Realizar pesquisas de clima organizacional é vital para apurar como os colaboradores estão se sentindo em relação à organização.
O clima organizacional interfere na qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa. Por isso, podemos dizer que ele se refere ao conjunto de atitudes, valores e comportamentos da organização.
Saiba mais sobre o assunto no nosso artigo de hoje!

O que são pesquisas de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é um recurso para coleta de dados, que fornece informações relevantes sobre a percepção dos funcionários em relação à empresa.
O clima organizacional é percebido e influencia todos que fazem parte da organização, de forma direta ou indireta. Por isso, as pesquisas de clima organizacional mostram como essa influência e interferência estão ocorrendo.
Aplicada pelos gestores de recursos humanos, essa ferramenta também permite identificar os pontos fortes e fracos da gestão, melhorando os elementos que precisam ser ajustados.

Como funcionam as pesquisas de clima organizacional

Toda empresa pode utilizar essa ferramenta, independentemente do seu tamanho ou do segmento em que atua. Em todos os casos, as pesquisas de clima organizacional devem seguir 11 passos.

1. Identificação de objetivos

Os objetivos da pesquisa de clima organizacional devem ser definidos pelos gestores da área de recursos humanos e pela direção da empresa. A ideia nessa etapa é delimitar o que se deseja saber com a pesquisa e de que forma os resultados serão aplicados. Nesse contexto, é importante lembrar que o simples arquivamento da pesquisa de clima pode ocasionar o descontentamento dos colaboradores.

2. Comunicação a respeito do processo

A partir da delimitação dos objetivos, a direção e os gestores de RH devem informar aos outros líderes da organização sobre a aplicação da pesquisa, quais são seus objetivos e quais benefícios poderá trazer. Em seguida, esses líderes devem repassar ao restante da equipe.

3. Difusão da pesquisa

A pesquisa de clima deve ser melhor especificada e explicada aos colaboradores por meio de reuniões e pelos canais de comunicação interna.

4. Certificação de sigilo e credibilidade

Para que a pesquisa de clima organizacional dê resultados, os colaboradores precisam estar certos de que as informações que repassarem estarão seguras e que não servirão como uma forma de prejudicá-los no exercício do seu trabalho ou acarretar em ações punitivas.

5. Definição de indicadores

Diversas temáticas diferentes podem ser utilizadas para a definição dos indicadores da pesquisa de clima organizacional. Algumas possibilidades são qualidade de vida no trabalho, liderança, estrutura física fora do ambiente, planejamento da carreira, benefícios, feedback, etc.

6. Desenvolvimento de questionário

O formulário pode contar com questões de múltipla escolha ou dissertativas. Deve-se delimitar também de que forma serão encaminhados os formulários para os colaboradores responderem, assim como o período de aplicação do questionário. É importante que o questionário esteja baseado na realidade, na cultura e no segmento de atuação da empresa. No entanto, não existe um modelo padrão que possa ser seguido.

7. Aplicação da pesquisa

A aplicação da pesquisa deve ter um dia ou período definido, sendo que isso deve ser comunicado antecipadamente aos colaboradores. Isso serve para assegurar que a pesquisa tenha a maior participação possível.

8. Resposta à pesquisa

Essa é uma etapa crítica, porque o colaborador deve sentir-se à vontade para responder o questionário, tendo a certeza de que outras pessoas não tenham acesso às suas respostas. Assim, a empresa deve oferecer um local adequado e seguro para a realização da pesquisa, a fim de que os colaboradores possam responder com calma. Outra possibilidade é aplicar a pesquisa por meio da internet, o que facilita o gerenciamento das respostas.

9. Entrega do questionário

Após o término do questionário, ele deve ser entregue ao responsável do processo, que permanecerá com os formulários até a entrega ao setor de recursos humanos. No caso da aplicação do questionário por internet, essa etapa é excluída.

10. Reunião dos dados

Com a coleta dos dados, as informações devem ser reunidas e compiladas. A partir dessa análise é possível analisar os indicadores definidos. Depois de compilados, os dados devem ser repassados à direção da empresa para que os gestores tenham conhecimento e tomem as providências necessárias.

11. Divulgação dos resultados

Lembre-se de que os resultados devem ser divulgados aos colaboradores que participaram do processo. No entanto, não basta divulgá-los, também é necessário indicar o que será realizado pela direção para solucionar os problemas identificados. Também é importante indicar o período de solução para o problema.

Pontos a abordar nas pesquisas de clima organizacional

Há muitas variáveis que precisam ser abordadas em uma pesquisa de clima organizacional. Os principais pontos são:

Trabalho

O objetivo é conhecer a opinião dos colaboradores sobre o trabalho, o horário, a distribuição e a suficiência de pessoal, entre outros fatores.

Integração interpessoal e setorial

Analisa o nível de cooperação e relacionamento entre as pessoas e os departamentos existentes.

Salário

Verifica a distorção de salários entre os colaboradores e possíveis descontentamentos.

Comunicação

Pretende entender como é a comunicação da empresa, ou seja, se os colaboradores conhecem os fatos relevantes da organização.

Estilo gerencial

Mostra o nível de satisfação dos colaboradores com a direção, considerando questões de competência, feedback e relacionamento, entre outros.

Desenvolvimento profissional

Questiona a respeito das oportunidades de treinamentos e promoções para ascender na carreira.

Imagem da empresa

Verifica qual a opinião e o sentimento dos colaboradores em relação à empresa.

Trabalho em equipe

Mensura as formas de participação na empresa.

Condições físicas no local de trabalho

Confere se os colaboradores estão satisfeitos com relação à estrutura, às condições de conforto e instalações.

A importância das pesquisas de clima organizacional

É sabido que os colaboradores são o grande capital das organizações. Com eles, é possível ter mais produtividade, qualidade nos produtos e serviços e, consequentemente, mais lucratividade. Isso justifica a aplicação das pesquisas de clima organizacional.

  • Conhecimento sobre os fatores que impactam a empresa de forma negativa;
  • Redução da quantidade de colaboradores indiferentes ou descontentes;
  • Redução dos desperdícios;
  • Redução do absenteísmo;
  • Como consequência, diversos benefícios podem ser listados:
  • Diminuição da rotatividade de colaboradores;
  • Menores índices de adoecimento dos colaboradores;
  • Menores taxas de acidentes de trabalho;
  • Aumento da motivação da equipe de trabalho;
  • Redução no total de conflitos organizacionais.

Por fim, com a aplicação de pesquisas de clima organizacional, é possível criar um ambiente de trabalho mais agradável e fazer melhorias contínuas, o que traz diversos benefícios à empresa e aos colaboradores.

E na sua empresa, como é o clima organizacional? O que a empresa faz para melhorar?

Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂

ebook_programas_de_qualidade_de_vida

Aumentar produtividade equipe (banner oferta)

(Visited 4.514 times, 7 visits today)

Comments

comments