Nos dias atuais, as empresas que possuem uma área de Recursos Humanos estratégica estão cada vez mais preocupadas com a saúde (seja física, mental ou financeira) e a qualidade de vida dos colaboradores.
É cientificamente comprovado que a organização que possui programas de qualidade de vida ganha com o aumento de produtividade dos colaboradores e consegue ter reduções consideráveis nos percentuais de absenteísmo, turnover e sinistralidade do plano de saúde.
São diversas as formas de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Short friday, palestras voltadas para a prevenção de doenças, horário flexível, salas de jogos, acompanhamento nutricional, Gympass e oficinas de orientação de cuidados com a saúde são algumas das ações que o RH pode implantar com baixo custo para a organização e que irão melhorar a qualidade de vida no trabalho. O resultado poderá ser ainda mais efetivo quando alguns destes benefícios forem estendidos à família do colaborador.
Quanto mais pessoas forem impactadas por estes programas, melhor será o resultado para a organização, principalmente em se tratando de custos com plano de saúde. Colaboradores e dependentes que recebem informações sobre prevenção de doenças, alimentação saudável, práticas esportivas e hábitos saudáveis indiretamente auxiliam na redução da sinistralidade. Esse item é o principal responsável pelo percentual de reajuste que será aplicado nas apólices dos planos de saúde, que hoje é a maior preocupação do RH por ser a segunda maior despesa que está sob responsabilidade da área.
Redução de turnover e aumento de produtividade estão diretamente ligados com a satisfação do colaborador ao sentir que é valorizado e que está sendo “cuidado” pela organização.
Na GA.MA Italy do Brasil, a equipe de RH teve a oportunidade de implantar muitos desses programas de qualidade de vida. Os resultados foram nítidos para a organização: em dois anos da implantação do short friday e horário flexível, saímos de um absenteísmo de 2,34% para 0,19%.
Com a implantação do Gympass, nossos colaboradores passaram a praticar atividades físicas regularmente, cada um com a sua modalidade preferida. A flexibilidade que este benefício trouxe para os colaboradores é sensacional e foi um sucesso desde a implementação até os dias atuais, ajudou muito na integração entre as áreas, sempre acompanhamos as redes sociais dos nossos colaboradores e percebemos que funcionários de diversas áreas sempre estão treinando juntos.
As palestras e oficinas voltadas para os cuidados com a saúde e/ou prevenção de doenças, realizadas em parceria com nossa corretora de benefícios, trouxeram um retorno muito positivo aos colaboradores.
Com estes e outros programas que a empresa possui, saímos de uma sinistralidade do plano de saúde de 123% em 2016 para 65% em 2017 (comparando a mesma época do ano).
Tudo isso comprova que a área de Recursos Humanos está cada vez mais participativa para que a organização tenha um resultado financeiro positivo anualmente. Está nítido que as empresas devem investir na qualidade de vida dos colaboradores, tornando necessária uma gestão de pessoas cada vez mais estratégica.