Os termos “qualidade de vida dos funcionários” e “produtividade” andam cada vez mais aliados nas empresas bem-sucedidas. Isso porque essas companhias já entenderam a importância de se ter pessoas motivadas e manter um bom clima organizacional para alcançar os objetivos organizacionais.

Assim, diversas ferramentas e benefícios são implementadas todos os dias, tudo para otimizar a qualidade de vida no trabalho e garantir resultados ainda melhores.

Hoje, além dos benefícios mais tradicionais — vale-alimentação, plano odontológico, auxílio creche —, também podemos ouvir propostas mais inovadoras, como o no-dress code (vista-se como quiser), happy hour, horários mais flexíveis e lanches grátis, que fazem da empresa um segundo lar.

Agora, você pode estar se perguntando: será que isso realmente interfere de modo positivo na produtividade das pessoas e das equipes internas? E a resposta é: sim!

Pensando em tudo isso, desenvolvemos este conteúdo para você. Hoje, vamos falar dos benefícios da qualidade de vida no trabalho e de como você pode usar isso a seu favor.

Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Nada é pior que o estresse para a produtividade

Há alguns anos, o Brasil foi classificado como o segundo país com o maior nível de estresse do mundo, segundo levantamento da International Stress Managemente Association. Muitos profissionais, especialmente os que lidam diretamente com o público, foram identificados com a síndrome de Burnout — o nível máximo de estresse.

É sabido que esse tipo de problema é proveniente de diversos fatores, dentre eles as más condições de trabalho. Afinal, laborar sob extrema pressão, com falta de recursos e em ambientes inadequados oferece, de fato, um grande risco à saúde.

E esse estresse traz uma série de problemas para os profissionais e para o empreendimento. Colaboradores estressados envolvem-se mais em acidentes de trabalho, atendem mal aos clientes da empresa e prejudicam todo o time.

Além disso, vários outros problemas tornam-se constantes, como: insônia, ansiedade, transtornos psíquicos, dores de cabeça, e problemas arteriais, cardíacos e gástricos — prejudicando, assim, o desempenho desses profissionais.

A relação entre produtividade e qualidade de vida dos funcionários

O trabalho é um dos elementos fundamentais e com bastante influência na qualidade de vida das pessoas, visto que elas dedicam boa parte das horas do seu dia às atividades laborais, o que exige que tenham energia física e psicológica.

Logo, para eliminar o estresse e aumentar a produtividade, é indispensável investir na qualidade de vida dos funcionários.

E um bom exemplo disso são as empresas que já possuem parcerias com academias, ou um espaço para “soneca”, ou que, simplesmente, buscam um clima de trabalho mais agradável para todos.

Assim, os esforços para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e manter um bom clima organizacional são vitais para a organização, já que, por meio deles — além da melhora da produtividade — há aumento no nível de satisfação da equipe e diminuição do turnover.

Vejamos, então, algumas dicas para conseguir isso em sua empresa:

Invista na comunicação Interna

Todos sabem que a comunicação interna é muito importante, porém, ela é praticada com cada vez menos eficiência. Para Peter Drucker, ícone da administração, mais de 60% dos problemas e conflitos internos existem pela falta de comunicação.

Para melhorá-la, é possível usar diversas ferramentas, como mural de recados, TV corporativa, intranet, e até redes sociais. Além disso, vale ressaltar que o importante é o envolvimento de toda a liderança, garantindo que todos estejam interessados nessa melhoria.

Ofereça benefícios reais aos seus funcionários

Muitas empresas, como já dito, investem em programas inovadores para melhorar o clima organizacional. E, para definir quais são os melhores benefícios, é importante levar em consideração seu público interno: idade, estado civil, posição hierárquica, formação etc.

Para empresas mais modernas, o vale-cultura e a bolsa de estudos podem ser ótimas escolhas; para outras, o auxílio creche e vale-alimentação pode fazer mais sentido. Seja como for, isso variará de acordo com seu público interno.

