Um centésimo de segundo pode ser a diferença entre a vitória e a derrota em uma prova de natação. Mas essa lógica não se aplica apenas às competições esportivas: na palestra realizada no CONARH 2018, o ex-atleta olímpico e sócio fundador da rede de academias que leva seu nome, Gustavo Borges, falou sobre a importância de buscar constantemente o “centésimo” que pode promover a transformação da sua empresa.

Com uma dose de bom humor, no começo da palestra, Gustavo Borges realizou paralelos entre sua experiência nas olimpíadas de 1992 – em que um erro no cronômetro quase lhe custou a medalha de prata e um centésimo de segundo foi a diferença entre o e o lugar – e as dificuldades do mundo empresarial.

“Qual é o centésimo de segundo que você precisa buscar todos os dias?”. Gustavo levantou a questão em diversos momentos da palestra. O que você precisa fazer para promover uma verdadeira transformação em sua corporação? O ex-atleta citou algumas das atitudes de campeão necessárias tanto no mundo esportivo, quanto no corporativo, como:

  • Ter comprometimento
  • Realizar sua tarefa com excelência
  • Saber trabalhar em equipe

Destacou também, ao longo da palestra, o modo como o esporte pode ser o protagonista da transformação. Promovendo uma melhor qualidade de vida, senso de disciplina e trabalho em conjunto, o esporte pode ser o agente da mudança, tanto na vida pessoal de seus colaboradores, como no desenvolvimento da sua empresa.

Gustavo explicou o que chama de “quebra-cabeça do sucesso”: um conjunto de práticas e hábitos que, uma vez postos em prática, podem levar ao sucesso do seu negócio – dentre os quais estão a disciplina, a força de vontade, a coragem, a persistência e a superação de limites.

“No caminho da nossa ‘olimpíada’, as conquistas irão aparecer no dia a dia […] Precisamos estar prontos para usar aquele ‘centésimo’ que a vida exige de nós.”

O ex-atleta ainda compartilhou com o público a história de uma senhora de 75 anos que assistiu às olimpíadas de 1992 e, inspirada na persistência, superação e sucesso do atleta, começou a fazer natação. Ela lhe contou que, depois de começar a praticar essa atividade física, nunca mais desejou parar. De fato, a prática de exercícios promove benefícios para pessoas de todas as idades.

No encerramento da palestra, Gustavo deixou a mensagem: “Nunca deixe de sonhar!”. Se o seu sonho é transformar sua empresa e a vida das pessoas que nela trabalham, empenhe-se em tomar atitudes para torná-lo realidade. Um bom começo é investir na qualidade de vida dos colaboradores, pois esse pode ser aquele “centésimo” que faltava para gerar um impacto real sobre o seu negócio.

tendencias_globais_de_saude_e_bem_estar

(Visited 64 times, 1 visits today)

Comments

comments