O sucesso de uma empresa dentro de um mercado cada vez mais competitivo depende de diversos fatores, por exemplo: qualidade dos produtos e serviços oferecidos, bom trabalho colaborativo, compromisso com a empresa, entre outros. Para isso, é essencial manter os funcionários satisfeitos.

Todas essas atividades dependem diretamente dos colaboradores. Portanto, é importante que a gestão possa contar com um time que conheça os objetivos da empresa e que trabalhe com afinco.

Assegurar a satisfação dos colaboradores faz com que eles produzam mais e melhor, reduz a rotatividade no corpo de colaboradores, aumenta o engajamento da equipe, torna o ambiente de trabalho mais leve e atrai novos talentos para sua empresa, entre outros. Além disso, um corpo de funcionários engajados contribui muito para a evolução da estrutura organizacional da companhia.

Para ajudá-lo a compreender a importância do recurso humano na sua empresa, falaremos melhor sobre alguns proveitos de funcionários satisfeitos. Confira a seguir!

Reduz a rotatividade de colaboradores na empresa

Para qualquer empresa o alto nível de rotatividade — chamado também de turnover — é extremamente prejudicial, pois o custo de precisar fazer a captação e o treinamento de novos colaboradores com frequência acaba sendo muito alto. Além disso, a troca constante de funcionários torna os processos mais lentos e a produtividade menor.

Os empregados desejam permanecer em uma empresa em que sejam valorizados. Se a companhia oferecer uma experiência de trabalho boa, salário e benefícios garantidos e um ambiente de trabalho agradável, vai conseguir manter os colaboradores atuando na instituição por mais tempo, reduzindo, assim, custos com processos seletivos e de contratação.

Aumenta a produtividade

O funcionário desmotivado não se importa com os objetivos da empresa, tornando-se acomodado e não se esforçando para atingir metas de produção. Além disso, isso prejudica as atividades na hora de oferecer atendimento ou serviços de qualidade ao cliente.

Quando um colaborador se sente relevante, percebendo que tem participação ativa nos processos da empresa, recebendo ofertas de benefícios se bater metas, e um ambiente em que ele possa evoluir, vai se esforçar mais e tornar os objetivos da companhia os seus também, consequentemente aumentando a produtividade.

Diminui a quantidade de faltas

Colaboradores desmotivados tendem a ter alto índice de absenteísmo, seja por problemas de saúde ou por simplesmente não sentirem vontade comparecer. Além disso, quando a experiência de trabalho é ruim, é comum que colaboradores tenham problemas com estresse, o que causa outros problemas.

Dias de trabalho com muitos funcionários ausentes causam prejuízos pela má distribuição das tarefas. Por isso, é recomendado incentivá-los a não faltar por meio de estratégias motivadoras, como benefícios para os empregados assíduos, programas de atividades físicas para melhorar a produtividade, além de ser preciso investir em um melhor controle de presença de funcionários.

Contribui para a retenção e atração de talentos

Uma empresa que oferece uma boa experiência de trabalho e condições de crescimento na empresa se torna muito atrativa para jovens talentos no mercado. Os funcionários não buscam mais somente benefícios financeiros, mas sim novos aprendizados para evoluir na carreira e um ambiente favorável a isso.

Se a sua companhia oferece boas experiências, seus funcionários sempre a defenderão e ela terá uma imagem atrativa no mercado de trabalho.

Transforma as ações em medidas contínuas para manter os funcionários satisfeitos

Mesmo que você reconheça todos benefícios de se manter seus funcionários satisfeitos  e comprometidos com sua posição na empresa, essa pode não ser uma tarefa fácil. Mas fato é que manter as ações que estimulam o engajamento auxiliam em melhorias contínuas, tanto para os profissionais quanto para as empresas como um todo.

Veja algumas formas de aplicar isso na sua companhia:

Possua um canal comunicativo de via dupla com os funcionários

Ter colaboradores que ouçam você é importante, mas ouvi-los é tão importante quanto. Dispor de um canal aberto para falar com seus colaboradores é de extrema importância, pois essa interação os deixará mais confortáveis e também fará com que se sintam mais importantes.

Você poderá ouvir suas ideias e receber feedbacks que podem ser muito úteis para a empresa. Além disso, permitir a interação dos funcionários com a gestão evita que ocorram ruídos de comunicação.

Invista na qualidade de vida dos colaboradores

A qualidade é provavelmente o fator mais importante para a satisfação do empregado. Ele precisa ter equilíbrio entre lazer e trabalho, um ambiente laboral seguro e agradável, ser bem recompensado etc. Não exponha o funcionário a jornadas exaustivas nem a ambientes perigosos, e também não ignore seus problemas de saúde.

Ofereça benefícios

Existem itens obrigatórios previstos em lei que sua empresa deve respeitar. Porém, oferecer benefícios extras pode ser o diferencial para que o funcionário dê preferência a trabalhar na sua companhia, como planos de saúde, assistência odontológica, cursos de qualificação, programas de exercícios físicos etc.

Além desses benefícios, a gestão de pessoas também pode oferecer bonificações caso os funcionários batam metas, por exemplo, podendo ser uma taxa extra no salário ou até uma viagem, ficando a decisão a critério da empresa.

Dê feedbacks construtivos

Um feedback positivo e bem-feito pode ser muito proveitoso para o desenvolvimento do funcionário. Elogie e reconheça os pontos positivos dos seus colaboradores e indique também seus erros, mas sempre de maneira respeitosa. Não apenas aponte as falhas, mas também ofereça sugestões sobre como ele pode melhorar.

Conheça seus funcionários

Cada colaborador tem sua melhor forma de trabalhar. É possível promover um ambiente confortável para todos, tratando-os da mesma forma. Porém, provavelmente eles não produzirão tanto quanto poderiam.

Alguns funcionários trabalham melhor com certa autonomia, outros com horário mais flexível, por exemplo. Tendo uma lista com o perfil de cada funcionário, será possível proporcionar a eles a oportunidade de trabalhar da maneira que se sintam mais confortáveis.

Institua um plano de carreira

Um fator importante para alavancar a motivação dos funcionários é a possibilidade de crescimento na empresa. O ideal, portanto é desenvolver um plano de carreira. E se for uma função que não ofereça grande crescimento vertical, por exemplo, invista no crescimento horizontal.

Aplique aumentos salariais de acordo com a evolução do funcionário na empresa, conforme as diretrizes de avaliação de colaboradores desenvolvidas na sua companhia.

Agora que você já sabe a importância de ter funcionários satisfeitos para trabalhar em prol do crescimento da sua empresa, aproveite para ler o nosso post e aprender 8 estratégias para diminuir o absenteísmo nas empresas!

(Visited 4.542 times, 3 visits today)

Comments

comments