De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mercadômetro, as mulheres representam cerca de 75,2% dos colaboradores de Recursos Humanos no Brasil, sendo maioria nos times da área das empresas. Quando falamos em cargos de liderança em RH, um levantamento realizado pela empresa de pesquisa Bureau of Labor Statistics, apontou que, atualmente, 73% da liderança é feminina.
Diante da crise de bem-estar desencadeada pela pandemia e também dos desafios que as mulheres, especialmente líderes, enfrentam diariamente para equilibrar tanto as demandas profissionais quanto as pessoais, é fundamental que profissionais de RH atuem como apoio por meio de uma gestão humanizada e de boas práticas. Com isso, levantamos o perfil de 12 lideranças femininas de diversas empresas que além de cuidarem do seu próprio bem-estar, olham também para a saúde dos seus colaboradores, incentivando os funcionários a terem uma rotina de exercícios e práticas mais saudáveis no seu dia a dia.
Confira a lista e inspire-se:
Lívia de Bastos Martini, Chief People Officer do Gympass
Eu faço musculação, yoga e caminhadas. Estou iniciando a prática de medição e recentemente fiz várias mudanças na rotina para melhorar o sono. Em 2023, comecei a fazer um diário dos sonhos e está me dando muitas boas respostas sobre mim mesma e abrindo novas perguntas e perspectivas diferentes sobre como estou vivendo minha vida. Passar tempo com a Panqueca (minha cachorrinha) também me ensina muito sobre estar presente no momento. Além disso, imagino que eu descansada e feliz sou uma pessoa melhor para os meus colegas de trabalho. Eu vejo como papel de todos os executivos seniores, e especialmente executivos de RH, o cuidado com as pessoas – para garantir que estamos olhando os indivíduos por completo, com carinho e respeito genuínos pela pessoa e desenvolvendo o lado profissional todos os dias. Ninguém consegue cuidar de outros sem cuidar de si mesmo. Então, não existe hoje tema mais estratégico para as empresas do que os executivos cuidando de seu bem estar físico e mental.
Patricia Tourinho, CHRO da Olist
Atualmente, escolhi me dedicar à musculação, yoga e Muay Thai para manter meu físico em movimento. A prática de atividades físicas sempre é positiva, mas é muito importante descobrir opções prazerosas e que atendam aos nossos objetivos, para torná-las constantes na rotina. As práticas de bem-estar me ajudam a drenar o stress do dia a dia. Permitem que eu me mantenha equilibrada e seja capaz de inserir leveza na tratativa de temas complexos. Dessa forma, a relação com o time é beneficiada permitindo liberdade para expor temas de qualquer natureza confiando que serão tratados de maneira conjunta e tranquila. Me esforço pra ser uma líder constante e aberta. Gosto que meu time saiba que pessoa vai encontrar e com quem pode contar na hora de solucionar qualquer questão. As atividades que escolho inserir na minha rotina, me deixam mais forte, centrada e saudável. Pronta para tudo de incrível que ainda vem pela frente.
Betina Corbellini, VP Recursos Humanos Brasil da Mondelez
Musculação e corrida são fundamentais para o meu bem estar físico e mental. Ambos são momentos de meditação para mim. Consigo organizar pensamentos, liberar tensões e ansiedades. Logo, me permitem estar na minha “melhor versão” tanto com meu time quanto com as pessoas próximas de mim. Sou uma líder que foca na inspiração, coaching e menos no controle e curto prazo. Tive um momento da minha vida que não priorizei exercícios e alimentação e vi o impacto disso em meu nível de estresse, que me tornou uma pessoa mais impaciente, irritada e que perdia em produtividade. Ganhei consciência de que exercício não é perda de tempo e sim investimento em qualidade de vida, melhorando ainda mais a minha versão – focada, empoderando os times, construindo visão e tempo de qualidade com minha família. Não é fácil, pois por vezes a ansiedade bate. Mas é uma escolha diária que de fato impacta em nosso humor e energia.
