Bem-Estar Corporativo

Guia de entrevistas para contratações de sucesso: estratégias, métodos e as melhores perguntas

2 de jun. de 2023
Última alteração 16 de fev. de 2024

Coordenar horários, preparar perguntas relevantes, fazer anotações sobre as respostas... O processo de entrevistas de emprego pode ser inesquecível, e não só para os candidatos! Se tudo correr bem, a troca será produtiva, a conversa fluirá e, ao final, você terá uma boa noção das experiências da pessoa. 

Por outro lado, pelo currículo, pode parecer que você encontrou o candidato perfeito, mas a entrevista acabar marcada por silêncios constrangedores, respostas genéricas ou assuntos irrelevantes.

A entrevista de emprego é uma ótima oportunidade para descobrir quem tem as habilidades, a experiência e a personalidade para se sair bem no cargo em questão. E a sua maneira de conduzir a entrevista tem um papel fundamental no sucesso da contratação.

Mas, como fazer entrevistas de emprego? Para ajudar no processo, elaboramos este guia com tudo o que você precisa saber para escolher a melhor abordagem, fazer as perguntas certas, obter as informações necessárias durante a entrevista e tomar a melhor decisão na hora de contratar. Se você já tem experiência no assunto ou está dando os primeiros passos nesse universo, confira nossas dicas para que a sua próxima entrevista seja um sucesso.

Checklist de RH para os primeiros 90 dias de um novo colaborador.png

Como conduzir uma entrevista para contratar a pessoa certa

Fazer uma entrevista é a maneira mais prática e eficaz de avaliar um candidato a uma vaga. Embora não exista uma receita de bolo que sirva para todos os tipos de entrevistas de emprego, você pode lançar mão de algumas estratégias para extrair o máximo desse processo e contratar a pessoa certa.

  1. Apresente o contexto

Antes mesmo de iniciar o processo de entrevistas, é importante que os candidatos tenham uma boa noção da área de atuação da empresa, das responsabilidades do cargo e de como podem contribuir com a missão da organização. Procure enviar essas informações com antecedência como ponto de partida para que a entrevista seja informativa para os dois lados.

  1. Faça perguntas abertas
 

As perguntas são a chave para o sucesso de uma entrevista. Por exemplo, em vez de dizer: "Fale sobre você", faça perguntas do tipo: "Que experiências foram determinantes para a sua carreira até agora?" ou "Onde você se vê daqui a cinco anos?". Esse tipo de pergunta em uma entrevista permite conhecer melhor a pessoa e entender onde ela pretende chegar.

  1. Escolha a pessoa certa para conduzir as entrevistas

De acordo com a estrutura da empresa, as entrevistas podem ser feitas por alguém da área de Recursos Humanos, pelo próprio gestor da área e até por pessoas da equipe que receberá o novo colaborador. É importante escolher alguém que possa avaliar os candidatos da forma correta e promover uma conversa produtiva.

  1. Pesquise e prepare-se

Antes da entrevista, elabore perguntas que ajudem a identificar a melhor pessoa para a vaga. Você pode incluir perguntas técnicas ou comportamentais, com base na descrição do cargo e nas competências avaliadas no currículo. Além disso, tenha uma lista dos critérios importantes para o cargo para comparar os candidatos mais adequados.

  1. Reserve tempo para as perguntas dos entrevistados

As entrevistas são uma oportunidade tanto para as pessoas saberem mais sobre o cargo e a empresa, quanto para você avaliar as competências delas. Além disso, as perguntas dos candidatos mostram como eles pensam. Não deixe de reservar um tempo para elas para que eles tenham a chance de esclarecer pontos que talvez ainda não tenham sido abordados.

  1. Seja coerente

Pelo menos algumas perguntas feitas durante a conversa devem ser iguais para todos os entrevistados. Dessa forma, você terá parâmetros para comparar os candidatos de forma imparcial e decidir qual é o melhor para a vaga.

  1. Entre em contato após a entrevista

Coloque-se à disposição da pessoa para eventuais dúvidas e informe quando dará um retorno. Isso pode fazer a empresa ganhar destaque entre os melhores talentos. A maioria das pessoas não recebe qualquer feedback das empresas após algumas etapas do processo seletivo e, se a sua fizer diferente, mostra respeito pelos candidatos.

