Bem-Estar Corporativo

Como oferecer o benefício da atividade física no trabalho

21 de mar. de 2023
Última alteração 28 de nov. de 2023

Ser workaholic, definitivamente, está fora de moda. Se no passado fazer dezenas de horas extras e abrir mão de sua própria saúde em prol da empresa era um sinal de comprometimento com o negócio, hoje essa realidade mudou. Viver para o trabalho já não é algo bem-visto no mundo corporativo, e a tendência é que cada vez mais colaboradores busquem uma harmonia entre sua vida pessoal e profissional.

As empresas têm se adaptado a essa nova realidade e oferecido benefícios às suas equipes, buscando ajudar os colaboradores a ter uma rotina em que sua profissão e sua vida pessoal façam parte de uma mesma experiência positiva e recompensadora. Um deles é o benefício da atividade física no trabalho: são diversos recursos voltados a estimular o exercício e o cuidado preventivo com a saúde do time.

Ofertar diferentes opções de atividades e exercícios aos membros do time pode gerar inúmeras vantagens para o negócio e, claro, para os colaboradores também. Por isso, trazemos a seguir informações relevantes que ajudarão você a adotar essa ideia em sua organização e colaborar com a saúde e o bem-estar de toda a equipe.

Lead Magnet_PT-BR.png

Como funcionam os benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são, de forma resumida, uma série de recompensas que os colaboradores de uma empresa recebem de forma adicional ao seu salário mensal.

Cada empresa oferece os benefícios que achar melhor, já que existem muitas opções: planos de saúde ou convênios médicos, auxílio financeiro para cobrir gastos com deslocamento da equipe, vouchers de incentivo para fins educacionais ou culturais, apoio na compra de equipamentos para equipes em trabalho remoto e muito mais.

Esses recursos são diferentes dos benefícios trabalhistas, já previstos em lei. São ofertas complementares que as organizações decidem conceder à sua força de trabalho para melhorar a atraçãoretenção de talentos e se tornar mais competitivas no mercado de trabalho. 

Além disso, oferecer esses benefícios também ajuda a melhorar o employee experience, fazendo com que cada membro do time se sinta valorizado e apoiado pela empresa. Isso cria uma rotina mais positiva e gera um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos, impactando diretamente na produtividade das pessoas.

Um dos benefícios que mais colaboram para o aumento da produtividade são os planos e convênios com academias e estúdios, onde a equipe pode se exercitar e cuidar da saúde. Estudos indicam que o benefício da atividade física no trabalho está diretamente relacionado à melhora da produtividade das pessoas, já que elas realizam suas tarefas em suas melhores condições possíveis e, ainda por cima, faltam menos. 77% dos profissionais de hoje utilizam os benefícios de bem-estar oferecidos pelas empresas.

Vantagens do benefício da atividade física no trabalho

Contar com o estímulo da empresa para manter uma rotina mais saudável é um benefício cada vez mais importante para uma grande parcela da força de trabalho. Esse tipo de apoio já é tão importante quanto o salário para 93% das pessoas, e 87% dos colaboradores se sentem mais propensos a sair de um emprego que não valoriza seu bem-estar.

Uma organização que conta com colaboradores saudáveis, de forma integral, pode ganhar um diferencial competitivo no mercado. Quando as pessoas trabalham em suas melhores condições físicas, emocionais e intelectuais, os resultados falam por si só. Por isso, oferecer o benefício da atividade física no trabalho é uma escolha que trará vantagens para a rotina de gestão de recursos humanos da empresa.

Vantagens para a equipe

Quando os colaboradores mantêm uma rotina de atividades físicas, eles se beneficiam de diversas maneiras:

  • Mais saúdeo exercício, por si só, pode melhorar a saúde dos colaboradores. Manter o corpo em movimento e a mente em ordem previne uma série de doenças e leva a uma melhora geral das condições físicas de cada pessoa.
  • Bem-estar: fazer atividades físicas com regularidade serve como uma injeção de ânimo e vitalidade para as pessoas, além de elevar os níveis de bem-estar e satisfação geral, seja na vida pessoal ou na profissional.
  • Vida social: a prática de atividades físicas abre as portas para amizades fora do trabalho, com outros adeptos de uma rotina ativa, e estimula a formação de novos elos sociais, o que pode ser a chave para a felicidade.

