Bem-Estar Corporativo

Motivação no trabalho: 6 dicas para manter uma equipe engajada

5 de ago. de 2016
Última alteração 1 de jun. de 2023

Manter os funcionários motivados é um grande desafio para as empresas, principalmente em tempos de crise. A motivação no trabalho é um tema estratégico no cenário organizacional. Comprometimento na execução das funções, satisfação com o trabalho, retenção de talentos e elevação do status da empresa no cenário social são apenas algumas das vantagens decorrentes de ter uma equipe determinada a superar seus limites em prol da organização.

Tendo em vista a gama de benefícios que pode advir da elevação do nível de satisfação e empenho dos colaboradores, é preciso que a empresa adote estratégias para instigar os seus funcionários a ampliar a confiança no sucesso das atividades, de modo a que, com o seu trabalho, colaborem para que as expectativas do empreendedor se tornem reais.

A motivação no trabalho guarda estreita relação com o nível de produtividade dos trabalhadores, e fomentar esse sentimento de ânimo e engajamento com as metas da organização é um importante diferencial em um mercado que se torna cada vez mais competitivo. Essa interdependência – motivação/produtividade – gera um círculo virtuoso, em que todos os membros da empresa saem ganhando: tanto os gestores, quanto os colaboradores.

Pela relevância do tema para o sucesso da sua empresa, separamos seis dicas para você conseguir incitar os seus colaboradores a trabalhar de forma proativa e engajada. Confira!

1- Cuide do clima organizacional

O ambiente de trabalho é onde os colaboradores passam grande parte do seu dia. Por isso, é importante zelar para que ele seja um local agradável, organizado e tranquilo, favorecendo o rendimento dos trabalhos e propiciando o desenvolvimento de ações criativas, inovadoras e cooperativas.

O clima organizacional é a atmosfera psicológica da organização, é o ambiente em que os colaboradores interagem entre si. Desse modo, é fundamental zelar pela sua higidez, pois isso irá contribuir para o bem estar de todos, facilitando a realização de suas atividades com mais qualidade e eficiência.

Num ambiente assim, certamente os funcionários irão se sentir muito mais determinados a produzir mais e melhor.

2- Estimule as relações interpessoais

As relações interpessoais mantidas no ambiente de trabalho são o principal elo dos trabalhadores com a empresa, e consistem, ainda, num eficaz mecanismo motivacional.

Além de ser fundamental para o bom desenvolvimento das atividades – pois torna a jornada mais leve e prazerosa – a manutenção do bom relacionamento com os colegas de trabalho proporciona maior entrosamento entre o grupo, aprimorando o trabalho em equipe.

A interação harmoniosa entre os colegas favorece, ainda, a implementação do trabalho colaborativo e, como consequência, contribui para a dinamicidade e qualidade das atividades executadas pela equipe, afinal, a união faz a força, não é mesmo?!

3- Estabeleça metas desafiadoras, mas possíveis

Poucas coisas motivam mais o ser humano do que o desafio. A sensação de ser provocado a superar limites para alcançar objetivos valiosos é uma excelente forma de promover a motivação no trabalho e incentivar os seus colaboradores a contribuir de modo ainda mais contundente para atingir as metas traçadas.

Contudo, é preciso que essas metas guardem coerência com a dinâmica da organização e com os dados da realidade. Estabelecer metas inalcançáveis – por maior que seja o esforço da equipe -, além de desmotivar os seus funcionários, causará a sensação de frustração e o sentimento de incapacidade.

Portanto, na hora de estabelecer os resultados pretendidos, pondere os elementos que a empresa tem à disposição – mão de obra, equipamentos, tecnologia, etc. – e verifique se há tempo suficiente para o cumprimento de todas as metas estipuladas.

4- Dê feedbacks

Muitas vezes ficamos apreensivos com o resultado do nosso trabalho. Isso acontece com mais freqüência quando entramos num emprego novo, mudamos de função, ou, simplesmente, quando a organização estabelece metas desafiadoras. Em tais casos, tudo o que mais queremos é saber efetivamente como estamos indo, como anda o nosso desempenho.

É nesse momento que se nota a importância do feedback, pois ele oferece parâmetros ao colaborador para verificar a qualidade do seu trabalho, para aferir o seu real desempenho e, se for preciso, para tomar conhecimento de quais mudanças devem ser implementadas.

O sucesso da organização depende do alinhamento entre o perfil dos seus colaboradores e as necessidades e metas da empresa. O feedback busca, assim, corrigir eventuais falhas e também reforçar as condutas exitosas já praticadas pela equipe, de modo a conduzir a empresa para o caminho que levará ao êxito.

5- Recompense o bom desempenho dos funcionários

Outra excelente forma de contribuir para a motivação no trabalho é recompensando os colaboradores pelo bom desempenho nas atividades, e aqui não se trata apenas de recompensa em dinheiro.

Mais que simplesmente obter um bom salário ou ganhar um aumento no final do mês, os colaboradores desejam ser reconhecidos por aquilo que fazem, e isso é justo, afinal, a empresa espera que eles deem o seu melhor diariamente, superando expectativas e batendo metas. Então, também cabe ao líder saber reconhecer o bom desempenho da sua equipe.

Um elogio sincero, um dia de folga, ou mesmo a possibilidade de ascensão na carreira são ótimas formas de incentivar os funcionários a continuar trabalhando com afinco, motivando-os a dar o seu melhor em prol da organização.

6- Aposte na endomarketing

Endomarketing é uma estratégia de marketing que se direciona ao público interno da organização: os seus colaboradores. Visando conquistar a sua própria equipe, através de práticas destinadas a despertar nos próprios colaboradores uma impressão positiva acerca da empresa em que trabalham, esta técnica pode ser muito eficaz quando se pretende incrementar a motivação no trabalho e manter a equipe engajada com as metas buscadas pela empresa.

Para isso, você pode apostar numa comunicação interna eficiente, em eventos de integração para os colaboradores, na concessão de alguns benefícios, em pesquisas de clima organizacional, etc. O certo é que, a implementação de ações voltadas especificamente para o corpo funcional, despertará nos colaboradores o sentimento de gratidão pela empresa, e os tornará muito mais satisfeitos com o trabalho, aumentando a motivação de toda a equipe.

Vale lembrar, ainda, que essa satisfação também atrairá o sentimento de lealdade dos colaboradores pela instituição, retendo talentos e evitando o indesejável turnover (índice de rotatividade de funcionários).
 


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.