Bem-Estar Corporativo

Guia completo sobre benefícios corporativos

3 de ago. de 2023
Última alteração 13 de mar. de 2024

Benefícios corporativos são um componente importante da estratégia de remuneração de uma empresa que, às vezes, costuma ser negligenciado. Em um mercado de talentos tão restrito como o de hoje em dia, as pessoas passaram a reavaliar suas relações com o trabalho e a buscar organizações que, além de salários atraentes, ofereçam benefícios mais holísticos, tanto para os colaboradores quanto para seus familiares.

Empresas que desejam atrair e reter os melhores profissionais já começaram a repensar sua política de benefícios corporativos, para promover um impacto positivo na vida dos colaboradores e garantir um ambiente de trabalho saudável.

Neste guia completo sobre benefícios corporativos, você verá o que são, para que servem e como otimizar e modernizar o pacote de benefícios da sua empresa para aumentar os níveis de satisfação, engajamento, produtividade, eficiência e retenção de colaboradores.

84 ideias únicas de benefícios corporativos.png

O que são benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são um conjunto de recursos, facilidades e recompensas que as empresas oferecem aos colaboradores, além do salário mensal. Os benefícios mais conhecidos (e tradicionais) são o plano de saúde e a assistência odontológica. 

No entanto, o conceito de benefício está cada vez mais amplo e hoje em dia, ele inclui uma variedade de serviços, como seguro de vida em grupo, plano de previdência privada, programas de bem-estar voltados à saúde física e mental, folga remunerada no aniversário do colaborador, bolsas de estudo e incentivos para o desenvolvimento profissional.

Qual a importância dos benefícios corporativos?

Os benefícios oferecidos aos colaboradores podem ter um impacto real na cultura organizacional e impulsionar a atração de talentos, a inclusão e o engajamento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao final de 2023, a taxa de desemprego no Brasil era de 7,4% e, mesmo com o índice em patamares elevados, pouco mais de 7 milhões de profissionais pediram demissão naquele ano. Esses números mostram que, mesmo diante de uma possível recessão econômica e de um contexto de escassez de vagas, as pessoas estão priorizando modelos de atuação mais flexíveis e o bem-estar integral, segundo o Panorama do Bem-Estar Corporativo 2024

Além disso, os profissionais estão cada vez mais sensíveis a questões de acessibilidade, diversidade e inclusão em seu pacote de benefícios corporativos. Por exemplo, se a sua organização dispõe de um espaço interno para a prática de atividades físicas ou disponibiliza sessões regulares de ginástica laboral, é preciso encontrar uma maneira de conceder acesso a academias para quem trabalha de forma remota, uma vez que é pouco provável que essas pessoas se desloquem até a empresa apenas para se exercitar.

É muito fácil deixar que preconceitos e suposições sobre o que a força de trabalho quer afetem negativamente qualquer programa de benefícios. É indicado pedir feedback a um grupo representativo de colaboradores para assegurar que todas as vozes sejam ouvidas. Conceder mais flexibilidade e personalização no pacote de benefícios corporativos pode ajudar a garantir que pessoas de diferentes perfis consigam usufruir da experiência que desejam.

Quando nos perguntamos “qual é o objetivo dos benefícios corporativos”, a resposta precisa englobar tanto o posicionamento da empresa no mercado quanto a satisfação de seus colaboradores. Um pacote de benefícios corporativos deve contribuir para uma cultura de diversidade, equidade e inclusão (DEI), em que a equipe se sinta valorizada e apoiada, seja qual for o cargo ou posição na estrutura organizacional

Não subestime a importância dos benefícios corporativos ao recrutar, engajar ou reter talentos. Um mapeamento apontou que a maioria das pessoas entrevistadas (56,5% dos homens e 65,5% das mulheres) leva em consideração os benefícios oferecidos ao aceitar uma proposta de emprego e, caso não atendam às suas necessidades, negociam o valor do salário.

