderes ou trabalhar junto com seus colegas.

Schedule One-to-One Daily Check-Ins

Trabalhar remotamente pode fazer você se sentir isolado. Organize uma reunião informal de quinze minutos por dia, para permanecer em contato com o seu time e se fazer disponível para todos. Isso vai dar aos colaboradores a oportunidade de se conectar e verbalizar imprevistos e desafios pelos quais eles podem estar passando. 

Create a Morning Stand-Up Meeting

Distanciamento social não precisa significar uma quebra na comunicação do time, ou falta de brainstorming com o grupo. Use ferramentas digitais como o Zoom ou GoToMeeting para começar seu dia de forma face-to-face. Programe uma reunião matinal de 5 a 10 minutos com o seu time para compartilhar updates de projetos, discutir empecilhos, e resolver problemas em grupo. 

Experimente Configurações Diferentes para seu Ambiente de Trabalho

Escolha o Lugar Certo

Trabalhar de casa traz uma nova série de desafios, então encontrar um lugar calmo e confortável onde você pode se concentrar é essencial. Lembre-se que home office pode ser uma mesa, uma escrivaninha, ou até mesmo o seu sofá. A flexibilidade para mudar de área te dá a oportunidade de encontrar o melhor lugar para você. Incentive os colaboradores a experimentarem áreas e pontos diferentes da casa durante esse período de transição.

Faça um Planejamento

Estrutura é importante. Trabalhar remotamente é um desafio porque parece que você está trabalhando o tempo inteiro. E isso não é sustentável. É essencial que se crie barreiras entre o trabalho e o resto da sua vida. Como um profissional do RH, você pode ajudar pessoas que estão trabalhando remotamente pela primeira vez sendo claro sobre suas expectativas no que se trata de disponibilidade, tempo de resposta, e performance.

Enfatize que trabalhar de casa não significa estar sempre trabalhando. Estabeleça horários de trabalho para a empresa como um todo, e se atenha a esse horário. Fazer isso deixará muito mais fácil se desconectar do trabalho na hora certa sem que ninguém se sinta culpado, e garantindo que o time não encare um burnout. Ao final do dia, incentive colaboradores a desligarem notificações referentes ao trabalho e colocarem o Slack no “não-perturbe”.

Aproveite a Flexibilidade

Trabalhar de casa não significa que você está acorrentado à sua escrivaninha (ou sofá). Faça pausas do trabalho, da mesma forma que você faria no escritório. Se você se sentir empacado em algo, coloque uma roupa na máquina de lavar ou vá dar uma volta com o seu cachorro. Permita-se se afastar por um momento, da mesma forma que você faria no escritório, apenas não esqueça de se comunicar com o seu time e avisar a todos sobre quando você vai voltar ao trabalho.

Romper a monotonia de trabalhar remotamente é crucial para permanecer produtivo. Compartilhar essas dicas com todo mundo na sua organização vai ajudar a companhia a se manter no caminho certo para alcançar seus objetivos, tranquilizar as pessoas, e ajudar colaboradores a se adaptarem e terem sucesso em seu novo ambiente de trabalho.

(Visited 419 times, 1 visits today)

Comments

comments