Vantagens para a empresa

A organização também desfruta de uma série de vantagens quando oferece aos colaboradores o benefício da atividade física no trabalho, como:

  • Produtividade: com um time saudável e trabalhando em suas melhores condições de saúde integral, o nível de engajamento com o trabalho aumenta, e isso resulta em uma maior produtividade para o negócio como um todo.
  • Economia: equipes saudáveis estão menos sujeitas ao aparecimento de doenças ocupacionais. Isso evita gastos com despesas médicas, reduz a quantidade de afastamentos e ajuda a diminuir o absenteísmo na empresa.
  • Talentos: oferecer o benefício da atividade física no trabalho atrai profissionais de destaque no mercado e colabora para sua estratégia de atração e retenção de talentos, já que as pessoas avaliam as vantagens de cada vaga de emprego antes de decidirem se juntar a uma empresa, incluindo os benefícios oferecidos.

Como oferecer o benefício da atividade física para sua equipe

Já que oferecer o benefício da atividade física no trabalho para sua equipe é tão importante e vantajoso, a questão é como implementar esse recurso no contexto da sua empresa. Se você é responsável pela gestão de pessoas, existem algumas práticas que podem te ajudar a definir o melhor sistema para estimular a adesão e garantir que esse benefício seja aproveitado ao máximo.

  1. Conheça o perfil da equipe

É interessante entender qual é o perfil da sua força de trabalho para formatar esse benefício de forma única. Sua equipe opera em um modelo de trabalho presencial, remoto ou híbrido? Seus colaboradores gostariam de adicionar dependentes ao benefício? A força de trabalho possui gostos variados dos tipos de atividades físicas que gostam de fazer? 

Essas dúvidas podem ser sanadas em uma pesquisa de satisfação interna, na qual você pode incluir questões sobre os benefícios oferecidos ao time e identificar as preferências da equipe, que darão uma indicação mais assertiva de qual rumo seguir.

  1. Aposte na flexibilidade

Existem muitas formas de atividades físicas, modalidades esportivas e exercícios que podem interessar aos seus colaboradores. Por isso, na hora de definir o funcionamento desse benefício em sua empresa, o ideal é apostar na flexibilidade.

Permitir que cada pessoa escolha qual tipo de atividade atende melhor às suas necessidades agrada aos colaboradores, que se sentem valorizados em sua individualidade, e colabora também para que cada um cuide de sua saúde a partir das próprias necessidades. Alguns membros do time podem decidir focar no aspecto físico, enquanto outros podem buscar apoio para equilibrar sua saúde mental, por exemplo.

  1. Invista em parcerias

Gerenciar o benefício da atividade física no trabalho pode se tornar uma tarefa desafiadora, especialmente quando se trata de uma empresa com muitas pessoas, com perfis variados e expectativas diversas. Oferecer um pacote fechado e restrito pode excluir muitos colaboradores que não se sentem contemplados pelo pacote disponível. Ao mesmo tempo, administrar uma infinidade de convênios e serviços diferentes para agradar a todos tende a tomar muito tempo da gerência e causar confusão.

Nesse sentido, uma recomendação é apostar em parcerias com plataformas especializadas em oferecer planos corporativos de saúde e bem-estar. Esses serviços são flexíveis, contam com diversas opções de atividades, para todos os gostos, e sua gestão é centralizada. Os colaboradores decidem onde, como e quando desejam usufruir dos recursos, e você, como gestor, tem acesso ao controle dessa rotina em tempo real, otimizando seu dia a dia.

Estimulando a atividade física em sua equipe

Apostar em atividades preventivas, que promovam a saúde das pessoas, ajuda a evitar o surgimento de doenças e o agravamento de problemas existentes entre seus colaboradores. Isso se reflete em menos gastos com afastamentos, tratamentos e assistência médica, além de poder gerar uma economia de até 35% com essas despesas. Baixe nosso relatório ROI do Bem-Estar 2023 para ver mais números que comprovam o retorno financeiro de investir na saúde da sua força de trabalho.

Chegou a hora de escolher uma plataforma de benefícios físicos para ser parceira da sua empresa? O Gympass é a solução completa que pode ajudar na jornada de saúde e bem-estar da sua empresa. Então fale com nossos consultores e saiba mais detalhes de como essa parceria pode melhorar a saúde da sua equipe e do seu negócio.

Fale com um especialista em bem-estar_BR2.png

Referências


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.