Recrutar bons colaboradores não é tarefa fácil para nenhuma organização. Um bom profissional, geralmente, tem objetivos muito bem definidos para a sua carreira, não é à toa que um plano de benefícios para funcionários que deixe claro as vantagens, e que determine objetivos e recompensas de como ele pode evoluir, é uma dinâmica de sucesso na maior parte das organizações.

Mas quando se consegue captar profissionais talentosos e se monta a equipe dos sonhos na empresa, surge este que, hoje, é um dos maiores desafios: a retenção desses talentos.

Ainda que a importância da retenção de talentos seja uma unanimidade para a maioria das companhias, poucas de fato investem em estratégias práticas para isso. Mas em um mercado extremamente frenético e competitivo, uma alternativa é adotar um plano de retenção.

Afinal, não é possível se acomodar, a concorrência está sempre atenta aos profissionais que se destacam no seu ramo de atuação. Logo, diante dessa acirrada competição, a criação de um programa de incentivo é urgente, ou seja, um plano que resulte na permanência dos melhores profissionais da empresa.

Sem contar o valioso ativo ao qual corresponde o capital humano, assegurar que as melhores cabeças se mantenham na organização proporciona outro grande benefício: manter um talento custa menos do que admitir outro, gerando assim, economia.

Uma das estratégias mais adotadas é a elaboração dos programas de benefícios. Em suas diversas formas, se converte em um fator motivacional, afinal, os benefícios são apontados com uma das justificativas mais citadas para colaboradores continuarem trabalhando no mesmo local.

A importância de oferecer um bom plano de benefícios para funcionários

Algumas iniciativas se convertem em diferenciais importantes para fidelizar e atrair indivíduos competentes. É importante adotá-las, pois profissionais com um bom currículo e grande experiência, normalmente, ficam pouco tempo disponíveis no mercado de trabalho e tendem a dizer sim para ofertas que ofereçam melhores vantagens

Algumas modalidades de benefícios mais sofisticadas oferecidas por grandes corporações, tais como viagens, bolsas de estudo internacionais e até automóveis, não cabem no orçamento de empresas de menor porte.

Por isso, é importante que, antes mesmo da contratação, o gestor defina para o candidato quais são os benefícios e que verifique se eles atendem às expectativas do profissional que está sendo contratado — esse tipo de diálogo constrói uma relação de confiança.

Benefícios mais comuns oferecidos pelas empresas

Alguns benefícios, tais como o seguro de vida, previdência privada e assistência odontológica, mesmo não sendo obrigatórios, são considerados básicos e extremamente necessários para grande parte dos profissionais.

Por essa razão, compete ao departamento de Recursos Humanos abordar essas vantagens como obrigatórias, e não mais como excepcionalidades, no sentido de reconhecer os talentos da companhia.

Mas isso não é tudo, a empresa deve assimilar e buscar levantar quais são as maiores demandas de seus colaboradores. Isso por meio de um esforço contínuo, tendo sensibilidade diante das movimentações dos concorrentes, bem como por meio de pesquisas internas de satisfação.

Na maioria das vezes, sobretudo em empresas de médio porte, as vantagens mais necessárias e desejadas por funcionários são aquelas relativas à saúde.

Além da assistência médica, oferecida também aos dependentes, e a assistência odontológica, outras vantagens voltadas para promover a qualidade de vida do colaborador, como academia, massagens e acupuntura, são uma tendência corporativa.

Em suma, há uma grande variedade de benefícios que podem ser oferecidos, alguns são obrigatórios, como Vale-transporte, FGTS, férias e décimo terceiro, outros são opcionais, conforme aludido acima, e dependem da empresa escolher oferecê-los ou não aos colaboradores.

Todavia, o ideal é que, além daqueles de concessão obrigatória, a empresa ofereça outros benefícios, a depender de sua estratégia de gestão de pessoas. A seguir, confira quais são os principais:

  • Vale-alimentação: esse é um dos benefícios mais importantes, pois, com uma alimentação saudável e equilibrada, é possível proporcionar aos colaboradores maior disposição para trabalhar e encarar os desafios diários;
  • Vale-combustível: permite realizar a gestão e reembolso do combustível dos colaboradores, sendo um dos benefícios mais desejados;
  • Vale-cultura: o vale-cultura costuma ser ótimo para atração de talentos. Com ele, é possível participar de eventos, cursos ou mesmo comprar livros;
  • Convênio com academias: esse tipo parceria é muito interessante, já que além de ser um incentivo para que o seu funcionário pratique atividades físicas, ele também contribui para que ele se torne mais saudável, motivado e produtivo;
  • Bolsa de estudo: a bolsa de estudos é outro benefício interessante, pois favorece o crescimento intelectual do colaborador, agregando muito aos seus conhecimentos.

Benefícios favorecem a mudança de comportamento

Oferecer benefícios, de fato, contribui para que os colaboradores adotem uma postura mais engajada. Mas para que essa motivação seja sustentável, proporcionando resultados positivos, é importante desenvolver em conjunto com os benefícios um programa de recompensas.

Não importa qual a modalidade de benefício escolhida, podem ser tanto premiações, baseadas no alcance metas, como incentivos direcionados ao planejamento de carreira.

Para que um plano de benefícios para funcionários flua do modo que se espera, tendo como resultado a motivação do profissional, é importante que a empresa se comprometa com uma comunicação clara e regular a respeito de quais e de que formas as vantagens serão ofertadas.

Plano de benefícios como ferramenta de gestão

Um plano de vantagens que agregue o crescimento na carreira permite que os colaboradores se desenvolvam, aprimorem suas habilidades e concentrem-se, sobretudo, em sua própria evolução.

E se as condições do plano são comunicadas de modo claro e o colaborador tem o acompanhamento adequado, na forma de avaliações regulares de seus supervisores, esse tipo de benefício se mostra uma das técnicas mais eficientes para retenção de talentos.

Vale destacar que além de oferecer incentivos aos seus colaboradores, os gestores devem regularmente realizar pesquisas sobre o clima da empresa.

O ideal é que seja estruturado um formato de confidencialidade para o questionário, conhecendo-se assim se os benefícios oferecidos, de fato, vão ao encontro das expectativas dos profissionais.

Atualmente, existem diferentes ferramentas online que viabilizam a obtenção de respostas dos colaboradores, assegurando anonimato e confiabilidade às informações, bastando definir as perguntas e compartilhar o formulário.

Frente a uma concorrência cada vez mais acirrada, onde a busca pelos profissionais mais competentes é constante, toda empresa que se preze deve buscar alternativas para a satisfação e retenção de seus maiores talentos.

Afinal, contando com uma equipe de bons profissionais, devidamente motivada e satisfeita, o sucesso do negócio é garantido.

Quer inovar no plano de benefícios para funcionários? Não deixe de conhecer mais sobre o Gympass!

(Visited 727 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR)