É normal que todos tenham seus dias bons e ruins, mas as receitas das empresas podem sofrer efeitos a longo prazo caso haja funcionários insatisfeitos com seu trabalho. Do mau atendimento ao cliente à redução da produtividade, a baixa motivação da sua força de trabalho pode afetar o desempenho do seu negócio se não for solucionada rapidamente. Por isso, é fundamental entender como manter os funcionários motivados.

Preocupantemente, um estudo sobre a motivação dos funcionários no Reino Unido descobriu que quase metade dos trabalhadores britânicos tinha sentimentos neutros ou negativos em relação a seus trabalhos. Uma das principais razões era a grande pressão dos empregadores.

Analisando os resultados, pode-se observar que aqueles que tinham entre 45 e 54 anos eram os menos motivados, enquanto os trabalhadores da faixa etária de 25 a 34 anos eram os mais motivados. No entanto, foram as equipes com idade entre 18-24 anos que mais chamaram a atenção, uma vez que apenas um em cada cinco (21%) disse se sentir motivado no trabalho.

Outro estudo estima que a baixa motivação e problemas de saúde custam £ 6 bilhões à economia britânica, o que é equivalente a 0,4% do PIB.

Mas, então, você sabe como manter os funcionários motivados? Selecionamos 4 sinais de que sua equipe está desmotivada. Continue acompanhando o nosso post para saber quais são eles!

4 sinais de que sua equipe está desmotivada

Quando sua equipe está sem motivação, isso pode manifestar-se de uma maneira não tão óbvia quanto os funcionários exauridos em suas mesas. Sua primeira missão é detectar problemas motivacionais na sua força de trabalho. Aqui estão alguns dos sinais de alerta que talvez você não tenha notado:

  1. Trabalho em isolamento

Colaboradores desmotivados tendem a manterem-se isolados. Você consegue notar quando alguém tem real paixão por algo porque a pessoa tende a ter uma opinião sobre isso. Se um funcionário se isola num canto, preferindo trabalhar individualmente e não em equipe, então pode ser que ele não esteja motivado em seu trabalho.

2. Falta frequentes

É um sinal claro de que um membro da equipe está desmotivado quando ele começa a faltar frequentemente. Um aumento no número de faltas, juntamente com algumas desculpas inconsistentes, apontam para alguém que está desengajado de seu papel e já não se sente animado em ir trabalhar.

  1. Problemas com horário

Outra bandeira vermelha é quando a equipe se atrasa constantemente para o trabalho. Eles também podem demorar alguns minutos extras na hora do almoço e talvez sair antes da hora de ir para casa. Se seus funcionários estão constantemente olhando para o relógio, é praticamente certo que estejam desmotivados com seu trabalho.

  1. Queda de produtividade

Uma das primeiras coisas que você pode notar quando não sabe como manter os funcionários motivados é que a produtividade cai. Quando a equipe está desengajada do trabalho, a qualidade e a quantidade de seu trabalho sofrem.

A falta de motivação pode se espalhar por uma empresa como um incêndio – se um membro da equipe estiver trabalhando apenas em metade do ritmo e conseguindo passar despercebido dessa forma, os demais funcionários também podem começar a diminuir o ritmo.

 Como manter os funcionários motivados

Em uma pesquisa da Gallup, revelou-se que 70% da motivação de um empregado é influenciada por seu gerente, ou seja, a motivação do empregado é muitas vezes conduzida pelo gerenciamento. A gerência certamente pode acabar com o clima da equipe – por isso dizem que, muitas vezes, o colaborador deixa seu gerente, não deixa o emprego.

 Alguns dos maiores problemas são o favoritismo, a contratação e a promoção das pessoas erradas e a criação de regras desnecessárias. É importante, portanto, mostrar aos funcionários que eles são valorizados, como também adotar boas práticas para manter a motivação dos colaboradores. Confira algumas dicas que você pode adotar:

  1. Conquiste a confiança 

A chave para motivar a equipe é ser forte, mas não gerenciar com punho de ferro ou você corre o risco de perder a confiança de seus funcionários. A boa comunicação também é importante e lembre-se de essa é uma via de mão dupla.

  1. Ofereça benefícios

Você pode, com certeza, mostrar aos funcionários que você os aprecia oferecendo benefícios para a equipe, tais como bônus e planos de adesão à academia.

  1. Respeite e seja grato

Procure equilibrar benefícios como esses com incentivos não monetários, como respeito e gratidão pelo trabalho que eles fazem – afinal, sua equipe é um dos seus maiores recursos. Receber algum tipo de reconhecimento ou recompensa por fazer um bom trabalho pode ser um dos principais fatores de motivação.

Além disso, há outros fatores que contribuem para que o colaborador se sinta mais motivado em seu dia a dia, como:

  • Bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • Supervisor que lidera pelo exemplo;
  • Bom relacionamento com os colegas de trabalho;
  • Ambiente de trabalho estimulante.

O que você pode ganhar com funcionários motivados

Quando você sabe como manter os funcionários motivados, começa a notar diferenças dentro do ambiente de trabalho. O clima organizacional fica muito mais agradável e abre espaço para diversas ideias criativas, o que faz com que seus funcionários sejam mais produtivos.

Algumas das maiores recompensas que você pode ganhar são:

  • Aumento do engajamento;
  • Facilitação na solução de problemas;
  • Criatividade;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Retenção de funcionários.

Resumindo, há muitos fatores que podem influenciar as atitudes dos colaboradores em relação ao trabalho. Você pode manter os funcionários motivados buscando uma visão holística do ambiente que você tem para oferecer – uma cultura de ambiente de trabalho propícia é um bom primeiro passo para revigorar sua equipe. Quer saber mais sobe como manter os funcionários motivados? Veja também 6 dicas para manter uma equipe engajada.

(Visited 313 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR) España France Italia United Kingdom United States