Incentive a prática de esportes e exercícios físicos

Por ser capaz de diminuir os níveis de estresse, a prática de esportes é ideal para melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Por isso, incentive seus subordinados a praticar exercícios físicos regularmente.

E, quanto a isso, oferecer um benefício de atividade física para os funcionários que se interessarem pelo assunto é uma forma de motivá-los.

Planeje seu ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho mal iluminado, úmido, sem circulação de vento ou com móveis e equipamentos inadequados para o ofício pode gerar altos níveis de insatisfação.

Portanto, oferecer as condições básicas para o labore é muito importante, e evita acidentes e o aparecimento de muitas doenças. E, vale ressaltar, é um direito do empregado atuar em um ambiente que não o prejudique.

Demonstre interesse por seus liderados

Outra dica bastante simples é demonstrar interesse pela sua equipe. Afinal, aquela figura de gestor autoritário tem deixado de existir, e ditados como “manda quem pode, obedece quem tem juízo” já não têm mais o efeito desejado.

Funcionários talentosos se submetem cada vez menos a essas coisas. As pessoas não querem apenas chefes, querem líderes que se importem de verdade, que tenham empatia e um pequeno espaço em sua agenda para ouvir suas dúvidas e necessidades.

Seja mais flexível quanto a horários

É certo que as empresas necessitam de certo nível de burocracia para manter suas atividades em ordem. Contudo, o excesso de rigidez pode atrapalhar o relacionamento interno e prejudicar a qualidade de vida no trabalho.

Assim, ser mais maleável quanto aos horários pode ser um bom começo. O Google, por exemplo, permite que seus colaboradores invistam 10% do seu tempo em projetos paralelos, fora de sua área de atuação.

Outros benefícios associados

Como vimos, não é necessário nenhum investimento absurdo para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e aumentar sua produtividade. Além disso, há outros benefícios que tornam o investimento ainda mais atrativo. Vejamos, agora, alguns dos principais:

Atração e retenção de talentos

De fato, os maiores talentos do mercado buscam atuar em empresas que lhes ofereçam certa qualidade de vida. Afinal, hoje, oferecer apenas um excelente salário não é suficiente para reter talentos.

Logo, se você se preocupa em ter os melhores profissionais em sua equipe, invista na gestão de pessoas, na qualidade do trabalho e no clima organizacional. Assim, além de atrair você também conseguirá reter talentos.

Alcance das metas organizacionais

Sabemos que bater as metas tem se tornado cada vez mais difícil; ainda assim, com colaboradores motivados e engajados, nada é impossível. Portanto, investir na qualidade de vida dos funcionários também ajuda no alcance das metas e objetivos organizacionais, garantindo resultados cada vez melhores para a empresa.

Relacionamento interno e integração entre áreas

Por fim, também é possível afirmar que a qualidade de vida auxilia na melhoria dos relacionamentos internos e na integração entre as áreas da empresa — evitando, assim, rumores e fofocas, que só tendem a atrapalhar os negócios.

Essa melhoria no relacionamento ocorre tanto de modo vertical, entre líderes e liderados, quanto horizontal, entre colegas de trabalho. Enfim, esses são apenas alguns dos benefícios, mas existem outros que estão relacionados com o assunto.

Sem dúvidas, a qualidade de vida dos funcionários, hoje, é um ponto indispensável para a correta gestão do capital humano, e depende do envolvimento de toda a alta cúpula da organização para que possa existir.

E aí, gostou do post? Como está a produtividade dos colaboradores da sua empresa? Participe da discussão aqui nos comentários!

Agora que você já sabe como a qualidade de vida dos funcionários afeta a sua produtividade, clique aqui para conhecer quais são os custos e os impactos do sedentarismo para as organizações.

ebook_programas_de_qualidade_de_vida

Aumentar produtividade equipe (banner oferta)

(Visited 1.922 times, 6 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR) Deutschland España France Italia United Kingdom United States