Bem-Estar Corporativo

8 dicas sobre como evitar o estresse no trabalho

31 de mar. de 2017
Última alteração 3 de abr. de 2024

Sabe quando você escuta uma música e depois não consegue tirá-la da sua cabeça, não importa o que faça? Ela simplesmente gruda na sua mente e nada faz você se esquecer dela. Não é possível nem se lembrar de outras músicas. 

Às vezes, o estresse no trabalho também pode fazer isso. Só que, ao contrário de uma simples canção, pode causar diversos problemas e afetar sua saúde e qualidade de vida. Ele se torna um elemento constante e recorrente que atrapalha suas tarefas diárias, interfere nos seus pensamentos e até influencia a forma com que você toma uma decisão ou enxerga as situações.

Um local de trabalho que provoca esse tipo de estresse contribui para a alta rotatividade de pessoal e o burnout, o que pode trazer diversas consequências, tanto para a vida pessoal quanto profissional das pessoas envolvidas, assim como para a própria empresa. No entanto, nenhuma organização precisa funcionar dessa forma. É totalmente possível cultivar um ambiente livre de estresse, em que os colaboradores podem explorar seu potencial e cuidar de sua saúde e bem-estar. A seguir, vamos mostrar oito dicas valiosas para ajudar você e sua equipe a lidar com o estresse no dia a dia.

Banner do canal do WhatsApp 'Gympass Para Empresas'

O que é estresse no trabalho

O estresse no trabalho é resultado da pressão e das exigências feitas aos colaboradores no cenário profissional sem o devido controle e apoio, como prazos muito rigorosos, cargas de trabalho excessivas, acúmulos de funções e tarefas, problemas de gestão e questões interpessoais. É um assunto sério que, além de reduzir a produtividade e o engajamento, pode levar a problemas de saúde física, emocional e psicológica, entre eles a exaustão, aumento da pressão arterial, dores de cabeça recorrentes, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, doenças cardíacas, entre outros.

Além do mais, o estresse no trabalho também é ruim para as empresas, já que pode contribuir para a perda da motivação dos colaboradores, falta de foco, desânimo, baixa no desempenho, absenteísmo, gastos com licenças médicas e falta de perspectiva profissional. Em uma pesquisa da TalkSpace publicada em 2022, por exemplo, a cada duas pessoas, uma disse sentir-se muito esgotada ou achar o trabalho estressante. Um terço dos profissionais considera que sua felicidade foi afetada pelo estresse no trabalho, e 40% deles planejam se demitir nos próximos anos. Isso representa um grande desafio para as organizações, em particular quando o assunto é a saúde mental das equipes.

Mas não se preocupe, pois evitar tais cenários não é nenhum bicho de sete cabeças. Reunimos algumas recomendações, medidas e práticas que podem ajudar a promover um ambiente de trabalho saudável, transparente, colaborativo e, acima de tudo, livre de estresse. Confira a seguir:

  1. Manter uma comunicação clara

Uma comunicação clara e eficaz é importante em todos os níveis de uma empresa, seja em um boletim informativo voltado para a administração executiva ou no bate-papo cotidiano entre os colaboradores. Se, por um lado, problemas de comunicação podem provocar situações estressantes entre as equipes, expressar-se de forma aberta e direta pode ajudar a criar um ambiente seguro, transparente e de confiança. É um fator que contribui para o alinhamento entre as pessoas, ajuda a compreender as expectativas e evita o estresse.

Há diversas maneiras de aprimorar a comunicação em sua empresa, e a melhor escolha é a que for mais adequada para sua equipe e atender às suas necessidades específicas. Veja alguns exemplos:

  • Definir reuniões de equipe regulares que todos se mantenham atualizados;
  • Usar ferramentas de comunicação, como o Slack, com canais abertos para compartilhamento de informações;
  • Criar e compartilhar mensagens de acompanhamento após reuniões;
  • Agendar reuniões individuais com cada colaborador;
  • Permitir que os colaboradores exponham suas ideias ou preocupações em reuniões abertas do Zoom ou Teams com a liderança;
  • Enviar um boletim informativo semanal com informações sobre a empresa, conquistas dos membros da equipe e cronograma com os próximos eventos.

  1. Promover o bem-estar no local de trabalho

Programas de bem-estar no ambiente de trabalho são uma ótima forma para os colaboradores relaxarem e cuidarem de sua saúde, além de ajudar sua equipe a controlar o nível de estresse e dar a ela o preparo emocional necessário para lidar com os desafios do dia a dia.

