Não seria ótimo se pudéssemos ter uma força de trabalho saudável, feliz e produtiva o tempo todo? Infelizmente, na realidade, é quase impossível ter toda a sua força de trabalho sendo 100% produtiva, 100% do tempo. Mas há muitas evidências de que, se você incentivar os exercícios físicos entre a sua equipe, você pode aumentar substancialmente a sua produtividade e eficácia.

É de conhecimento geral que a prática de exercícios físicos aumenta endorfinas, os nossos níveis de energia e melhora o nosso bem-estar mental e físico. Mas quantos empregadores relacionam esses benefícios ao local de trabalho?

E se o seu pessoal fosse mais positivo, mais apto e menos propenso a ficar doente, e tivesse mais autoconfiança? Isso não seria bom para os negócios?

Os exercícios físicos podem ter um efeito profundo sobre a forma como o cérebro funciona, trazendo benefícios cognitivos que irão melhorar o desempenho do pessoal e impulsionar o seu negócio, incluindo:

Aumentam a memória

Estudos têm demonstrado que o hipocampo, a parte da estrutura do cérebro associada com sistemas de aprendizagem e memória cresce à medida que as pessoas ficam fisicamente mais aptas. Sustentando essa pesquisa, cientistas alemães descobriram que caminhar ou andar de bicicleta enquanto se aprendia uma língua estrangeira ajudava o novo vocabulário a se fixar.

Melhoram a Concentração

Em outro estudo, a atenção dos alunos de uma escola holandesa melhorou quando foram introduzidos períodos de 20 minutos de exercícios físicos aeróbicos entre aulas. Simultaneamente, nos Estados Unidos, as crianças participaram de aulas de esportes diárias após a escola durante um ano letivo. Além de crianças mais fisicamente aptas, elas também tornaram-se mais focadas e capazes de ignorar distrações, melhores em realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e sua capacidade de manipular informações em suas mentes melhorou.

Melhoram a criatividade

Você desencoraja sua equipe a dar um passeio pelo parque na hora do almoço? Isso pode ser um erro. Uma pesquisa feita por psicólogos nos EUA descobriu que uma caminhada, seja em uma esteira ou fora, impulsionado o pensamento divergente – a parte do pensamento criativo que lida com a geração de ideias.

Benefícios cognitivos à parte, os trabalhadores que se exercitam regularmente também se beneficiarão com mais bom humor e níveis de estresse mais baixos, o que não só pode ajudar a manter ausências de pessoal baixas, mas também ajudar na manutenção de pessoal.

Deixe o pessoal treinar durante o trabalho. Mesmo?

Pode ser fácil cair na armadilha de pensar que, quando o pessoal está sentado em sua mesa ou trabalhando diligentemente em uma linha de produção, eles estão no seu estado mais produtivo. Afinal, eles parecem produtivos, certo? Faz mais sentido que a equipe se exercite em seu próprio tempo.

Bem, há evidências crescentes sugerindo que pode ser benéfico deixar os trabalhadores se exercitarem durante o dia. Um estudo da Universidade Metropolitana de Leeds mostrou que quando eles estiveram na academia durante o trabalho, os funcionários foram capazes de gerir o seu tempo de forma mais eficaz. Eles relataram sentirem-se mais produtivos e disseram que suas interações com outros colegas melhoraram. Eles também se sentiram mais satisfeitos com o trabalho que haviam concluído ao final do dia.

Assim, pode parecer contraprodutivo ver o seu pessoal indo para a academia durante o horário de almoço, mas talvez haja uma boa razão para deixá-los ir – e se você não pode vencê-los, por que não se juntar a eles?

Como melhorar a aptidão física da equipe com exercícios físicos

Se você não tem um orçamento grande para introduzir uma academia no local de trabalho, há várias maneiras de ajudar seus trabalhadores a se manterem bem fisicamente.  

Você pode começar com coisas simples como encorajando o seu pessoal a subir as escadas em vez de pegar um elevador para o último andar ou posicionando as impressoras mais longe de suas estações de trabalho. Você pode até mesmo tentar introduzir a prática de fazer reuniões caminhando.

Aqui estão algumas maneiras relativamente simples de ajudar a conseguir uma força de trabalho mais saudável:

  1. Os esportes em time são uma maneira especialmente boa de promover a saúde dos seus colaboradores. Você também vai ajudar a construir relacionamentos mais fortes entre o time. Você pode tentar começar um time de esportes como, por exemplo, times de futebol com cinco em cada lado.
  2. Crie uma caminhada patrocinada ou encoraje o pessoal a se envolver em um desafio fitness solidário. Você estará ajudando uma boa causa e, além disso, você pode criar uma RP positiva para a sua empresa. O que poderia ser melhor?
  3. Defenda o ciclismo como meio de transporte para o trabalho. Você pode ver benefícios enormes em encorajar projetos de ida de bicicleta ao trabalho. De acordo com o transporte de caridade Sustrans, o trabalhador médio fica 4,5 dias doente a cada ano. No entanto, pessoas que pedalam, ficam apenas 2,4 dias.

Por que não explorar outras opções, como a introdução de adesão subsidiada à academia? Qualquer despesa pagaria dividendos ao longo do tempo através de uma força de trabalho energizada, fisicamente apta e comprometida e, com rotatividade reduzida.

A ferramenta mais importante no aumento da aptidão física do pessoal é uma boa comunicação. Educá-los sobre os benefícios e, em seguida, apoiar os seus esforços. Mostrando ao seu pessoal que você se preocupa com sua saúde e bem-estar demonstra que você valoriza-os e ajuda a fomentar a lealdade entre seus funcionários. Introduza práticas de exercícios físicos e garanta uma melhor qualidade de vida aos colaboradores.

Deseja obter o melhor de seus colaboradores? Descubra como o Gympass pode ajudar a aumentar a produtividade da sua força de trabalho.

Veja também:

tendencias_globais_de_saude_e_bem_estar


(Visited 253 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR) Deutschland España France Italia United Kingdom United States