Além do desgaste natural da rotina da jornada de trabalho, por diversas vezes nos deparamos com situações que nos fogem do controle. Esses problemas acabam nos estressando, afetando nosso desempenho e até mesmo nossa saúde. Em vista disso, muitas empresas têm investido cada vez mais em soluções para diminuir o estresse no ambiente de trabalho, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores e mantendo-os saudáveis, motivados e produtivos.

Algumas dessas ações realizadas pelas empresas normalmente não exigem grandes investimentos financeiros, e mesmo aquelas que requerem um maior desembolso trazem excelentes resultados, compensando o valor gasto.

No post de hoje, você encontrará algumas dicas sobre o que fazer para manter o controle de suas atividades e gerenciar sua equipe de um modo que proporcione um ambiente mais saudável e sem estresse para seus colaboradores. Confira!

1. Ofereça um ambiente confortável

A empresa pode investir nas cores e na decoração para trazer um ar mais alegre para o ambiente. Esse método é muito usado por grandes empresas, como o Google, por exemplo, e traz ótimos resultados para a melhoria do clima organizacional e para a redução do turnover, isto é, a rotatividade de pessoal.

Quando o funcionário encontra um ambiente agradável para passar seu dia e interage com seus colegas de trabalho, sua jornada torna-se menos desgastante e mais prazerosa.

2. Crie uma agenda equilibrada

Como gestor, fique por dentro das atividades desempenhadas pelos seus colaboradores e certifique-se de que estão sendo executadas de maneira equilibrada. Por outro lado, é importante que os funcionários sempre planejem suas tarefas diárias como forma de manter o controle das atividades em vez de se estressar correndo contra o tempo.

O que diferencia a causa do estresse de uma pessoa para outra é a forma como ela contorna os problemas, a frequência com que essas dificuldades aparecem, e a maneira como os conflitos do ambiente de trabalho são levados para a vida pessoal.

Por isso, busque um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, ou seja, estabeleça um limite para cada uma e não leve problemas da vida pessoal para o trabalho e, principalmente, evite levar trabalho para casa – deixe seus problemas profissionais na empresa.

3. Incentive trabalhos em grupo

A realização de atividades em conjunto com outros colegas de trabalho traz experiências prazerosas e incentiva o relacionamento saudável entre os membros da equipe. Essa é uma das ações mais importantes para gerar um clima organizacional saudável.

A união da equipe proporcionada pela interação entre os colaboradores resulta também no aumento do aprendizado, da criatividade e do desempenho de forma geral.

4. Melhore a comunicação

A má comunicação desmotiva – e muito – os colaboradores e pode causar diversos conflitos dentro da organização, como fofocas, ressentimentos e especulações.

Portanto, descubra a melhor maneira de conversar com cada perfil de funcionário, tenha bem definidos os papéis e responsabilidades individuais e comunique-se por meio de feedbacks que permitam ao funcionário analisar seu desempenho e ter mais segurança quanto ao emprego.

5. Mantenha uma boa alimentação

Não permita que seus funcionários trabalhem durante o momento do almoço. Esse momento é muito importante para que o colaborador descanse a cabeça por um tempo e interaja com outros colegas.

Se você atende ao telefone para resolver assuntos do trabalho durante o tempo de intervalo, conversa com os demais companheiros somente sobre assuntos referentes à empresa e não consegue se desligar dos compromissos, você é um forte candidato a ter altos níveis de estresse no ambiente de trabalho e, consequentemente, na vida pessoal.

Busque manter uma alimentação saudável e sem grandes intervalos entre uma refeição e outra, pois a falta de equilíbrio do corpo e uma saúde frágil podem piorar seu estresse e desencadear uma série de outros problemas de ordem física e emocional.

6. Proporcione momentos de descontração

O gestor não precisa se limitar somente às atividades em grupo relacionadas ao trabalho para incentivar a interação entre os colaboradores e proporcionar um ambiente menos estressante.

Ações como a comemoração dos aniversariantes na última sexta do mês, gincanas, trabalhos solidários e palestras motivacionais, por exemplo, diminuem o desgaste do dia a dia, trazem bons resultados para a melhoria do desempenho da equipe e aumentam a sensação dos funcionários de que os gestores realmente valorizam a equipe.

7. Realize pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional têm como objetivo investigar as relações interpessoais e o clima dentro da empresa. O gestor precisa realizar esse levantamento regularmente e agir diante das oportunidades encontradas.

Em contrapartida, é fundamental que os funcionários sejam sinceros e encarem a avaliação com seriedade, pois esse é o momento que eles têm para expor sua insatisfação em relação a algumas políticas de gestão de pessoas e elogiar as boas ações que devem continuar.

8. Incentive a prática de atividades físicas para diminuir o estresse no ambiente de trabalho

As atividades físicas ajudam a diminuir a ansiedade do dia a dia e são um excelente parceiro no combate à depressão. Durante as atividades físicas, o funcionário pode conhecer pessoas, se divertir, cuidar da saúde, quebrar a rotina, descobrir novos hobbies, além de muitos outros benefícios que proporcionam bem-estar e diminuem o estresse.

O gestor pode incentivar a realização de atividades físicas de forma mais descontraída, promovendo uma competição de perda de peso, ou sorteando entre os funcionários que alcançarem as metas uma mensalidade na academia, por exemplo.

A empresa pode entrar em contato com organizações que oferecem planos de passe livre em academias como forma de diminuir custos e disponibilizar um local bem equipado sempre perto para o funcionário se exercitar. Por meio dessas ações, a empresa incentivará tanto a prática de atividades físicas quanto o aumento da produtividade.

O cuidado com a saúde do colaborador tem um resultado direto na diminuição do estresse no ambiente de trabalho. Pessoas que mantêm relações saudáveis com outros são respeitadas dentro da empresa. Por se sentirem mais seguros quanto à sua situação na organização, saberem como podem melhorar o seu desempenho e estimularem constantemente o corpo por meio de exercícios, os funcionários conseguem lidar melhor com frustrações e sentimentos negativos, problemas esses que poderiam levar ao desgaste e ao estresse.

Gostou das nossas dicas sobre como reduzir o estresse no ambiente de trabalho?

O que você faz para lidar com o estresse do dia a dia? Deixe nos comentários o que você faz e compartilhe suas dicas com a gente! 🙂

Acompanhe também nossa página no Linkedin para descobrir mais sobre como melhorar a produtividade dos seus funcionários e manter sua equipe saudável.

ebook_programas_de_qualidade_de_vida

atrair_talentos


(Visited 1.784 times, 3 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR) España France Italia United Kingdom United States