Para se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo, não basta apenas recrutar profissionais que tenham os conhecimentos e as competências esperadas. As empresas precisam contar com colaboradores totalmente produtivos e motivados. Porém, algumas organizações acreditam que motivação e satisfação dependem unicamente dos próprios trabalhadores, e se esquecem de que também é responsabilidade delas prezar pela saúde e pelo bem-estar deles. Hoje as empresas dispõem de ferramentas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, como o Gympass Corporate.

Inclusive, a multinacional DuPont está na lista de corporações que aderiram ao benefício Gympass Corporate e conseguiram obter resultados muito positivos. Ficou curioso para saber mais? Então conheça a história da colaboradora Ilza Santos e veja como esse benefício transformou totalmente a vida dela.

A história de Ilza

Ilza teve uma infância e adolescência difíceis, pois contraiu paralisia infantil aos nove meses. Essa condição impôs uma série de limitações e desafios para ela. “Eu queria fazer muita coisa e não podia, sempre estava fazendo cirurgias. Não podia brincar e andar de bicicleta, por exemplo. Sempre tinha que tomar cuidado para não me machucar. Era como se eu ficasse presa. Isso me deixou meio retraída e eu só fui deslanchar na fase adulta, quando comecei a querer me libertar dos meus pais que me seguravam”, lembra.

Por conta de todos os empecilhos de sua condição física, Ilza estudou em casa até os nove anos. Ela precisou insistir muito para que seus pais superprotetores deixassem ela frequentar a escola. Porém, mais tarde, na faculdade, os obstáculos ainda estavam presentes.

“Na faculdade foi bem difícil também. Eu começava a estudar e parava, porque tinha uma cirurgia para fazer e acabava perdendo o ano. Depois de adulta acho que fiz mais umas seis cirurgias”, conta Ilza. Foram precisas muitas operações pois ela buscava recuperar seus movimentos do braço e da perna. Segundo Ilza, em alguns momentos foi bem sofrido: sentia muitas dores, além de ficar indisposta na maior parte do tempo. Afinal, a paralisia deixou sequelas e ela não tinha uma rotina ativa e saudável.

Benefícios da atividade física

Ilza é representante de atendimento ao cliente e começou a trabalhar na DuPont em 2008. Aos 43 anos de idade, ela sabe (como a maioria dos trabalhadores), que a manutenção de um estilo de vida mais saudável pode ser um tremendo desafio.

Mesmo com todos os incentivos promovidos pela empresa para que os colaboradores fizessem escolhas saudáveis, ela sentia que faltava alguma coisa que a levasse a adotar tais hábitos e fazer mais exercícios físicos.

Apesar de haver uma academia dentro da própria empresa e os funcionários receberem desconto para treinar no local, Ilza não conseguia incorporar essa prática à sua rotina. “Por falta de interesse dos funcionários (inclusive eu), a academia ficava parada, tanto que a empresa achou melhor fechar”, explica.

Mesmo com o desconto, as mensalidades pesavam no bolso. Muitos colaboradores moravam longe, enfrentavam congestionamentos para ir e voltar e não viam vantagem em chegar mais cedo ou ficar até um pouco depois do expediente para utilizar a academia. Além de tudo isso, o fato de treinar em uma academia in company, no mesmo ambiente de trabalho e ao lado de seus colegas, não deixava Ilza à vontade.

Como o Gympass Corporate ajudou

Gympass Corporate

O médico da Ilza já havia recomendado que ela fizesse alguma atividade física, mas ela continuava sedentária. “Mesmo a empresa dando todo o incentivo para os funcionários praticarem atividade física, às vezes, eu ficava naquela preguiça. Era comodismo, a empresa incentivava e eu não fazia. Até que eu comecei a sentir dificuldade para andar, mesmo com apoio. Comecei a arrastar a perna, na verdade. Foi aí que eu acordei e vi que tinha de fazer alguma coisa. Por isso quando entrou o Gympass, eu achei o máximo!”, comenta Ilza.

Ela descobriu que, por meio de uma única mensalidade, os colaboradores poderiam praticar centenas de modalidades e teriam acesso às milhares de academias parceiras do Gympass Corporate, como se estivessem matriculados em todas elas.

Na prática, esse fato significava que se Ilza quisesse praticar atividade física não precisaria fazer isso em seu ambiente de trabalho. Poderia fazer perto de casa ou em outro bairro de sua preferência. Ela poderia escolher entre milhares de estabelecimentos e, mais do que isso, optar por uma ou mais modalidades (como natação ou pilates) que realmente despertassem nela o prazer de se exercitar.

O momento da virada

Gympass Corporate

Ilza começou a utilizar o Gympass Corporate logo de cara e não demorou para perceber as mudanças em seu organismo.

