Bem-Estar Corporativo

Educação financeira e a saúde mental de seus colaboradores

26 de set. de 2022
Última alteração 1 de jun. de 2023

Empresas que desejam contar com os melhores profissionais estão aprendendo que há uma nova demanda por benefícios corporativos para além dos tradicionais; hoje em dia, saúde e bem-estar, incluindo financeiro, são cada vez mais importantes.

Nunca se falou tanto em saúde mental como nos últimos dois anos e meio. Com a pandemia, o tema começou a ser discutido em ambientes corporativos e hoje, empresas têm um papel fundamental em apoiar seus colaboradores em sua jornada de bem-estar, físico e mental.

Há muitos fatores que podem influenciar a saúde de um funcionário, e programas de bem-estar corporativos deveriam abordar todas as frentes. Uma delas é a educação financeira, que possui impacto direto e profundo na saúde mental dos colaboradores.

 

Educação financeira e saúde mental dentro das empresas

Ter boa saúde financeira traz senso de otimismo e equilíbrio para uma pessoa. Conhecer suas finanças pessoais e gerenciá-las de maneira saudável é uma forma de bem-estar; querendo ou não, o dinheiro nos possibilita comprar alimentos, ter acesso à educação, serviços de saúde, lazer, transporte, moradia, entre outros.

Em momentos de crise econômica e incerteza política, mudanças podem ocorrer em salários, preços de alimentos, transporte, aluguel. Esses fatores acabam afetando diretamente os colaboradores, e os empregadores precisam estar atentos aos efeitos que a instabilidade traz para a saúde dos funcionários – e o desempenho deles no trabalho. É por isso que educação financeira se torna um pilar essencial no cuidado com seus funcionários.

Saber economizar, gastar, gerir o próprio dinheiro e planejar o orçamento são aprendizados adquiridos por meio da educação financeira. Saber que se algum imprevisto acontecer os colaboradores conseguirão contornar o problema facilmente também se torna importante; todos fatores que inevitavelmente têm impacto na saúde mental de cada um de seus funcionários.

 

O cenário financeiro atual dos brasileiros

Segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual referente a julho de 2022 de famílias brasileiras com dívidas a vencer atingiu a marca recorde de 78%. O aumento em relação ao mesmo mês de 2021 foi de 6,6 pontos percentuais.

</i>

Fonte: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

 

O total de famílias com dívidas ou contas em atraso ficou em 29% em julho deste ano, ante 28,5% em junho e 25,6% em julho do ano passado. Dessas famílias, 10,7% disseram não ter como pagar os compromissos assumidos.

Esses dados mostram o cenário financeiro atual dos brasileiros; dentro da sua empresa, isso pode não ser diferente. Faz-se necessário trabalhar a educação financeira dos colaboradores o quanto antes.

 

Como trabalhar a educação financeira dos colaboradores

Em pesquisarealizada em maio deste ano, pela fintech Onze, 30,6% dos entrevistados afirmaram que a preocupação com dinheiro afeta o desempenho no trabalho, sendo que o principal sintoma é a perda de sono motivada pela aflição financeira (59,1% dos respondentes). Além disso, 54,8% revelaram perda de foco e 20,3% mau-humor e impaciência com os colegas. O impacto na saúde mental e bem-estar geral dos funcionários devido ao mau gerenciamento das finanças pessoais é claro.

Fonte: Onze

 

Levando em consideração o relatório, 74% dos entrevistados afirmam que o dinheiro é sua maior preocupação e 31% têm o rendimento no trabalho afetado pelo tema. A média é de 25% de trabalhadores impactados pelo estresse financeiro, 1 em cada 4 trabalhadores com carteira assinada.

O relatório da Onze mostra o quão importante é contar com programas voltados à educação financeira e saúde mental dentro das empresas, como parte integrante de um programa de bem-estar robusto e difundido pela organização.

A Mobills, app de gerenciamento de finanças pessoais, indica um passo a passo simples de como você, profissional de RH, pode começar a ajudar seus colaboradores a cuidarem de sua saúde financeira:

  1. Faça uma análise da saúde financeira de seus colaboradores.Assim, será possível mapear o número de pessoas que enfrentam dificuldades econômicas, possuem dívidas ou não sabem como gerenciar seu dinheiro. Com esses dados, é possível entender o quanto seus colaboradores precisam de ajuda para melhorar sua saúde financeira.
  2. Entenda que ter uma boa saúde financeira impacta diretamente a saúde mental de seus colaboradores.Que tal criar um programa de bem-estar para oferecer aos funcionários, para que eles cuidem do físico e do mental, deles mesmos e de suas famílias?  
  3. Procure um parceiro especialista no assunto.A Mobills e o Gympass, o mais completo benefício corporativo de bem-estar, podem ser seus parceiros nessa jornada de cuidado com seus colaboradores.

 

Para além da educação financeira: pensando no bem-estar holístico dos colaboradores

A educação financeira é essencial para se ter uma boa saúde mental. Mas também existem outras frentes que podem ser oferecidas para cuidar do bem-estar de cada funcionário e seus familiares, de forma integrada:

  • Sessões de psicoterapia
  • Meditação guiada
  • Guias de nutrição e alimentação
  • Acesso a academias e estúdios
  • Auxílio na criação de hábitos saudáveis

 

Contar com um parceiro na jornada de bem-estar da sua empresa pode ser definidor no sucesso do seu programa de saúde. O Gympass está aqui para te ajudar.

 

 

Sobre a Mobills

A Mobills é uma plataforma de soluções financeiras, que tem como principal objetivo proporcionar liberdade financeira para seus clientes, por meio de ferramentas próprias. Entre as soluções, é possível contar com o quiz do cartão de crédito ideal, com consultoria personalizada e o gerenciador financeiro, disponível na versão web e mobile, que já ultrapassou os 10 milhões de downloads. No aplicativo, é possível integrar contas bancárias e cartões, fazer o planejamento financeiro, criar metas e objetivos, entre outras funcionalidades.

Sobre o Gympass

O Gympass é uma plataforma completa de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais para que as pessoas se sintam bem. Fazemos isso reinventando o bem-estar, tornando-o universal, envolvente e acessível. Empresas no mundo todo confiam na variedade, conveniência e flexibilidade incomparáveis do Gympass para contribuir com a saúde e a felicidade de seus funcionários. 

Com mais de 50.000 parceiros de fitness, 1.300 aulas sob demanda, 2.000 horas de meditação, 1.000 receitas saudáveis, sessões individuais de terapia semanais e centenas de personal trainers, o Gympass apoia todas as formas de bem-estar. Temos parcerias com as melhores soluções de bem-estar em vários países na América do Norte, América Latina e Europa.

 


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.