Muito ocupado para colocar o bem-estar no centro do seu plano de negócios? A importância de implementar uma estratégia de bem-estar e colocar a saúde dos funcionários firmemente no cerne da sua operação, não deve ser subestimada.

Uma estratégia de bem-estar pode ajudá-lo a reduzir o absenteísmo e reter talentos. Em um estudo, os trabalhadores tinham 27% mais chances de ficar com as empresas por mais de cinco anos quando sentiam que seu empregador se preocupava com seu bem-estar. E, de acordo com o relatório do Local de Trabalho Mais Saudável da Grã-Bretanha, os funcionários que são mais saudáveis ​​têm o equivalente a 30 dias de tempo produtivo disponível a cada ano.

Apesar disso, um terço das empresas não conseguiu implementar uma estratégia de bem-estar para os funcionários, e dois terços nem sequer possuem processos para monitorar a saúde mental e física da equipe. Segundo uma pesquisa da Sodexo, o índice geral de qualidade de vida no trabalho do brasileiro é de 6,5 pontos.

Não fique para trás quando se trata do bem-estar dos seus funcionários. Afinal, sua equipe está entre os seus melhores recursos. Siga estas 5 etapas para implementar uma estratégia de bem-estar eficaz e veja como a produtividade dos colaboradores pode aumentar!

1. Defina seus objetivos

A chave para implementar uma boa estratégia de bem-estar é definir seus objetivos. Você deseja reduzir o absenteísmo e/ou melhorar o desempenho? Quais são os resultados mensuráveis ​​que você está buscando alcançar?

É importante avaliar suas necessidades e metas específicas. Isso irá ajudá-lo a adaptar sua estratégia e quaisquer iniciativas que você implementar em torno de resultados relevantes.

2. Tenha uma visão geral estratégica

Como você está gerenciando a saúde dos funcionários atualmente? Há algum benefício ou processo ocorrendo para medir e incentivar um estilo de vida saudável entre seus trabalhadores? Você vê os resultados dos seus esforços?

3. Reúna quem deve estar envolvido na estratégia

Esse fator depende em grande parte da estrutura e do tamanho da sua empresa.

Para empresas maiores, você deve envolver todos os departamentos em sua estratégia de bem-estar, incluindo o pessoal de saúde ocupacional, saúde e segurança e finanças. O RH é central, pois eles serão os responsáveis ​​pelo monitoramento e pelos relatórios sobre saúde e satisfação dos funcionários e por sugerir quaisquer mudanças organizacionais necessárias.

É claro que as equipes de gerenciamento também devem estar envolvidas. O apoio da liderança é fundamental para a estratégia. A mudança deve ser conduzida desde o topo, com os influenciadores envolvidos ativamente na promoção da saúde mental e física positiva dos funcionários.

4. Estabeleça a estratégia de bem-estar

Existem três componentes principais para uma estratégia de bem-estar: prevenção, intervenção e proteção.

Prevenção

A chave é incorporar a saúde e a boa forma na cultura do seu negócio. Você pode olhar para áreas problemáticas comuns, como estresse ou dor nas costas – áreas que podem ser exacerbadas por problemas no trabalho, bem como impactar o desempenho. Trata-se de todas as medidas preventivas que você pode colocar em prática para identificar possíveis problemas antes que eles surjam. Isso pode incluir avaliação de dados, incentivo à alimentação saudável ou a implantação de um benefício de atividade física, por exemplo.

Intervenção

Trata-se de abordar e lidar com problemas antes de começarem a impactar o indivíduo, seu desempenho e outros membros de sua equipe.

Proteção e suporte

Embora o foco de sua estratégia seja, em última instância, a prevenção de problemas de saúde no trabalho, se alguém da equipe precisar se ausentar por um tempo é importante dar-lhes toda a assistência para voltarem ao trabalho rapidamente. Isso ajuda a evitar que as ausências relacionadas à saúde se repitam.

5. Inclua iniciativas e benefícios de bem-estar

Colocar o foco no bem-estar dos funcionários mostra aos seus trabalhadores que eles são valorizados. Uma maneira tangível de mostrar que eles são importantes é através de benefícios e iniciativas de saúde.

Você pode considerar:

  • Checagens regulares de saúde dos funcionários (o famoso check-up anual);
  • Adesão à academia;
  • Ferramentas de avaliação de saúde online (oferecendo informações sobre saúde e boa forma, além de acompanhamento do progresso dos trabalhadores em busca de mais bem-estar);
  • Workshops sobre bem-estar.

Agora que você já sabe como introduzir uma estratégia de bem-estar eficaz na sua empresa, confira algumas dicas para estimular o bem-estar no trabalho.

Aumentar produtividade equipe (banner oferta)

(Visited 32 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: en en-gb es es-mx nl fr de it