Se você perguntar, vai descobrir que a maioria das pessoas gostariam de ter mais tempo. De uma maneira instintiva, todos nós sentimos que não estamos fazendo o bastante. A produtividade é uma luta constante, especialmente no que é chamado de “trabalho de conhecimento”, onde a concentração é essencial e há distrações por todos os lados. Confira aqui quatro hábitos e táticas simples que podem ajudar seus colaboradores a aprimorar a produtividade deles de uma maneira significativa. 

  1. Evite fazer tarefas simultaneamente. Isso prejudica a produtividade.

Por alguma razão, apesar de décadas de pesquisa que afirmam o contrário, muitas pessoas continuam com a impressão de que fazer tarefas simultaneamente é eficaz (não é) e que elas são mestres nisso (não são).  Fazer tarefas simultaneamente, ou a “troca de tarefas”, como chamam os psicólogos, é na verdade um assassino da produtividade e um sintoma de uma sobrecarga de informações mais gerais no local de trabalho.

Cada vez que uma pessoa troca entre uma tarefa e outra, a produtividade dela é afetada. Quanto mais complexas são as tarefas, mais tempo leva para retomar o ritmo depois da troca. Todos nós queremos tirar mais proveito do nosso dia, mas, quando nos alternamos entre várias tarefas, estamos na verdade perdendo o tempo que poderíamos usar prestando atenção melhor em uma coisa de cada vez. 

  1. Faça pausas curtas a cada 30 minutos

Não é possível alcançar o pico de produtividade sentando-se em frente a uma tela e trabalhando sem parar. As pesquisas mostram que as pessoas podem manter com sucesso um bom desempenho em tarefas visuais por cerca de 30 minutos. Depois que ultrapassamos esse tempo, a nossa produtividade começa a diminuir.

No entanto, essas mesmas pesquisas também descobriram que até mesmo pausas curtas podem “recarregar” nossos cérebros o suficiente para podermos voltar aos nossos níveis anteriores de desempenho. Portanto, fazer pausas curtas para caminhar ao ar livre ou fazer uma meditação guiada é algo que os colaboradores podem aproveitar para dar o melhor de si. 

  1. Pratique exercícios físicos regularmente 

É difícil fazer as coisas se você se sentir cansado o tempo todo. Seu primeiro impulso pode ser ir atrás da fonte mais próxima de cafeína. No entanto, uma quantidade cada vez maior de pesquisas demonstra que exercícios de intensidade leve ou moderada podem reduzir consideravelmente a fadiga. Sentir-se melhor não é o único benefício: as pesquisas também mostram que os exercícios estão associados a uma maior qualidade de trabalho e a um melhor desempenho em geral.

Exercícios regulares também trazem muitos benefícios cognitivos, como melhor concentração, melhor memória e aprendizado mais rápido. Os cientistas acreditam que cerca de 30 minutos de exercício leve ou moderado por dia é a quantidade certa para que a maioria das pessoas possam dar o melhor de si no trabalho, mas até mesmo 10 minutos por dia podem ter um impacto significativo na produtividade dos colaboradores. 

Entre em ação

Em um momento em que tantas pessoas estão esgotadas e sobrecarregadas de trabalho, os colaboradores pode ter uma injeção muito necessária de energia, produtividade e qualidade de vida mesmo se só realizarem uma dessas ações.