Quando você lê sobre engajamento no local de trabalho, quase sempre o tema está relacionado à produtividade. Isso ocorre porque a produtividade sofre invariavelmente quando sua equipe está desengajada e desmotivada no trabalho.

A boa notícia é que aumentar os níveis de engajamento da sua equipe é uma das melhores e mais rápidas maneiras de aumentar a produtividade.

No Reino Unido, o problema é generalizado entre as empresas. Uma pesquisa da Gallup mostrou que quase seis em cada dez (57%) dos trabalhadores não estão engajados e, pior ainda, mais de um quarto (26%) está ativamente desengajado ou desconectado emocionalmente de seu local de trabalho.

No Brasil, a situação não é muito diferente: segundo outra pesquisa da Gallup, entre os brasileiros que trabalham para um empregador, apenas 27% são engajados ou altamente produtivos e comprometidos em prover valor para suas empresas. A maioria dos trabalhadores está “não engajada”, ou seja, dedicam tempo, mas não energia, em seu trabalho.

baixo envolvimento dos funcionários está mais provavelmente relacionado às condições de trabalho do que aos fatores financeiros – embora um pagamento justo certamente seja uma injeção de ânimo para os trabalhadores. Mas tão importante quanto isso é que a equipe se sinta valorizada e que seus funcionários se importem, confiem em seus colegas e tenham oportunidades de progressão.

Se as empresas abordassem algumas dessas questões, a produção por trabalhador certamente aumentaria – com uma estimativa de £ 52 bilhões a £ 70 bilhões no Reino Unido, por exemplo.

Como é um funcionário comprometido?

engajamento dos funcionários afeta todo o negócio. Quando seus funcionários estão envolvidos, eles são mais propensos a:

● Ser comprometidos com a produção de trabalho de qualidade e contribuir positivamente para o negócio.

● Ter níveis de estresse mais baixos, influenciando a saúde e o bem-estar no trabalho.

● Ser ativamente envolvidos na busca de soluções para problemas.

● Manter-se seguros no trabalho. De acordo com um estudo, as empresas cujos funcionários estavam envolvidos relataram 70% menos incidentes de segurança em comparação com as organizações onde a equipe estava descomprometida em seu trabalho.

● Permanecer no trabalho.

Medindo o engajamento

O método mais popular e mais fácil para medir o engajamento é através da realização de pesquisas de pessoal.

As empresas costumam usá-las anualmente, mas também há vantagens em realizar pesquisas mais curtas e mais frequentes para obter opiniões dos funcionários sobre mudanças no negócio ou seu ponto de vista sobre a equipe de gestão, por exemplo. Pesquisas mais curtas podem ser postadas na intranet da empresa com comentários ativados para que os funcionários se sintam livres para expressar suas opiniões.

Pesquisas mais longas consistem em mais perguntas sobre liderança, estratégia e benefícios. Elas podem produzir resultados que influenciarão decisões de longo prazo acerca do negócio.

A Gallup apresentou um conjunto de 12 questões-chave que o ajudarão a medir o envolvimento da equipe. Para obter um olhar mais aprofundado, você pode partir daí e adaptar o questionário para a sua própria empresa. Pesquisas anuais geralmente contêm até 40 questões.

Estas são algumas das perguntas que você deve fazer:

● Tenho as ferramentas necessárias para desempenhar minhas funções?

● Eu me sinto como uma parte importante da empresa?

● Existe alguém que encoraje meu desenvolvimento?

● Tenho oportunidades para crescer e aprender?

● Recebi reconhecimento pelo trabalho que fiz nos últimos sete dias?

Uma boa comunicação é fundamental para medir o envolvimento dos funcionários. É importante garantir a transparência entre os colaboradores e permitir que eles se envolvam no processo de tomada de decisão, para dar-lhes a sensação de que eles estão totalmente envolvidos no negócio.

Você pode medir continuamente o envolvimento dos funcionários através de comunidades sociais, grupos de foco e implementando um sistema que incentive o feedback.

Produtividade

Uma vez que você tenha identificado o engajamento dos funcionários, os níveis de produtividade aumentarão de forma correspondente. Aqui estão algumas maneiras de medir isso:

Medindo o volume de produção

Há mais de uma forma de medir a produtividade e você pode criar qualquer métrica em sua análise, de acordo com os objetivos do negócio.

A maneira mais simples e rápida é dividir a receita pelo número de funcionários que você possui. Isso estabelece base: a produção média da sua organização é dividida pelo número de funcionários.

Para grandes organizações, pode ser interessante medir diferentes níveis de produtividade de acordo com o departamento. O método permanece o mesmo: simplesmente escolha o tipo produção que deseja medir. Certifique-se de estar levando em consideração qualquer coisa que possa limitar a produtividade, como projetos complexos ou ausências da equipe.

Tente dividir os projetos em tarefas individuais e atribuir cada tarefa a um funcionário. Isso fornece uma melhor avaliação dos níveis de produtividade individuais.

Descubra o que os funcionários estão dizendo

O que a equipe está dizendo? Uma boa maneira de mensurar a produtividade é ouvir os funcionários – não há melhor maneira de descobrir diretamente o que os torna mais produtivos e se há algum problema que possa limitar seu desempenho.

Mais uma vez, a comunicação é a chave. A má comunicação pode afetar a produtividade de várias maneiras, fazendo com que as empresas amarguem os custos de mal-entendidos ou de desinformação.

Então use o feedback dos funcionários para ajudar a aumentar sua produtividade. Use ferramentas como a internet e as mídias sociais para descobrir o que eles estão dizendo. Ou tente utilizar mais canais oficiais, como as avaliações periódicas feitas pelos funcionários. Uma mistura de ambos lhe dará uma visão mais abrangente.

Quanto mais você se comunicar com sua equipe, mais engajados e, portanto, produtivos, eles serão.

Feedback do cliente

E, finalmente, medir a produtividade também deve incluir o feedback dos clientes e, claro, a retenção de clientes. Consumidores felizes e clientes são o melhor indicador de como seu negócio está funcionando como um todo.

Agora que você já sabe como medir a produtividade e o engajamento no local de trabalho, confira algumas dicas para manter uma equipe engajada!

Aumentar produtividade equipe (banner oferta)

(Visited 145 times, 2 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR) Deutschland España France Italia Nederland United Kingdom United States