“Minha instrutora viu meu desempenho. Eu não tinha mobilidade nenhuma para ficar em pé sem um apoio. Eu não conseguia fazer os exercícios, ela sempre me ajudava. Então eu vi mesmo a diferença depois de três meses”, explica Ilza.

Ela começou praticando pilates (atividade que hoje gosta muito de fazer), e, ao perceber toda a evolução em seu equilíbrio e no fortalecimento de seu corpo, deu início também às aulas de musculação. Hoje ela consegue fazer quase todos os exercícios, sendo que há alguns anos não conseguia nem ficar em pé. Todos esses benefícios despertaram sua motivação e ela foi intensificando seus treinos aos poucos. A partir daí, Ilza não parou mais!    

Com o tempo, ela também percebeu que sua postura melhorou. As dores que ela sentia desapareceram, passou a dormir melhor e a se sentir muito mais disposta. E será que depois de conquistar tudo isso, ela pensa em diminuir o ritmo dos treinos? Muito pelo contrário! Atualmente, Ilza faz pilates duas vezes por semana e musculação em outros dois dias da semana. Sair do trabalho e ir direto praticar atividade física se tornou parte fundamental da sua rotina. E ela ainda incentiva seus colegas no trabalho a fazerem o mesmo.

Ilza entendeu que não adiantaria procurar “soluções rápidas” (ela chegou a comentar com seu médico que gostaria de fazer outras cirurgias para aliviar suas dores, e também tinha o hábito de buscar o pronto atendimento para tomar injeção na hora em que batia a dor), o verdadeiro resultado definitivo e benéfico para a sua saúde só viria a longo prazo.

Gympass Corporate

“Se eu parar, vou sofrer as consequências. Eu não quero voltar ao que eu estava vivendo antes. Eu achava que fazer academia era chato e hoje pra mim é prazeroso!”, conclui Ilza.

E quanto à Ilza profissional?

Para responder essa pergunta, vamos falar das 5 mudanças que a própria Ilza observou com a prática do exercício físico e analisar como elas a transformaram em uma funcionária muito mais motivada e produtiva:

1. “A atividade física promove uma transformação mental”

A Ilza percebeu isso muito rápido, e realmente se trata de um fato. A atividade física produz endorfina, promovendo a sensação de bem-estar, paz e alegria. Ela ajuda as pessoas a relaxarem, se esquecerem dos problemas e, consequentemente, melhora a performance no trabalho.

2. “Consigo ter muito mais concentração”

Outra verdade imbatível. A atividade física melhora a circulação sanguínea e, automaticamente, aumenta a oxigenação de todos os órgãos do corpo, inclusive do cérebro. Com a mente “respirando melhor”, o colaborador é capaz de planejar suas atividades com eficiência, ter um raciocínio claro e rápido, alcançar suas metas e ser muito mais produtivo.

3. “Não sou mais aquela pessoa que precisa ir constantemente ao médico”

O absenteísmo é um dos principais problemas que as empresas enfrentam quando se trata de produtividade. Além da perda do dia de trabalho, a ausência de um trabalhador muitas vezes interfere no fluxo de atividades dos seus colegas, que precisam cobri-lo e deixam suas atribuições de lado ou não podem progredir com tarefas interdependentes.

Portanto, quando um funcionário melhora suas condições de saúde e necessita se ausentar com uma frequência menor, toda a empresa ganha.

4. “Não chego ao final do dia esgotada”

Ilza venceu uma realidade muito comum: a dos profissionais que chegam à empresa pela manhã com energia total, mas perdem esse pique ao longo do dia e terminam a tarde esgotados e com a produtividade comprometida.

O exercício físico muda toda essa dinâmica. Ele promove uma noite de sono melhor e deixa o praticante mais disposto o dia inteiro, garantindo concentração, eficiência e produtividade durante todo o expediente.

5. “Na vida profissional, eu me sinto mais motivada”

Depois de aderir ao Gympass Corporate, enfrentar o desânimo, persistir e obter resultados, Ilza descobriu algo muito maior: sua capacidade para superar dificuldades e desafiar limites. Ou seja, ela descobriu que é uma vencedora!

Portanto, sem que tivesse qualquer consciência, Ilza levou essa experiência vitoriosa para o campo profissional. Sentindo-se capaz, ela consegue enfrentar os desafios e alcançar seus objetivos, criando um círculo virtuoso de sucesso e motivação (além de também incentivar seus colegas).

E você, quer ver esses resultados em sua empresa? Quer ter funcionários saudáveis, produtivos e motivados como a Ilza? Procure o Gympass Corporate e implante um benefício que renderá qualidade de vida para os colaboradores e sucesso para sua empresa.

Aumentar produtividade equipe (banner oferta)

 

(Visited 1.521 times, 1 visits today)

Comments

comments