Dicas para promover um ambiente de trabalho psicologicamente seguro e saudável

27 de set. de 2022
Última alteração 1 de jun. de 2023

Sabemos que um ambiente de trabalho psicologicamente seguro e saudável impacta diretamente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas colaboradoras. Além disso, os efeitos positivos podem ser muito maiores se pensados estrategicamente e a longo prazo. 

Quer saber mais? Leia o artigo e veja dicas, boas práticas e dados que podem te ajudar a criar uma cultura organizacional mais humana e saudável. Boa leitura! 

 

O impacto de um ambiente de trabalho saudável vai além da qualidade de vida

A maioria das pessoas passa grande parte dos seus dias dedicada ao trabalho. Por isso, criar um ambiente psicologicamente seguro e uma cultura organizacional saudável é tão importante. Afinal, é quase impossível se sentir bem e produzir quando trabalhamos em ambientes de alta pressão, sem suporte, com muitas inseguranças e medo. Isso tudo pode ocasionar demissões silenciosas (quiet quitting) , movimento causado pela falta de valorização das pessoas colaboradoras, e outros diversos fatores que podem contribuir para que cresça o sentimento de insatisfação dentro do ambiente de trabalho. É a partir dessas condições que muitos acabam considerando a demissão como única solução prática e viável para que sua saúde seja priorizada. 

Um ambiente de trabalho psicologicamente saudável é aquele onde todas as pessoas têm espaço para expor suas ideias e opiniões sem medo de serem oprimidas. Elas podem aprender, tentar e errar sem nutrir sentimentos de medo ou vergonha, pois o erro é considerado uma chance de aprendizado e melhoria. 

Além de promover bem-estar, saúde mental e qualidade de vida para as pessoas colaboradoras, espaços psicologicamente seguros possibilitam o aumento de produtividade e entregas de qualidade.De acordo com um artigopublicado pelo jornal The New York Times, 5 aspectos fundamentais impactam a performance das equipes nas empresas:

  • Segurança psicológica:Expor ideias e ações sem sentir insegurança ou vergonha;
  • Confiabilidade:Promover um ambiente seguro para contar com as pessoas do seu time, obtendo, consequentemente, entregas e resultados mais efetivos;
  • Estrutura e clareza: Mapear objetivos e metas a serem atingidas;
  • Significado do trabalho: Enxergar a importância e o valor do seu trabalho na empresa;
  • Impacto do trabalho: Entender se seu trabalho possui impacto positivo na vida das pessoas de alguma forma.

Essa mesma pesquisa chegou à conclusão que, desses 5 pilares fundamentais, a segurança psicológica é claramente o elemento mais importante para criar equipes de alta performance e saudáveis. 

 

Dicas para implementar ações práticas 

Agora que já entendemos a importância da segurança psicológica no ambiente de trabalho, é fundamental listar quais decisões devem ser tomadas para tirar isso do papel. O primeiro passo para tornar a segurança psicológica uma realidade constante no ambiente organizacional é optar por ferramentas que auxiliem este processo, como por exemplo:

 

Busque qualificar as lideranças:

De acordo com um levantamento feito pela consultoria de recrutamento Michael Page, oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa das lideranças.  A liderança é uma peça fundamental para inspirar e capacitar os times de forma efetiva. Sendo assim, é dever do RH promover treinamentos, webinars e workshops que ofereçam oportunidade de aprendizado a esse grupo, a fim de construir uma cultura organizacional saudável e de cuidado. 

 

Estimule a integração:

Como dissemos anteriormente, as pessoas passam muito tempo trabalhando. Então, um clima organizacional inclusivo gera um ambiente de trabalho construtivo e saudável. Para criar o espírito de comunidade e trabalho em equipe, é essencial incentivar o diálogo entre os times para que todos se conheçam, conversem e se ajudem. Além de melhorar a comunicação interna, o trabalho se torna muito mais fácil quando existe um bom convívio social! Também é essencial estimular a diversidade, inclusão e acolhimento de todas as pessoas.

 

Forneça feedbacks e dê reconhecimento:

Uma cultura de feedbacks frequentes ajuda profissionais a saberem o que é esperado de seu desempenho, dessa forma, é possível diminuir sentimentos como ansiedade e estresse, por exemplo. Além disso, quando as lideranças adotam essa postura aberta e de suporte, identificando boas contribuições das pessoas colaboradoras no dia a dia, elas estabelecem um convívio de confiança e reconhecem o valor e a importância de cada pessoa para o time. E as pessoas colaboradoras têm a segurança de pertencer.

 

Promova o acolhimento como cultura da empresa:

Para 63% das pessoas colaboradoras, não há apoio das lideranças quando diagnosticadas por algum transtorno de saúde mental, segundo dados da pesquisa da Talenses e Wellz.Oferecer tratamento e estratégias de bem-estar e saúde mental são pilares fundamentais de uma empresa que acolhe suas pessoas. Mas, esses cuidados precisam estar presentes no dia a dia, como parte da cultura da empresa, desde as conversas com as lideranças até às demandas de trabalho. 

 

Faça pesquisas de clima organizacional:

A pesquisa de clima organizacional é fundamental para que o RH e as lideranças entendam, de fato, como se encontra a satisfação das pessoas colaboradoras e quais são suas reais necessidades. A partir dos resultados, podem ser traçadas estratégias de resoluções e melhorias. 

 

Com esse objetivo, o Wellz, solução de saúde mental desenvolvida pelo Gympass, criou um teste gratuito em agosto de 2022 para mensurar o nível de segurança psicológica das empresase já obteve mais de 700 respostas. De acordo com os resultados, 68% das pessoas trabalham em empresas sem uma boa segurança psicológica.

Outros dados de grande relevância também coletados neste mesmo teste mostram que em empresas sem boa segurança psicológica:

  • 9 em cada 10 pessoas dizem que, se cometem um erro em sua equipe, geralmente isso recai sobre elas;
  • 7 em cada 10 pessoas revelam que não conseguem falar sobre problemas e situações difíceis no trabalho;
  • 8 em cada 10 pessoas acreditam que não é seguro arriscar em sua equipe;
  • 8 em cada 10 pessoas afirmam que é difícil pedir ajuda a outras pessoas da sua equipe;
  • 8 em cada 10 pessoas declaram que suas habilidades e talentos não são valorizados e utilizados nas tarefas em equipe.

Esses resultados deixam claro o grande potencial de ações e iniciativas que ajudam a aumentar a segurança psicológica nos ambientes de trabalho. Entender como a falta de suporte e cuidado pode acarretar diversos problemas, não apenas para as pessoas colaboradoras, mas também para a empresa, e estar atento(a) aos sinais e feedbacks que as equipes dão, são passos iniciais nessa jornada de cuidado.

 

Gostou das nossas dicas e do conteúdo?

Deixe seu comentário e nos conte quais ações você tem aplicado aí na sua empresa com resultados positivos. Vamos adorar saber!

Acreditamos que a melhor forma de conquistar resultados positivos é através de uma solução integrada de corpo e mente focada no cuidado e bem-estar. 

Fale com um dos consultores do Wellz para cuidar melhor do seu time e saiba mais! 😉


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.