Há um estigma associado ao trabalho remoto – em média, os colaboradores em home office tendem a receber menos promoções e ganhar salários mais baixos. Historicamente, eles também têm maior rotatividade em comparação com a equipe local. É possível olhar para esses padrões como prova de que as pessoas precisam estar em um escritório para serem contabilizadas. Mas organizações como GitLab, Facebook e outras grandes empresas de tecnologia estão considerando outra explicação possível – a infraestrutura atual  não oferece suporte a colaboradores remotos ou não lhes dá oportunidades de crescimento.

Por conta das mudanças recentes promovidas pela pandemia, as empresas tiveram que se adaptar e criar uma força de trabalho remota rapidamente. Confira abaixo algumas dicas para criar uma cultura positiva de home office.

Mostre executivos em trabalho remoto

A liderança precisa dar o exemplo para o resto da organização e normalizar a ideia de trabalhar produtivamente em casa. A melhor maneira de fazer isso é criar visibilidade – peça aos executivos e outros líderes que trabalhem remotamente pelo menos vários dias por semana. Isso ajuda a tranquilizar os colaboradores e definir um novo padrão para trabalhar em casa.

Use a tecnologia estrategicamente

Utilize programas para administração de projetos, a monitorar o andamento das tarefas, os prazos e todos os passos de cada trabalho. Comunicação é essencial no trabalho em equipe, então aposte em ferramentas de mensagens e grupos da equipe para que o trabalho flua tranquilamente – desta forma, ninguém vai se sentir sem direcionamento.  

Hospede eventos online

Em um ambiente de escritório, é fácil planejar eventos. Mas no mundo virtual, pode ser mais desafiador envolver seu público. Adicione estrutura à atividade para dar a todos a chance de participar e trabalhar juntos. Por exemplo, você pode hospedar uma sessão de jogo virtual para todo o departamento, workshop, caminhada ou aula de ginástica.

Crie bônus para colaboradores

Se você deseja reforçar os valores da empresa, crie um incentivo para os membros da equipe com um bônus de reconhecimento. No GitLab, os colaboradores indicam uns aos outros para um prêmio quando os indivíduos exemplificam os valores da empresa. O bônus e o reconhecimento público lembram aos colaboradores a missão geral e a interdependência da empresa.

Crie coesão e confiança na equipe

Os colaboradores precisam de autonomia para fazer seu melhor trabalho e desenvolver um interesse emocional na empresa. Os gerentes podem ajudar a apoiar os membros da equipe, oferecendo-lhes independência. Realize treinamento entre os líderes para ajudá-los a evitar a microgestão de colaboradores e, em vez disso, criar espaço para criatividade e inovação. Sendo assim, adote um canal de comunicação e uma jornada mais flexível, que tornam mais fácil para as pessoas limitar as interrupções e se concentrar profundamente.

Cuide dos colaboradores

Quais benefícios normalmente são oferecidos aos colaboradores do escritório? Encontre maneiras de incorporar essas vantagens em seu pacote para trabalhadores remotos. Por exemplo, se a equipe no local tiver acesso a uma academia, os colaboradores de home office recebem créditos de bem-estar para academias perto deles – ou uma assinatura digital de um aplicativo de bem-estar? Certifique-se de que os benefícios que você oferece sejam equitativos e acessíveis a todos.

Crie uma força-tarefa para ajudar na transição

Há muito a se considerar quando se trata de otimizar seus negócios para uma força de trabalho remota. O empreendimento envolve tudo, desde a revisão do pacote de empregos até o treinamento de gestão e o lançamento de uma campanha de comunicação interna, seleção de licenciamento de software e muito mais. O Facebook publicou recentemente uma lista de empregos para um diretor de trabalho remoto para “impulsionar uma mudança em toda a empresa em direção a maneiras de trabalhar primeiro remotamente” e, de acordo com o The Washington Post, outras empresas estão adotando uma abordagem semelhante e criando uma vaga nova chama “Head of Remote Work” (gerente de trabalho remoto, em tradução livre).

Quando você decidir mudar para um modelo de negócios remoto, designe um indivíduo ou força-tarefa que assumirá a propriedade total do projeto. Centralizar essa responsabilidade ajuda a garantir que o processo seja avaliado de vários ângulos e receba a atenção que merece.

Pode parecer mais desafiador comunicar os valores da sua empresa para uma força de trabalho em home office – mas, na realidade, a situação apenas exige uma mentalidade e estratégia diferentes do que um modelo de negócios tradicional. Se você está procurando maneiras de melhorar seu pacote de benefícios e criar novos incentivos para sua equipe, o Gympass pode ajudar. Gympass oferece uma variedade de benefícios de bem-estar, incluindo planos de associação para mais de 55.000 parceiros de fitness em todo o mundo. Para saber mais sobre nossos planos de serviços corporativos, solicite um orçamento aqui.