Há inúmeras maneiras de apoiar a saúde e bem-estar no trabalho. Sua empresa pode, por exemplo, investir em benefícios corporativos nesse sentido e oferecer inscrições em academias ou estúdios fitness, promover programas de combate ao tabagismo, incentivar uma alimentação consciente, disponibilizar lanches mais saudáveis, trazer profissionais para aulas de ginástica nas dependências da organização ou fazer desafios relacionados ao progresso nas atividades físicas.

Além disso, não se esqueça da saúde mental e emocional, pois as empresas também precisam apoiar esse aspecto indispensável para o bem-estar dos colaboradores. É possível oferecer assinaturas de aplicativos de meditação, incentivar a prática de modalidades de ioga ou Tai Chi Chuan, cobrir os custos com sessões de terapia ou com programas de aconselhamento em parte ou na íntegra, assim como ampliar as políticas de folga e férias para permitir que as pessoas possam descansar por mais tempo quando precisarem.

Plano de combate ao burnout.png

  1. Facilitar a socialização

As atividades sociais ajudam os colaboradores a se conectar em um nível pessoal, fortalecendo as relações com seus colegas de trabalho. Além das amizades profissionais deixarem as pessoas mais felizes, elas tornam o trabalho menos estressante e mais divertido. Segundo pesquisa, trabalhar com um amigo ou amiga não só torna o cotidiano mais agradável, como também aumenta a produtividade. Isso também possibilita estabelecer vínculos que vão além da empresa e se tornam parte da vida pessoal.

As atividades de team building e integração de equipes podem ser feitas durante o horário normal de trabalho, como almoços em grupo e brincadeiras virtuais, ou fora do expediente, com desafios de condicionamento físico, happy hours ou confraternizações com todos os membros. Caso você esteja pensando em promover ações do tipo fora do horário de expediente, considere a possibilidade de oferecer apoio para cuidar das crianças dos colaboradores ou tornar os eventos familiares, para todas as idades. Assim, é possível evitar o estresse das pessoas que têm responsabilidades domésticas.

  1. Incentivar folgas regulares

Tirar uma folga do trabalho é essencial para lidar com o estresse. É um tempo livre que dá aos colaboradores uma pausa na pressão do cotidiano, para poderem relaxar, descansar e recarregar as baterias. Além disso, deve ser uma prática regular, já que contribui para a saúde e bem-estar dentro e fora da empresa. Estudos mostram que, quando as pessoas voltam de um recesso ou férias bem aproveitadas, mesmo que não sejam longas, elas têm mais motivação e engajamento com o trabalho, os indicadores de estresse e burnout são reduzidos, e cai também o uso de medicamentos antidepressivos.

Criar uma cultura que ofereça um regime de folga regular permitirá que os colaboradores cuidem do seu bem-estar para que o estresse nunca chegue a um ponto crítico. Isso começa com uma política que possibilite folgas remuneradas suficientes, sejam dias de descanso todas as semanas, férias bem distribuídas, períodos sabáticos ou afastamentos mais prolongados quando necessário.

Em seguida, é importante ter uma comunicação direta sobre a importância do descanso por meio de folgas e férias. Para isso, você pode compartilhar histórias de colegas sobre suas folgas, destacar seus hobbies e falar da vida que as pessoas têm fora da empresa. Incentivar essa atitude pode fazer com que os membros da sua equipe se sintam seguros para se afastar do trabalho, descansar e investir em sua saúde e bem-estar.

  1. Cultivar a flexibilidade no trabalho

A flexibilidade é um método poderoso para lidar com o estresse no trabalho. Regimes flexíveis podem ajudar seus colaboradores a organizar melhor seus horários, aproveitar o dia, reduzir o cansaço, melhorar a saúde mental e contribuir para uma maior produtividade.

De acordo com uma pesquisa feita pelo International Workplace Group (IWG), 85% das mais de 15 mil pessoas entrevistadas acreditam se sentir mais produtivas devido a uma rotina de trabalho mais flexível. Além disso, o Guia Salarial 2023 da empresa de recrutamento Robert Half, revelou que um modelo de trabalho flexível é o fator mais importante para 43% dos profissionais na busca de um emprego. Seja com o trabalho remoto ou híbrido e outros regimes alternativos, dar essas opções aos colaboradores pode promover a qualidade de vida no trabalho e render ótimos resultados para todas as partes envolvidas.

