O bem-estar e a qualidade da vida profissional estão se tornando cada vez mais importantes para os funcionários. Em um mercado de trabalho restrito, é cada vez mais importante para o seu negócio se diferenciar criando ofertas de benefícios atraentes. Ao abordar o bem-estar de forma holística, integrando-o à cultura da sua empresa e incentivando a participação dos funcionários, você poderá oferecer benefícios que motivem sua força de trabalho e atraiam os melhores candidatos.

O Relatório de Satisfação e Engajamento dos Funcionários de 2016 da SHRM cita que 42% dos funcionários acreditam que os programas de bem-estar são “importantes” e 27% acreditam que os programas são “muito importantes” como um contribuinte para a satisfação no trabalho. Os dados do setor apoiam essa afirmação, com mais da metade dos profissionais de RH relatando que a participação dos funcionários em iniciativas de bem-estar aumentou. De fato, 66% dos trabalhadores concordam que um bom pacote de benefícios é o fator determinante ao considerar ofertas de emprego e 61% estariam dispostos a aceitar um salário mais baixo se a empresa oferecesse um ótimo pacote.

Não surpreende, portanto, que um número cada vez maior de empresas ofereça uma variedade desses programas aos funcionários. E esses investimentos só devem aumentar: em um estudo da Wellable com 105 profissionais de saúde, mais de um terço (35%) dos entrevistados disse que empregadores gastariam mais em programas de bem-estar em 2018.

Não são apenas snacks saudáveis ​​(embora também sejam importantes) que as empresas estão adicionando ao seu repertório. A definição de bem-estar corporativo expandiu-se drasticamente para incluir uma série de programas, incluindo ferramentas para bem-estar financeiro, saúde mental, dieta saudável, exercícios físicos, mindfulness, sono e controle do estresse.

Ficou claro que a qualidade de vida no trabalho é altamente valorizada pelos funcionários. A questão atual que os profissionais de RH enfrentam é: como diferenciar as ofertas de bem-estar e transformá-las em benefícios significativos que envolvem os funcionários e tenham um impacto positivo no ambiente de trabalho?

A seguir, você encontra algumas abordagens comprovadas para tirar o máximo proveito de suas ofertas de benefícios:

Não há uma abordagem única para o bem-estar

  • Crie uma marca empregadora que funcione para todos os funcionários — em diferentes idades, regiões geográficas, níveis de condicionamento físico e interesses;
  • Para atrair e reter os millennials, considere tornar suas ofertas sociais, com senso de comunidade e personalizáveis, de modo que eles possam administrar suas próprias experiências.

Os programas de bem-estar no local de trabalho só funcionam se as pessoas os usarem

  • Atenda às necessidades de seus funcionários incentivando (e recompensando) todos os tipos de atividade física;
  • Permita aos colaboradores experimentar uma variedade de opções, para que possam descobrir o que funciona para eles;
  • Use incentivos e vantagens para incentivar a participação, mesmo em pequenos esforços;
  • Acompanhe e relate resultados positivos para seus funcionários.

Torne isso um estilo de vida

  • Ações para incorporar o bem-estar podem ser feitas para causar impacto em pequena ou grande escala;
  • Considere ofertas inovadoras de bem-estar que incluam outros aspectos importantes para o funcionário.

Também é importante comunicar suas ofertas de bem-estar para dentro e fora da companhia. Quanto mais você incentivar o envolvimento dentro da empresa, mais apoiadores satisfeitos você terá, construindo a reputação da sua organização como um local de trabalho atraente. Então, divulgue os resultados e a participação dos funcionários – torne o bem-estar parte da essência da sua empresa, para aumentar sua visibilidade perante os colaboradores e também os melhores candidatos.

A inclusão de ofertas de bem-estar nos pacotes de benefícios para funcionários está se tornando fundamental para atrair e reter os melhores candidatos. No entanto, com os crescentes investimentos em bem-estar entre os empregadores, as empresas devem ir além de simplesmente oferecer esses benefícios para se diferenciar. Criar uma verdadeira cultura de bem-estar em sua organização é um ótimo lugar para começar.

Entenda como perpetuar uma cultura de bem-estar pode atrair os melhores candidatos no nosso mais recente whitepaper!

Websérie :: Gympass e Drauzio Varella

(Visited 185 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: United States