Sua empresa compreende a importância de promover a diversidade? Investir nela significa investir no enriquecimento cultural e na marca empregadora da organização, mas também representa uma mudança de mentalidade no ambiente de trabalho, para conscientizar os colaboradores e engajá-los. Sendo assim, muitas vezes as companhias se deparam com alguns desafios ao implementar iniciativas focadas nessa frente. Pensando em tudo isso, o Gympass promoveu um evento em São Paulo entre lideranças de empresas e da área de Recursos Humanos para proporcionar a troca de experiências e a discussão do tema.

“Precisamos fazer com que essa seja uma agenda frequente nas empresas”, disse Luana Génot, fundadora do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil e uma das convidadas do painel. Além dela, também participou o presidente da Bayer do Brasil, Theo van der Loo. Juliana Abreu, sócia do The Boston Consulting Group (BCG) e líder do Women’s Initiative Latam, foi a mediadora do bate-papo.

Luana compartilhou um pouco da sua vivência como mulher negra no mundo corporativo e como isso a motivou a criar uma instituição que luta pela igualdade racial. “Na minha trajetória, sempre foi assim: eu falava várias línguas, queria estar na liderança, mas diziam que eu não tinha o perfil”, contou.

Theo também é muito reconhecido pelo seu envolvimento com a causa, principalmente depois de uma publicação sua no LinkedIn denunciando o racismo em uma seleção de emprego viralizar nas redes sociais. “Se fosse um negro falando, seria ‘mimimi’. Só teve toda essa repercussão porque sou branco e CEO”, explicou.

Durante o encontro, os convidados falaram muito sobre como é importante que outras áreas da empresa (principalmente a alta liderança) estejam envolvidas na promoção da diversidade. “São debates que precisam ser feitos ao longo do ano e de forma transversal. Não é só o RH”, argumentou Luana. Juliana também reforçou essa ideia, ao revelar que um estudo interno do BCG constatou que a principal barreira envolvida nesse tema no Brasil era o apoio da liderança para promover diversidade.

Ao longo do bate-papo, foram apresentados dados que comprovam a relevância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Juliana comentou sobre um estudo que mostrou que empresas com políticas de diversidade são mais inovadoras. Além disso, segundo outra pesquisa, investir em diversidade gera crescimento adicional de 3,75%.

Entretanto, os convidados apontaram que, apesar de serem dados importantes que enfatizam o poder transformador dessas iniciativas, é preciso lembrar que eles não são determinantes. “Se provarem que ter mais negros na empresa não faz diferença em resultado, vamos deixar de fazer? Não! Fazemos porque é certo e não apenas porque é bom para o negócio”, ressaltou Theo. A Bayer possui um Comitê da Diversidade, que trabalha com os seguintes grupos de afinidade: raça, gênero, gerações, pessoas com deficiência e LGBT.

De acordo com Theo, conscientizar os gestores a buscarem minorias na hora de contratar e enxergarem isso como uma prioridade é um de seus maiores desafios. “Se todo mundo concorda que algo precisa ser feito, por que não paramos e fazemos?”, afirmou. Também não adianta investir na contratação e esquecer de trabalhar com os colaboradores para tornar o ambiente receptivo à diversidade. “Pense bem: sua empresa está preparada para receber essas pessoas?”, questionou Luana.

No encontro, líderes de diversas empresas compartilharam as iniciativas que estão adotando e as dificuldades que têm encontrado nesse processo. Inclusive, o Country Manager do Gympass no Brasil, Leandro Caldeira, falou sobre o Comitê de Diversidade que foi criado internamente, com uma série de ações concentradas em três pilares: mulheres na liderança, pessoas com deficiência e etnias. Cesar Carvalho, fundador e CEO do Gympass, também estava presente e reforçou a importância desse projeto focado em diversidade.

Gostou deste artigo sobre os desafios da diversidade no ambiente corporativo? Então confira também este texto sobre as empresas mais amadas pelos seus funcionários.

ebook_valorizacao_do_funcionario 

(Visited 342 times, 1 visits today)

Comments

comments