Patricia Pugas, Diretora-executiva de Gestão de Pessoas da Magalu
Corrida, pilates, eletroestimulação, meditação, tempo com a família, viagens, shows e séries. Acredito que a atenção à saúde começa por nós, individualmente, e depois temos condição de criar uma cultura de saúde e bem-estar na organização. Se não cuidamos da nossa própria saúde, como cuidar da saúde de toda a equipe? O primeiro passo sempre começa em nós e todas essas atividades me ajudam a me manter em harmonia, equilíbrio e conexão comigo mesma, com meus princípios e valores. A verdade é que a responsabilidade de cuidar da saúde do time não pode ser somente da área de Gestão de Pessoas. Todo líder, de forma geral, precisa pensar na saúde integral do seu time, no equilíbrio profissional e pessoal. O RH é um porta-voz, um facilitador, que ajuda a elevar o nível de consciência para o cuidado à saúde. Não tenho dúvidas de que a receita para se ter boa saúde é ser feliz. E promover e vivenciar práticas e atividades físicas que nos fazem felizes, que nos conectam com nosso corpo e alma, permite sermos melhores a cada dia e dividirmos isso também com as pessoas do nosso círculo.
Ivone Matjas, Gerente de Saúde e Bem-Estar do Itaú
Gosto de rezar todos os dias com meus filhos, ler histórias, realizar meditação guiada, com as crianças e sozinha, para desacelerar a mente na hora de dormir. Adoro andar de bicicleta, fazer hidroginástica e praticar Beach Tennis. Aproveito intensamente cada momento com a família como se fosse único. Adoro tomar um bom vinho na companhia do meu marido, amo viajar – especialmente para a praia – e aprecio um happy hour para celebrar a amizade e conquistas. Vejo o meu estilo de vida e as coisas de forma positiva e propositiva. Isso influencia o meu dia a dia no trabalho, o bom humor, desperta o senso de espírito de equipe e como as coisas por mais difíceis que sejam, ou estejam, podem ser resolvidas com leveza e criatividade. Assim, direciono e apoio o meu time a buscar o autoconhecimento, o desenvolvimento interno, reconhecer suas vulnerabilidades, buscar algo que satisfaça seu modo de viver. Como a empresa possui mais de 90 mil colaboradores, respeitamos as diferenças e incentivamos em diversos programas de saúde que visam buscar o equilíbrio de vida, autocuidado e vários parceiros que podem auxiliar nesta jornada. “A nossa cultura empresarial prega que podemos sempre pedir ajuda.
Camilla Bonelli, Gerente Regional de Bem-Estar da BASF
Eu faço terapia, meditação, mindfulness, Reiki, amo dançar, cozinhar, passear e curtir meus filhos (os gêmeos de dez anos e o bebê que levo no ventre), minha família e meus amigos. Eu cuido de maneira consciente da minha saúde integral, equilibrando meus afazeres e priorizando minhas responsabilidades e atividades. Aprendi a dizer não e com isso consigo disponibilizar tempo e energia para o que realmente importa para mim. Essa bagagem eu trago para a carreira e transmito para a minha equipe e às pessoas com quem trabalho. Trago leveza, alegria, autenticidade, confiança e inspiração e, assim, cuido, de maneira atenta do ambiente de trabalho que me rodeia. Aprendi ao longo da minha vida e, com as dificuldades que passei, que não posso ser 100% em tudo e tenho que escolher minhas batalhas, minhas prioridades e onde colocar energia e recursos. Todas as atividades que escolho fazer são pensadas de maneira responsável, para cuidar da minha saúde e poder estar bem para meus filhos, minha família, meu time, meus amigos e todos ao meu redor. Eu escolho me cuidar, primeiro por mim, segundo por todos que estão comigo.
Cintia Drehmer, Diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Viveo
Atividades extra profissionais, te apoiam no aumento de energia, disposição, concentração e inclusive criatividade. São nesses momentos onde você sai de sua rotina profissional que sua consciência se expande e contribui para ampliar sua visão em soluções e decisões fundamentais na sua posição. Quando você entende que a integralidade faz parte da evolução profissional e pessoal de seu time, você se torna mais empática e consegue engajar de forma mais ampla seus liderados. Buscamos como recursos humanos uma liderança genuína e para isso precisamos de líderes que entendam de integralidade e pluralidade. As atividades físicas e mentais são importantes para acompanhar a sua evolução profissional e pessoal e conseguir, no seu desenvolvimento como executivo, apoiar suas equipes nesta evolução.
