Work hard. Play hard. (Trabalhe duro. Divirta-se igualmente.) Essa filosofia se perdeu na competitividade do mundo corporativo moderno. Considerando que mais da metade dos adultos em atividade não usa suas férias anuais ou seu tempo pessoal, parece que a parte do “play hard” dessa filosofia ficou para trás. Para mudar isso, considere oferecer aos funcionários férias ilimitadas.

Quando implementado de forma adequada, não se trata de mimar os funcionários com permissão ampla de tirar folga a qualquer momento, por qualquer motivo. Trata-se de instigar a responsabilidade pessoal e incentivar a flexibilidade, a fim de ajudá-los a equilibrar melhor sua vida pessoal e profissional, buscar novas experiências e, acima de tudo, recarregar as baterias.

Se você ainda não fez isso, chegou a hora de considerar a implementação de uma política de descanso remunerado ilimitado. Pode parecer loucura, mas, assim como as grandes ideias geniais, só parece loucura até você tentar. Se você ainda não se convenceu, veja aqui três áreas a serem consideradas ao fazer a transição para o descanso remunerado ilimitado.

O que esperar

Estudos mostram que o descanso remunerado ilimitado aumenta a produtividade, o envolvimento e a retenção de funcionários. O relatório da SHRM Vacation’s Impact on the Workplace (Impacto das férias no local de trabalho) conclui que os seres humanos têm períodos limitados de atenção. Quando esse período termina, a produtividade vai embora e é substituída pela exaustão. Ao ter tempo de descanso para relaxar, o desempenho melhora.

O desafio é saber quando um funcionário precisa descansar. O descanso remunerado ilimitado possibilita que os funcionários decidam quando e de quanto tempo precisam para voltar a todo o seu potencial.

A maioria dos funcionários deve ter direito aos benefícios de férias ilimitadas. Todos, desde o executivo até o funcionário júnior, precisam descansar para recarregar as baterias. Possíveis exceções incluem novas contratações ou funcionários com baixo desempenho. A melhor opção para esses funcionários é o descanso remunerado tradicional por um período de 90 a 360 dias para avaliar ou reavaliar seu desempenho. O benefício de férias ilimitadas é um privilégio adquirido que deve ser valorizado.

Como administrar o fluxo de trabalho

O descanso remunerado ilimitado permite férias de semanas. A maioria dos funcionários não ultrapassa um período razoável de descanso. Encontrar a cobertura adequada pode parecer uma tarefa assustadora, mas o planejamento garante a priorização e a entrega do trabalho. Problemas ocorrem, principalmente no começo. Portanto, é melhor estar bem preparado.

O preparo começa com um plano sólido de cobertura, incluindo tempo adequado de preparação e cobertura para entrega de projetos. Os funcionários devem se planejar com antecedência e coordenar com o gerente e a equipe. Dependendo do tamanho, a maioria dos departamentos conseguem ficar sem um ou dois membros por um período. No entanto, ausências demasiadas podem se tornar problemáticas.

Certifique-se de que seu plano de cobertura seja detalhado. Receber um funcionário descansado de volta das férias com uma pilha de trabalhos acumulados diminuirá rapidamente os benefícios da viagem.

Para o RH, o não acúmulo de férias não significa o término do registro de tempo de férias. Mesmo com o descanso remunerado ilimitado, a maioria dos funcionários hesitará em tirar folga. Várias empresas estão combatendo esse problema instituindo um período mínimo de férias. Ao controlar o tempo de descanso, os gerentes evitam que os funcionários não tirem folga. Softwares como o Replicon permitem que os gerentes aprovem o tempo de férias e controlem onde cada funcionário está em determinado momento, minimizando os conflitos.

Como controlar os resultados

O descanso remunerado ilimitado proporciona aos funcionários a capacidade de escolher quando e por quanto tempo podem tirar folga. Embora as férias ilimitadas possam parecer o antídoto perfeito para a exaustão dos funcionários, alguns deles não conseguem se desconectar. Algumas empresas tomaram medidas para desconectar esses funcionários. A empresa de marketing digital Elite SEM, com menos de 200 pessoas, altera as senhas dos funcionários durante seu tempo de folga, para que eles não consigam acessar o sistema da empresa ou enviar e receber e-mails.

Menos de 1% das empresas oferecem férias ilimitadas. Se você começar agora, sua empresa terá um novo motivo para atrair talentos, impulsionar a produtividade e reter os funcionários atuais. Com uma política de férias ilimitadas e de descanso remunerado ilimitado, os funcionários são responsáveis por seus horários e podem avaliar suas cargas de trabalho de forma adequada. Leia nosso mais recente whitepaper para saber mais sobre descanso remunerado ilimitado e outros benefícios flexíveis.

Os protagonistas da transformação


(Visited 74 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: United States