Tipos de benefícios corporativos oferecidos pelas empresas

Quando se fala em benefícios, costumamos pensar em assistência médica, aportes em previdência privada ou folgas remuneradas. Entretanto, os benefícios corporativos podem variar bastante, a depender do tipo de trabalho, ramo de atuação da empresa, sua localização geográfica e, claro, da cultura e perspectiva da própria organização. A maioria dos benefícios tradicionais se enquadra em quatro categorias gerais:

Tabela mostrando os 4 principais tipos de benefícios corporativos: trabalhistas, de saúde, aposentadoria e remuneração adicional.

  1. Benefícios trabalhistas

No Brasil, empresas e indústrias que atuam em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) precisam fazer o registro de seus colaboradores em carteira, além de conceder determinados benefícios obrigatórios, tais como férias remuneradas após 12 meses de serviço efetivo, seguro-desemprego a quem foi desligado sem justa causa, licença parental ou contribuições para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), entidade responsável pela manutenção do salário em caso de afastamento por doenças ou acidentes de trabalho.

  1. Assistência à saúde

Boa parte das organizações investe em planos de saúde empresarial, seguro de vida em grupo e assistência odontológica como forma de atrair e reter talentos, embora não sejam benefícios impostos por lei. A decisão sobre as coberturas e que percentuais serão cobrados dos colaboradores cabe à contratante, que precisa ter em mente tanto a satisfação das equipes quanto o orçamento disponível. À medida que a força de trabalho envelhece, benefícios espontâneos ligados à saúde e à qualidade de vida tendem a ocupar o topo das prioridades dos colaboradores. Se a sua empresa quer se diferenciar da concorrência nesse aspecto, considere complementar o pacote de benefícios oferecido, agregando outros serviços de promoção da saúde. Desde a disponibilização de lanches saudáveis até a criação de um programa de bem-estar completo, você pode adotar diversas práticas para aumentar a confiança e a motivação no trabalho.

  1. Programas para aposentadoria

No Brasil, os programas de aposentadoria patrocinados pelas empresas são os planos de previdência privada. São investimentos de longo prazo em que os colaboradores fazem aportes regulares durante um período pré-estabelecido para ter direito a uma renda passiva e vitalícia ao se aposentar. As empresas podem participar com igual valor ou com um percentual sobre a contribuição mensal dos colaboradores.

  1. Remunerações adicionais

Organizações costumam adotar formas alternativas de remuneração para aumentar a produtividade, motivação e retenção das equipes. Exemplos mais comuns são a remuneração variável atrelada ao cumprimento de metas, comissões por vendas de produtos ou serviços, programa de participação nos resultados (PPR), folgas remuneradas em razão de aniversário e até participação acionária (no caso das empresas de capital aberto).

Benefícios corporativos alternativos oferecidos pelas empresas

À medida que as necessidades da força de trabalho mudam, as organizações precisam investir em  benefícios inovadores como forma de atrair talentos. Alguns exemplos são:

  • Benefícios de bem-estar, como academias, aulas de ginástica, aplicativos de bem-estar integral, programas de saúde mental e benefícios de bem-estar financeiro.
  • Benefícios extras, como assistência à adoção, participação acionária e programas de descontos em estabelecimentos diversos.
  • Benefícios flexíveis, que permitem que colaboradores escolham os recursos, facilidades ou serviços mais significativos, de acordo com suas necessidades individuais.
  • Modelos de atuação flexíveis, como o trabalho remoto, presencial ou híbrido.
  • Reembolso de mensalidades escolares, uma forma das empresas ajudarem seus colaboradores a continuar os estudos, restituindo uma parte ou a totalidade do valor referente à mensalidade.

Quais são os benefícios corporativos mais valorizados pelos profissionais?

Dada a natureza diversificada da força de trabalho moderna, é difícil afirmar que determinado benefício é mais importante que outro. No entanto, o plano de saúde continua a ser um dos principais pontos que influenciam a decisão de aceitar ou não uma oferta de emprego. De acordo com relatório, a assistência médica é o benefício corporativo mais concedido pelas empresas brasileiras e o mais valorizado pelos colaboradores.

