A cultura empresarial está presente em qualquer organização. Ela está atrelada a um grupo de pessoas e aos seus costumes, crenças, hábitos e sentimentos compartilhados em um ambiente que exerce influência no comportamento desse grupo.

Com o alto índice de turnover encontrado pelas empresas hoje em dia e a dificuldade em manter na equipe funcionários que se identifiquem com os valores internos, as organizações se veem obrigadas a adotar novas práticas para manter a cultura empresarial mais atrativa e satisfatória às suas pessoas.

Se os resultados em sua empresa não estão aparecendo, e você acredita que esse é um tema importante em sua organização, continue a leitura e descubra o que é e como modificar a cultura empresarial para obter melhores resultados.

O que é cultura empresarial?

A cultura empresarial, também conhecida como cultura organizacional, é um conjunto de valores, crenças, rituais e normas não escritas que regem o comportamento das pessoas envolvidas em um ambiente empresarial, demonstrando qual é a forma de agir e norteando os colaboradores quanto às estratégias a serem adotadas.

Contudo, essa sintonia é muito difícil de ser atingida, sendo necessário um investimento a longo prazo e atenção dos gestores para que a cultura seja valorizada e seguida. Ela deve estar alinhada à missão e a visão da empresa, para garantir que resultados como o aumento da produtividade e da motivação dos colaboradores aconteça, além da redução de custos e da rotatividade.

Como desenvolver a cultura empresarial de forma eficiente?

Revise suas práticas de recursos humanos

As práticas de recursos humanos exercidas em sua empresa devem estar de acordo com os valores internos e com o plano de crescimento dos funcionários.

Os benefícios oferecidos, a possibilidade de desenvolver um plano de carreira, a realização das avaliações de desempenho e o bom clima organizacional aumentam o envolvimento dos funcionários e possibilitam o crescimento individual e a retenção de talentos.

É fundamental que a cultura seja propagada de cima para baixo, ou seja, dos gestores até os subordinados, para reforçar a obrigação do seguimento das normas por parte de todos os membros da organização, independentemente do cargo que ocupam.

A forma como seus colaboradores vão atuar e receber a cultura é semelhante à forma como será passada para seus clientes. Então, busque o investimento nas pessoas e políticas de RH, analisando o que deve ser mantido e o que precisa ser melhorado.

Incentive o pensamento empreendedor

Busque envolver seus funcionários na tomada de decisões para motivá-los a buscar o crescimento da organização através do pensamento empreendedor, estimulando sempre novas ideias e recompensando as boas propostas. Eles se sentirão responsáveis e buscarão atingir não somente seus objetivos pessoais, mas também as metas da empresa que são alinhadas à cultura.

Além disso, essa ação por parte dos gestores permitirá a descoberta de novos talentos e o desenvolvimento de novos produtos e serviços, potencializando, dessa maneira, a atuação da empresa no mercado e atraindo mais clientes e investidores.

Trace um plano de comunicação interna

Uma eficiente comunicação interna é uma grande aliada para propagar a cultura empresarial e envolver os funcionários. A ferramenta de comunicação escolhida para fazer as informações chegarem corretamente aos colaboradores devem estar de acordo com os objetivos da empresa e com o público-alvo, levando em consideração também a periodicidade com que será utilizada.

Busque manter sua equipe informada quanto às mudanças de procedimentos, informativos de treinamentos, reuniões programadas, objetivos e estratégias definidas, recrutamento interno e externo, reconhecimento e outras informações que reforcem a cultura da empresa e o que é esperado dos colaboradores.

Essa ação é benéfica tanto para a empresa quanto para os colaboradores, pois a organização terá funcionários mais informados, produtivos e atuando segundo determinações enquanto a equipe se motiva através do maior envolvimento nas decisões.

Seja claro e objetivo ao definir os valores

Os objetivos da empresa e os valores que serão os norteadores nas ações dos clientes internos devem ser definidos de forma clara para facilitar a assimilação dos colaboradores, dos fornecedores e dos clientes externos. Isso permitirá a formação de uma identidade e de uma imagem para a organização como um todo.

Uma vez que a cultura empresarial é definida, é necessário que também sejam estabelecidos e comunicados de forma clara os objetivos da organização e os objetivos individuais, orientando os funcionários para o desenvolvimento. Dessa forma, cada colaborador saberá do seu papel na organização, o que é esperado dele e quais são os caminhos que devem ser seguidos para obter êxito em suas ações.

Acerte no processo de contratação

Durante o processo de contratação de um novo colaborador, o recrutador deve garantir que a empresa seja atrativa para quem for integrar a equipe e assegurar também que os funcionários já integrados se sintam seguros e satisfeitos com os novos integrantes. Isso é importante porque os resultados e o crescimento de uma empresa dependem diretamente do comprometimento e produtividade dos funcionários. Ter um bom processo seletivo ajuda muito a atingir esse objetivo, além de um sistema de recrutamento e seleção.

Caso não seja atrativo o suficiente para o candidato, é muito provável que ele saia da empresa com pouco tempo de trabalho em busca de outra organização que possua os valores e oportunidades buscadas.

Essa rotatividade proveniente de uma contratação mal executada reflete nos resultados da equipe como um todo, que se sente afetada diante de companheiros que não buscam os mesmos resultados e não conseguem relacionar-se bem por causa dos valores incompatíveis entre eles.

Além disso, os gastos referentes ao processo de contratação, demissão e recuperação de um funcionário são altos e poderiam ser investidos na cultura, na motivação, na capacitação dos colaboradores ou em alguma outra área que possibilite o desenvolvimento da empresa e o fortalecimento da marca.

Como vimos acima, a cultura empresarial, quando bem trabalhada, traz diversos benefícios para uma organização, como um ambiente de trabalho mais organizado, objetivos e metas compatíveis com a realidade e perspectivas dos gestores e a retenção e desenvolvimento de talentos, entre outros.

E então, gostou das nossas dicas? Como sua empresa faz para deixar a cultura empresarial mais atrativa e satisfatória? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂

Para ficar por dentro das informações e curiosidades relativas à cultura empresarial, acompanhe a nossa página no Linkedin!

ebook_desvendando_a_retencao_de_talentos

atrair_talentos

(Visited 210 times, 1 visits today)

Comments

comments