Tipos de entrevistas

Entrevistar não se resume a fazer as perguntas certas: além de decidir se as entrevistas serão por vídeo, por telefone ou presenciais, você terá que definir como estruturar a conversa. Veja abaixo alguns métodos e tipos comuns de entrevistas que você pode adotar:

  • Entrevistas individuais: as entrevistas individuais são as mais comuns. Com perguntas feitas diretamente ao candidato, você pode saber mais sobre a história, a experiência e as habilidades técnicas de cada pessoa, bem como suas competências específicas para o cargo em questão.
  • Entrevista em painel: em um painel, diversos colaboradores da empresa fazem perguntas ao candidato. Esse tipo de entrevista pode ser útil para avaliar habilidades mais complexas e compreender melhor se a pessoa se enquadraria bem na equipe.
  • Entrevistas em grupo: nas entrevistas em grupo, várias pessoas são entrevistadas de uma só vez para avaliação de suas habilidades interpessoais, de comunicação e de resolução de problemas. É um método que costuma ser utilizado quando há diversas vagas abertas ao mesmo tempo e pode ajudar principalmente nos casos de vagas que requerem trabalho em equipe e interação com várias áreas da empresa.
  • Entrevistas comportamentais: a entrevista comportamental envolve perguntas sobre experiências anteriores da pessoa e como ela lidou com situações específicas no trabalho, ajuda a compreender como a pessoa agiria em situações semelhantes se fosse contratada.
  • Entrevistas baseadas em competências: as entrevistas baseadas em competências se concentram nas competências interpessoais. Elas são semelhantes às entrevistas comportamentais, porém as perguntas giram em torno de momentos específicos em que a pessoa precisou recorrer a competências como liderança ou trabalho em equipe, o que permite uma avaliação mais aprofundada dessas características.

O que perguntar aos candidatos

No processo de recrutamento e seleção, é importante fazer as perguntas certas para ter uma imagem clara da pessoa e de que forma ela se enquadraria à empresa. As perguntas (e possíveis respostas) abaixo podem ajudar a avaliar melhor os candidatos:

Que desafios você enfrentou em empregos anteriores?

Para perguntas sobre esse assunto, podemos esperar dois tipos de respostas: de acordo com o nível de experiência da pessoa, ela pode falar sobre responsabilidades ou projetos específicos ou até relatar de maneira mais geral como costuma administrar situações mais complexas.

O que sabe sobre nossa empresa e por que acha que esta é a vaga certa  para você?

É uma ótima pergunta para entrevistas de emprego, pois a resposta mostra quanto a pessoa pesquisou sobre a empresa, como ela enxerga a vaga e quais são seus motivos para se candidatar. Também é importante para entender se trabalhar para a sua empresa contribuiria com objetivos ou ambições para o futuro que a pessoa possa ter.

Como você agiria em um projeto ou uma situação assim?

Essa pergunta ajuda a entender qual seria a atitude da pessoa em uma situação específica se fosse contratada, além de dar uma boa noção das habilidades de resolução de problemas do candidato, do nível de experiência e a quais soluções recorreria em tarefas semelhantes.

Como seus colegas de trabalho descreveriam você?

É uma pergunta que mostra a percepção de terceiros em relação à pessoa e quais tipos de relações ela desenvolve no ambiente de trabalho. Também permite avaliar se o candidato trabalha bem com outras pessoas e se tem a personalidade adequada para a equipe.

Armadilhas comuns em entrevistas

Conduzir entrevistas de emprego pode ser complicado e, sem a preparação adequada, fica fácil cometer deslizes. Veja abaixo algumas armadilhas comuns que podemos evitar no momento da entrevista:

  • Falta de flexibilidade: boas entrevistas são uma troca entre os dois lados. Se você se restringir demais às suas perguntas, a outra pessoa pode se desmotivar e acreditar que não tem espaço para falar.
  • Tempo demais ou de menos: as entrevistas devem durar o suficiente para que você obtenha as informações necessárias e tome uma decisão bem fundamentada, mas não a ponto de se tornarem maçantes para a pessoa entrevistada. É importante ater-se ao horário planejado e levar em conta o tempo que a pessoa reservou para o compromisso.
  • Falar demais sobre aspectos técnicos: é fundamental avaliar habilidades técnicas, porém, se você se restringir demais a elas, não será possível compreender características comportamentais. Não deixe de fazer perguntas que permitam observar o estilo de comunicação e a personalidade da pessoa no trabalho.

Atraia os melhores talentos: fale sobre os benefícios e a cultura da empresa

O processo da entrevista não serve apenas para avaliar habilidades e descobrir se a pessoa se adequaria ao cargo; é também uma oportunidade para mostrar as vantagens de trabalhar na sua empresa.

Os pacotes de benefícios, a remuneração e a percepção da sua empresa entre os profissionais do mercado são elementos importantes de qualquer estratégia de aquisição de talentos. Durante o processo, não deixe de falar sobre a cultura e os programas da empresa e responda às perguntas relacionadas ao assunto.

Um programa de bem-estar eficaz e flexível para os colaboradores é um dos atrativos para que os candidatos aceitem sua proposta após a entrevista. Esses benefícios indiretos ajudam as pessoas a manterem bons níveis de atividade e a priorizarem o bem-estar integral. Converse com um de nossos especialistas para entender como desenvolver um pacote de benefícios para atrair os melhores talentos.

Fale com um especialista em bem-estar_BR1.png

Referências


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.