Marcela El-moor, Diretora de Pessoas & Cultura no Gran
Fui diagnosticada com um câncer de mama bastante agressivo em 2019, quando tinha 36 anos. Após um longo tratamento, precisei incorporar rotinas de autocuidado, exercícios físicos e uma alimentação mais saudável. O teletrabalho auxilia no equilíbrio da vida pessoal e profissional, conciliando os desafios da vida de mãe e executiva. Faço aula de dança, gosto de andar ao ar livre com meu cachorro para aliviar o estresse do dia a dia, faço terapia e mantenho os exames sempre em dia. Acredito que, quando nos cuidamos e equilibramos mais a nossa vida, passamos a ter mais empatia pelo nosso time, exercendo uma liderança mais positiva e com mais flexibilidade, o que ajuda a criar um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e feliz. Eu amo o que faço e adoro me relacionar com pessoas. Saber que posso impactar e melhorar a vida das pessoas no trabalho é algo que me deixa muito feliz.
Lucia Gordon, Diretora de Remuneração e Benefícios da Alcoa
Eu pratico yoga, meditação e faço aulas de ginástica funcional com regularidade para manter a saúde do meu corpo. Acredito que quando olhamos para nós conseguimos perceber melhor as necessidades dos demais, pois somos reflexos do nosso meio e vice-versa. Tento me colocar no lugar dos colaboradores quando propomos nossos programas e iniciativas. Fizemos isso quando relançamos o nosso programa de bem-estar, o Viva Vida, integrando as pessoas ao lançamento, aumentando a conexão entre os times, dando espaço para escuta, interação e diálogo e, consequentemente, melhorando nossos produtos e serviços de acordo com nossas necessidades. Consigo ser mais empática, perceber as necessidades alheias e promover ações coletivas. Indiretamente apoiamos o desenvolvimento da sociedade como um todo, integrando as nossas ações, iniciativas não só relacionadas às nossas pessoas, mas também com a comunidade e meio ambiente.
Michelle Sampaio Carneiro, Diretora de Pessoas e Cultura na Contabilizei
Tenho uma rotina rigorosa de atividades físicas cinco vezes na semana, que me ajuda a cuidar da saúde física e mental (sou praticante de yoga e meditação, e em dias alternados treino funcional ou musculação). Adicionalmente, sou vegetariana e busco uma alimentação leve e rica em nutrientes (e não em compensações como açúcar). Ter atividades intelectuais além do trabalho também me mantém mentalmente ‘em forma’: gosto de livros, filmes, cinema e hoje curso uma segunda graduação em Psicologia. Voluntariado também é algo que me abastece como pessoa e me faz sentir humana e retribuindo, então, atuo em algumas frentes, sendo uma delas como membro do comitê de arrecadação de fundos e comunicação de uma ONG. Pensar com mais clareza e regular o nível de estresse me ajuda a discernir o que é urgente e o que é importante. Me permite ter um olhar atento ao que não está sendo dito para contribuir com o desenvolvimento do meu time e da companhia.
Alessandra Cabral, Gerente de Gestão de Pessoas da Unimed-Rio
Realizo atividades físicas acompanhada de uma personal, para que possa ter um atendimento direcionado, focado e diferenciado. Além disso, priorizo meu tempo em família com uma estrutura favorável para alinhamentos do dia a dia. Tenho um filho de 20 anos e aprendo demais com as nossas conversas e visões desta geração. Procuro manter uma rotina de sono regrada para estar bem para os encontros, para a escuta e para meu desempenho enquanto profissional e ser humano. Me alimento da forma mais adequada possível para estar sempre bem também. Como hobbies, gosto muito de sol, mar, natureza e de atividades ao ar livre. Elas renovam a mente, a alma e consequentemente nos deixam mais leves e energizadas para o dia a dia.
Raquel Santana, Gerente de Recursos Humanos da Pay4Fun
Faço musculação, meditação e sempre que possível vou à praia para recarregar as energias e gosto de sair para dançar. Acredito que ser uma profissional melhor é consequência de estar bem. Com a cabeça equilibrada, consigo me dedicar muito mais às necessidades profissionais do dia a dia. Acordo cinco vezes por semana às 6h para fazer meus exercícios físicos e meditar. É o momento que me dedico a mim mesma. Quando começo o meu dia de trabalho estou com as energias recarregadas e pronta para encarar os desafios. Penso que só conseguimos fazer o bem quando estamos bem, então ter válvulas de escape e oportunidades de me conectar comigo mesma é fundamental para que eu consiga cuidar das pessoas que me rodeiam, sejam elas meu time ou o restante da empresa.