Quando uma empresa concentra seus esforços em um melhor bem-estar físico e mental em toda a corporação, isso não beneficia apenas os colaboradores. Estudos descobriram que esse tipo de iniciativa também é um bom presságio para os empregadores. Os entrevistados relataram vários benefícios, desde o aumento da produtividade até a economia financeira de longo prazo quando incorporados programas de bem-estar. Se o seu departamento de RH deseja colher essas recompensas, considere começar com as dicas abaixo. 

3 maneiras de manter a saúde dos seus colaboradores

Promova workshops informativos

Conhecimento é poder, principalmente quando se trata de um assunto tão complexo e envolvente como a saúde física. O primeiro passo para apoiar seus colaboradores em seus esforços para manter o bem-estar ideal é certificar-se de que eles entendam o básico.

Considere realizar workshops bimestrais abertos a todos os interessados. Cada workshop deve focar em um pilar fundamental da saúde, como nutrição, exercícios, sono ou cuidados preventivos. Dedique a primeira metade do evento para oferecer informações claras e focadas; se você tentar cobrir muitos argumentos de uma só vez, seus colaboradores provavelmente terão dificuldade em absorvê-los. Em seguida, na segunda metade da reunião, ofereça dicas e recursos específicos para melhorar o estilo de vida. 

Para complementar essas reuniões, considere a possibilidade de elaborar boletins informativos quinzenais. Cada boletim informativo deve se concentrar aos temas abordados no workshop daquela semana. Por exemplo, se você promover um workshop descrevendo tipos de doenças crônicas, seu boletim informativo pode oferecer sugestões sobre esse assunto. 

Ofereça recursos

Após ter certeza que seus colaboradores têm uma base de conhecimento, você precisa garantir que eles tenham as ferramentas certas para apoiar seu aprendizado. Investir em planos corporativos que fornecem acesso a recursos sanitários é uma excelente forma para aliviar o fardo financeiro de tratamentos médicos, ao mesmo tempo em que promove a responsabilidade entre seus colaboradores. 

É necessário permitir que os colaboradores possam manter suas metas de saúde enquanto estiverem no escritório. Isso pode incluir substituir lanches de alto teor calórico por frutas frescas, oferecer acesso a suprimentos de primeiros socorros e medicamentos, designar uma área para as pessoas descansarem e permitir pausas extras para que seus colaboradores possam se levantar e dar alguns passos ao longo do dia. 

Mantenha-os motivados

É importante lembrar que a jornada para a saúde física e mental não é uma corrida. Muito pelo contrário, ela é um compromisso contínuo que requer persistência, determinação e força de vontade. Com o tempo, acompanhar essas metas pode se tornar difícil, sendo essencial que os departamentos de RH encontrem maneiras de motivar os membros da equipe.

Considere os desafios corporativos em andamento e as ofertas com foco na melhoria da saúde. Isso pode incluir uma maratona que envolva toda a empresa, um grupo de exercícios ou um desafio de condicionamento físico de três meses. Ofereça recompensas para incentivar seus colaboradores e envie e-mails contínuos encorajando o envolvimento. 

 

Se o seu departamento de RH estiver pronto para começar a implementar iniciativas de bem-estar no local de trabalho, considere o Gympass como um parceiro. Nossa plataforma oferece planos personalizáveis para atender às necessidades exclusivas dos seus colaboradores, oferecemos acesso a uma ampla gama de recursos, desde programas criados para ajudar a parar de fumar até meditações guiadas. E, com parceiros de renome mundial como a CVS, Crunch Fitness, Soulcycle e Pfizer, você pode ter certeza que seus colaboradores nunca ficarão sem os cuidados de que precisam. Solicite mais informações aqui.