Além das vantagens tradicionais, algumas tendências têm ganhado popularidade entre as pessoas. Dentre as principais, podemos citar: benefícios de apoio à saúde mental, horários flexíveis, home office e planos de saúde para animais de estimação. Portanto, sua estratégia deve contemplar serviços variados, que atendam a todas as necessidades.

E os benefícios mais importantes para as diferentes gerações?

Nivelar as necessidades de uma força de trabalho heterogênea é certamente um desafio. Dependendo da idade e das condições sociais, a flexibilidade de trabalho e as contribuições da empresa para a previdência privada podem ser mais importantes para uma pessoa do que para outra que, por exemplo, será mais motivada por um plano de saúde generoso e benefícios de bem-estar. Veja quais tipos de benefícios são mais importantes para as diferentes gerações de colaboradores:

  • Baby boomers (pessoas nascidas entre 1945 e 1964): tendem a valorizar benefícios voltados para aposentadoria, saúde, bem-estar e qualidade de vida.
  • Geração X (pessoas nascidas entre 1965 e 1984): priorizam o planejamento da aposentadoria e uma relação mais saudável entre a vida pessoal e o trabalho.
  • Geração Y/Millennials (pessoas nascidas entre 1985 e 1999): preferem modelos de trabalho flexíveis, reembolso de empréstimos estudantis, apoio à saúde mental e benefícios parentais (licença-maternidade, licença-paternidade, auxílio-creche).
  • Geração Z (pessoas nascidas entre 2000 e 2010): esperam benefícios que apoiem a diversidade, inclusão, flexibilidade e saúde mental.

Essas diferenças entre as gerações podem encorajar algumas organizações a ajustar sua estratégia de benefícios, deixando-a mais adaptável às necessidades de cada colaborador.

O custo dos benefícios corporativos para uma empresa

O que são despesas com benefícios corporativos? Segundo matéria divulgada pela CNN, só o plano de saúde representa quase 14% da folha de pagamento. Se forem incluídas na conta outras facilidades (como assistência odontológica, vale-refeição ou aportes em previdência privada), além dos benefícios obrigatórios (férias remuneradas, vale-transporte ou licença parental), é possível deduzir que os benefícios constituem cerca de 30% da remuneração dos colaboradores.

Em tempos econômicos desafiadores, as organizações precisam pensar em como definir um pacote de benefícios atraente, visando o melhor retorno possível em termos de retenção, produtividade e engajamento, sem um impacto significativo no orçamento. As pequenas e médias empresas não têm os mesmos recursos que as grandes corporações, mas um pacote de benefícios bem estruturado pode trazer boas recompensas sem, necessariamente, representar gastos exorbitantes. Alguns exemplos de benefícios corporativos com excelente relação custo-benefício, que podem ser adotados por organizações de qualquer tamanho são:

Horários flexíveis e modelo de trabalho híbrido

Cada vez mais, as pessoas querem autonomia para decidir quando e onde trabalhar. O modelo de trabalho remoto ou híbrido é uma das prioridades para boa parte das pessoas que se candidatam a um emprego hoje em dia.

Ingressos e eventos patrocinados pela empresa

Disponibilizar ingressos para um evento esportivo local ou programar atividades de team building podem ser estratégias eficientes e de custo baixo para elevar o moral e fomentar conexões valiosas entre os colaboradores.

Programas de empréstimos estudantis

Mais de 1 milhão de estudantes têm dívidas com empréstimos estudantis, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Mesmo que sua empresa ofereça uma pequena contribuição mensal para custear os estudos dos colaboradores, os ganhos com satisfação, motivação, retenção e desempenho tendem a ser bastante positivos.

Aplicativos de bem-estar

Por meio de uma pesquisa global com mais de dois mil líderes de RH, o Gympass constatou que 90% das empresas que medem o retorno sobre o investimento de seus programas de bem-estar experimentam impacto positivo, seja na redução de custos com saúde ou no aumento da produtividade. Aplicativos de bem-estar flexíveis e escaláveis podem agregar muito valor, pois são acessíveis a todos os colaboradores em qualquer localização geográfica, além de não exigirem gastos com serviços individuais.