  1. Respeitar os horários do expediente

Quando os colaboradores sentem a necessidade de estar em “modo de trabalho” fora do expediente, podem sofrer o impacto do estresse ocupacional em suas vidas pessoais. Isso pode ter consequências negativas para seu rendimento, saúde mental, bem-estar e satisfação no trabalho. Segundo pesquisa conduzida pelo instituto americano The Conversation, 70% das pessoas cujos chefes exigiam resposta para e-mails e outros meios de comunicação digital após o expediente apresentaram níveis elevados de estresse e sofrimento psíquico. Essa cultura de estar sempre disponível pode tornar as fronteiras entre casa e trabalho muito tênues e resultar em sérias consequências.

Definir e respeitar a jornada de trabalho ajuda os colaboradores a se organizar melhor, produzir bem e aproveitar seu tempo. Procure deixar claro para sua equipe que ela não precisa responder a e-mails, chats ou chamadas fora do horário comercial.

  1. Revisar a carga de trabalho

O volume excessivo de tarefas e o acúmulo de atribuições são causas comuns de estresse no trabalho para os colaboradores. Isso pode acontecer, por exemplo, quando você precisa assumir uma carga crescente de responsabilidades, lidar com as demandas da gerência, participar de vários projetos em equipe e ainda cuidar de problemas pessoais. Uma estimativa conjunta entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontou que o excesso de trabalho pode elevar o risco de derrame, doenças cardíacas e outros problemas que provocam a perda da capacidade de trabalhar.

A gerência pode apoiar jornadas de trabalho adequadas ao analisar e discutir as atribuições atuais com seus colaboradores. Isso ajuda a identificar as tarefas que podem ser removidas ou automatizadas para aliviar a demanda, além de ser uma oportunidade para entender como as pessoas se sentem e o que precisam para avançar em seus projetos. Conduzir reuniões regulares do tipo ajuda a evitar o burnout e mantém as equipes motivadas e engajadas.

  1. Definir expectativas claras

É importante que seus colaboradores saibam quais resultados se esperam deles e participem do processo de definição de metas. Qualquer ambiguidade ou mal-entendido pode abrir espaço para o estresse, a dúvida e a insegurança. A transparência em relação às tarefas, prazos e expectativas ajudará a garantir que tanto a empresa quanto as equipes estejam alinhadas e tenham limites claramente estabelecidos.

Outro ponto importante é que sejam atribuídos objetivos realistas. Definir padrões muito altos ou exigências em excesso pode resultar em uma carga de trabalho excessiva, fazendo com que os níveis de estresse aumentem. Um relatório da Reclaim.ai aponta que apenas 12% das pessoas entrevistadas são totalmente produtivas no trabalho. O restante apresenta problemas, sobretudo devido ao excesso de trabalho e ao estresse decorrente de metas irreais. Quando a gerência e os colaboradores estão de acordo em relação às metas, é possível definir expectativas alinhadas e cargas de trabalho gerenciáveis para ajudar a evitar o esgotamento, manter um alto nível de produtividade e cultivar o bem-estar no trabalho.

Como tornar o local de trabalho um ambiente seguro e acolhedor

Em essência, saber como evitar o estresse no trabalho significa cuidar do bem-estar de seus colaboradores. O estresse é um sinal de que há algo errado que está afetando as pessoas de forma negativa. Se não for tratado, pode prejudicar sua saúde e reduzir seu desempenho. Quando as empresas se concentram em melhorar o bem-estar das suas equipes, tais problemas costumam desaparecer.

Muitas organizações sistematizam o apoio à saúde e à qualidade de vida dos colaboradores através de programas de bem-estar. Empresas que usam as estratégias corretas colhem bons frutos, e os estudos mostram que elas podem melhorar o retorno sobre o investimento (ROI), aumentar o engajamento, a retenção e a produtividade, além de atrair novos talentos com maior facilidade.

Você quer criar um ambiente em que os colaboradores possam crescer e prosperar, não é mesmo? O Gympass pode auxiliar você a cultivar uma empresa mais saudável e feliz por meio do acesso a milhares de academias e a dezenas de aplicativos voltados para a saúde. Fale com um de nossos especialistas em bem-estar para saber como podemos ajudar a traçar um caminho rumo ao bem-estar da força de trabalho!

Fale com um especialista em bem-estar_BR1.png

Referências


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.