Não é segredo que os benefícios dos empregados desempenham um papel fundamental na maneira como os funcionários se sentem em relação a uma empresa. De fato, em um relatório conduzido pela Aflac, 49% dos empregados afirmaram que procurariam um novo empregador por estarem insatisfeitos com as opções de benefícios. Por outro lado, outro estudo conduzido pela Willis Tower Watson descobriu que 78% dos funcionários são mais propensos a permanecer em seu emprego atual se estiverem satisfeitos com seu pacote de benefícios. 

Tudo isso levanta a questão: quais benefícios os funcionários realmente querem? Em quais opções vale a pena investir e quais é melhor deixar de fora? Para compreender melhor como avaliar o seu plano atual, use o guia abaixo.

Os benefícios que você deve renunciar

Férias ilimitadas 

À primeira vista, dias ilimitados de férias podem parecer uma vantagem muito desejável. Mas estudos descobriram que esse tipo de benefício na verdade tem o efeito oposto. A falta de pressão causada pela falta de limite dos dias de férias muitas vezes deixa os funcionários com a sensação de que eles não podem justificar uma folga, conduzindo a meses, ou até anos, sem realizar uma pausa adequada. 

Em vez disso, considere implementar mais dias de férias, mas com um limite. Isso atrairá as pessoas que buscam uma folga extra, ao mesmo tempo, encoraja o uso ativo dos dias disponíveis. 


Vantagens no escritório

No início, as empresas pensavam que oferecer vantagens como refeições prontas, prática de atividades no escritório e a possibilidade de trazer animais de estimação de casa atrairia as gerações mais jovens do mercado de trabalho. Infelizmente, essa abordagem geralmente tem um efeito adverso. Ao invés de sugerir que o escritório é um lugar descontraído e divertido, essa ideia geralmente indica que os funcionários passarão mais tempo no trabalho do que em casa.


Os benefícios que você deve explorar

Opções de trabalho flexíveis

Em 2019, 31% dos funcionários trabalharam em algum tipo de home office. Esse número cresceu exponencialmente em 2020 (até 42% dos funcionários). Embora esse aumento possa ser atribuído principalmente à pandemia da COVID-19, essa é uma mudança que muitos adotaram. As opções de trabalho remoto e flexível são procuradas pelos funcionários há muito tempo, seja pelo desejo de evitar longos trajetos até o trabalho ou de aumentar o foco. Pensando no futuro, é benéfico para as empresas considerar a implementação de opções de trabalho flexíveis permanentes para as pessoas que preferem trabalhar em home office. 


Pacotes de saúde e bem-estar

A saúde física e mental dos seus funcionários não afeta apenas a sua vida pessoal, ela  também tem uma conexão direta com a qualidade do trabalho que eles produzem no escritório. Além disso, quando seus funcionários têm acesso a benefícios que lhes permitem cuidar de si próprios, a empresa tem mais chances de economizar em custos de saúde e rotatividade de funcionários. 

Portanto, vale a pena investir em benefícios que forneçam acesso a recursos de bem-estar. Cada vez mais empresas estão seguindo exatamente esse caminho, e 69% delas oferecem planos para seus funcionários que priorizam o bem-estar físico, mental e emocional. Procure planos que ofereçam uma ampla gama de recursos, desde suporte para o sono e aconselhamento nutricional até terapia e aulas de exercícios.

 

Se você está pronto para investir em pacotes de saúde e bem-estar para seus funcionários, considere uma parceria com o Gympass. Nossos planos personalizáveis oferecem uma gama impressionante de recursos, desde bem-estar físico com aulas de exercícios até programas de saúde mental focados na atenção plena e meditação. Confira alguns dos nossos principais parceiros aqui.