Como fazer a gestão de benefícios corporativos?

Idealizar, implementar e manter um programa de benefícios corporativos eficaz exige tempo e esforço. Se você ainda não tem alguém responsável pelo programa, e o departamento de Recursos Humanos não tem capacidade ou experiência suficiente, recomendamos a contratação de uma consultoria de benefícios. Essa ação pode evitar que o RH fique sobrecarregado, além de proporcionar uma melhor experiência aos colaboradores.

Compreender as necessidades da sua força de trabalho é o primeiro passo para fazer a gestão de benefícios corporativos e chegar ao resultado desejado. Assim, considere conduzir uma pesquisa de satisfação interna para entender como o seu pacote de benefícios atual se alinha às preferências dos colaboradores. Os resultados obtidos podem ajudar você a otimizar esse pacote de benefícios, aumentando a satisfação geral e a retenção de talentos a longo prazo.

Criar um portal de benefícios online também pode ser uma estratégia interessante, já que cada pessoa terá fácil acesso às informações e aos serviços desejados. Contudo, é importante que esse portal ofereça uma excelente experiência ao usuário. Caso contrário, poderá frustrar a equipe e prejudicar a efetividade do programa de benefícios.

Por que você deveria começar a criar o seu programa de benefícios corporativos hoje?

Como boa parte das empresas, você provavelmente notou que o turnover (rotatividade de pessoal) se mantém alto e as pessoas não são tão receptivas às ofertas de emprego como costumavam ser. Investir (ou reinvestir) em um programa de benefícios corporativos que priorize as necessidades da força de trabalho pode ajudar a aumentar o engajamento, promover a retenção, impulsionar a produtividade e diminuir o absenteísmo. Com o tempo, esse esforço também contribuirá para o fortalecimento de uma cultura organizacional positiva, capaz de atrair os melhores talentos.

Benefícios corporativos - perguntas frequentes

É importante oferecer benefícios a colaboradores que trabalham meio período?

Se o orçamento permitir, oferecer benefícios a colaboradores de meio período é uma ótima ideia. É uma ação que pode melhorar o employer branding, além de atrair pessoas qualificadas que talvez nem cogitassem trabalhar para você. Por mais limitados que sejam, os benefícios que sua empresa oferece podem fazer com que os colaboradores de meio período se sintam valorizados e, consequentemente, se tornem mais leais.

Como defender um aumento de gastos ou uma ampliação dos benefícios corporativos?

As lideranças já sabem que precisam de ajuda para atrair e reter talentos. Com dados reais e um plano viável, tente mostrar aos responsáveis pela decisão porque fazer esse investimento é uma escolha inteligente. Se necessário, considere a implementação de um programa piloto para avaliar a adesão, mensurar os resultados iniciais e identificar as melhores práticas.

Como escolher boas empresas de benefícios corporativos?

Escolha empresas de benefícios corporativos capazes de entender as suas necessidades e ajudar você a desenvolver um programa único e exclusivo para a sua equipe. Evite parcerias que façam inúmeras promessas ou que se destaquem por oferecer inovações ainda pouco testadas.

Os benefícios corporativos como estratégia para atrair, engajar e reter talentos

A capacidade da sua organização de atrair, engajar e reter os melhores talentos tem importância estratégica. A escassez de profissionais precisa ser levada em consideração, e as lideranças não devem ignorar os impactos positivos que uma boa combinação de benefícios pode trazer para atrair, motivar e manter colaboradores competentes na empresa.

Se você não consegue reter sua força de trabalho ou atrair as pessoas certas para preencher as posições em aberto, possivelmente a organização terá dificuldades em alcançar resultados satisfatórios ou operar com eficiência. Programas de benefícios corporativos flexíveis e personalizados têm o potencial de diferenciar o seu negócio da concorrência, chamar a atenção para a sua marca e fazer com que a empresa se torne um local admirado pelos atuais colaboradores e desejado pelo mercado.

Conte com o Gympass para ajudar você nessa jornada. Fale com um de nossos especialistas em bem-estar.

Fale com um especialista em bem-estar_BR2.png

Referências


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.