A cultura organizacional é determinante na motivação dos colaboradores. E este é um tema cada vez mais importante no mundo corporativo: somente as empresas com equipes altamente motivadas conseguem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança.

Agora, você sabe o que é cultura organizacional? Continue lendo para entender seu conceito e também refletir sobre como ele é importante para gerar satisfação, atrair e reter os melhores talentos para o seu negócio!

O que é cultura organizacional?

Comecemos por conceituar cultura organizacional. Ela nada mais é do que um sistema de valores compartilhado por todos os membros de uma organização. É o que diferencia uma empresa da outra. Dito de outra forma, trata-se do conjunto de características valorizadas, compartilhadas e utilizadas por todos para atingir os objetivos estratégicos e manter o negócio vivo.

Por que a cultura organizacional é importante?

Desenvolver e fortalecer a cultura organizacional permite que todos os envolvidos em um negócio melhorem sua compreensão das relações de poder, regras (documentadas ou apenas verbalizadas), interesses, comportamentos, etc.

E é importante ressaltar que cada empresa possui sua própria cultura. É no dia a dia que colaboradores, clientes, fornecedores e a direção são expostos a ela em graus diferentes. Ou seja, valores, crenças, práticas, costumes são naturalmente compreendidos e influenciam o comportamento dos profissionais e também as formas com que o negócio se organiza.

Portanto, reconhecer como os processos e estruturas visíveis e invisíveis moldam o comportamento dos indivíduos é fundamental, pois a isso se deve o bom funcionamento da empresa e também a imagem que ela passa para o mercado.

Como a cultura organizacional influencia na motivação dos colaboradores?

Em um artigo publicado na Harvard Business Review, Michael D. Watkins, empresário e professor da IMD Business School, defende que a cultura organizacional é moldada por incentivos. Segundo ele:

“O melhor preditor do que as pessoas farão é o que elas são incentivadas a fazer”.

De acordo com o pesquisador, são muito importantes na motivação dos colaboradores:

  • As recompensas monetárias e não monetárias (status);
  • O reconhecimento;
  • O avanço;
  • E até as punições.

Para ele:

“O propósito crucial da cultura é orientar as pessoas a encontrar a ‘realidade’ fornecendo uma base de alinhamento de objetivos e ações compartilhadas”.

Em outras palavras, é na cultura que se encaixam as motivações para que as pessoas deem o seu melhor e, assim, consigam atingir os objetivos estratégicos da organização. O contrário também é válido: quando a cultura organizacional não é bem desenvolvida e percebida, a saúde do negócio pode ser comprometida.

A saúde é o elo entre a cultura organizacional e a motivação dos colaboradores?

Um ponto que merece bastante atenção das empresas é a saúde dos colaboradores. Quanto mais qualidade de vida as pessoas tiverem, mais e melhor elas produzirão. Sem isso, a tendência é o aumento da insatisfação e a consequente queda de desempenho e qualidade, tão importantes para a competitividade.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Colégio Americano de Medicina Ocupacional e Ambiental (ACOEM) identificou que as empresas que veem a saúde ocupacional apenas como um custo tendem a desperdiçar oportunidades de aumentar a produtividade e os resultados finais.

Foram avaliados mais de 150 mil profissionais e se descobriu que quando as pessoas com problemas de saúde estão presentes em seus postos de trabalho, elas são incapazes de executar suas plenas capacidades. Não é difícil imaginar o quanto isso é desmotivador para os colaboradores.

Como fortalecer a cultura organizacional e usar isso para motivar os colaboradores?

Agora que já delimitamos o que é cultura organizacional e entendemos como ela é importante na motivação dos colaboradores, vamos a algumas dicas para fortalecê-la:

Melhore a comunicação interna

O diálogo é muito importante na cultura de uma empresa. Para isso, é preciso trabalhar bem a comunicação interna. Ela deve ser democrática, ou seja, todos os colaboradores precisam ter voz ativa e canais por onde possam se comunicar.

A liderança precisa mostrar os direcionamentos, objetivos e metas e também estar disponível para receber feedbacks e concedê-los sempre que necessário. É tendo as informações úteis para o dia a dia operacional que as pessoas introjetam as mensagens estratégicas. E é conversando sobre todos os assuntos pertinentes ao negócio que surgem novas ideias e inovações.

Alinhe a avaliação de desempenho aos objetivos estratégicos

Muitas vezes, os profissionais são avaliados apenas por questões práticas de suas atividades. No entanto, quando se quer fortalecer a cultura da empresa, é importante que a gestão de pessoas contemple também os objetivos estratégicos relacionados às tarefas.

A avaliação de desempenho em sinergia com a estratégia empresarial faz com que as pessoas percebam mais valor nos serviços que prestam e entendam sua própria importância dentro do todo. Isso incentiva o desenvolvimento individual, ao mesmo tempo em que fortalece o espírito de equipe e a colaboração.

Incentive o crescimento profissional

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas pedem demissão no Brasil, de acordo com a consultoria Catho, é a baixa remuneração. Para 22,6% dos que mudaram de emprego em 2014 (último levantamento), ir em busca de uma nova oportunidade foi mais confortável do que renegociar o salário.

Logo, também é muito importante que os colaboradores vejam perspectivas de crescimento dentro da empresa e se sintam valorizados monetariamente. A valorização dos esforços deve ser um valor forte na cultura empresarial.

Invista em saúde ocupacional e qualidade de vida

Se a cultura organizacional é incentivadora, investir na saúde e na qualidade de vida dos colaboradores pode torná-los mais engajados.

Como o dia a dia laboral tende a ser estressante, tudo que a empresa fizer para gerar prazer, satisfação e felicidade aos seus funcionários será percebido. E o resultado é a diminuição do estresse e de outras doenças relacionadas a ele, o fortalecimento do engajamento e, consequentemente, o aumento da produtividade.

Como está a cultura organizacional da sua empresa? Ela é incentivada e percebida por todos? Se você gostou deste artigo, não hesite em compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas reflitam sobre o assunto!

ebook_valorizacao_do_funcionario

atrair_talentos

(Visited 484 times, 4 visits today)

Comments

comments